Membros Participantes

Cadastre seu e-mail para receber novidades

quarta-feira, outubro 30, 2013

8

10m FM: O Classe "B" e "C" - pode ou não pode ?

Segundo o Anexo da Resolução N°452 de 11 Dez 2006, atualmente em vigor para o Serviço de Radioamadorismo no Brasil, em seu Artigo N°6, fica evidente de que este tipo de operação: 
não pode !

O que pode sujeitar os infratores às penalidades previstas, a saber:
* Advertência escrita, Suspensão e Cassação da Licença de Funcionamento.
  ( nesta ordem, para a "sorte" de alguns "insistentes"... )

E aqui se inclui aquela "clássica desculpa" de "efetuar testes" - pois operar fora de faixa ou modalidade permitidas não é coisa de gente honesta, ou de radioamador de verdade que prestando os respectivos exames, está com isto ciente das limitações impostas pela Classe que ele mesmo elegeu "ser" !

O que nos leva a outra questão: Não basta apenas "parecer" radioamador !

Já a comunicação "de e com" Estações não-autorizadas ( clandestinos ou "piratas" ) é ainda pior, pois poderá ser enquadrado na Lei Geral de Telecomunicações ( ou LGT ), cuja Lei é a de N°9.472 de 16 Jul 1997 - a qual prevê multas de R$10.000 ( dez mil reais ) e/ou Reclusão de até 2 (dois) anos, pois é caracterizado crime, além de ser enquadrado também  na recente Resolução N°596 de 06 Ago 2012.
Se o radioamador legalmente habilitado estiver envolvido, este poderá ter sua licença de funcionamento cassada além de também responder criminalmente pelo ato.

Portanto - Não vale a pena ser "ilegal" ( e criminoso ! )
Tudo isto, por causa de um "mísero" exame de CW ( para a Classe "B" ) ?
Um Exame simples de Radioeletricidade ( 20 questões para a Classe "A" ) ?
E depois 1 ano de interregno ( na Classe "B" ) ?
( Pois 10m/FM é permitido somente para a Classe "A" ! ) 

Anexo da Resolução N°452 de 11 Dez 2006
Capítulo III - das Condições Específicas de Uso
Artigo N°6 - Item I ( Parágrafo Único )
"O uso da faixa de radiofrequências de 29300 kHz a 29510 kHz por estações operadas por Radioamadores Classes "B" e "C", deve se restringir à retransmissão de sinais oriundos de satélite" ( o sublinhado é nosso )

E como não há atualmente nenhum satélite de radioamadores operacional que retransmita ( ou seja que transmita o sinal de outra faixa para a Faixa de 10m em FM, através de um equipamento chamado de "transponder") fica evidente que qualquer comunicação "direta" em FM, a saber em "Simplex" na Faixa de 10m ( se bem que o Simplex em HF seja algo um pouco digamos "incoerente"... ) não é permitida para os radioamadores das Classes "B" e "C" !

Alias, nunca foi permitida em tempo algum, qualquer "comunicação nem direta" "nem via repetidoras" na Faixa de 10m em FM, para nenhuma destas duas Classes

E observem atentamente de que a Tabela I, no mesmo Anexo da Resolução N°452 ( em seu Artigo N°6 ) que especifica de 28000 kHz a 29700 kHz, de "uso" pela Classe "C", vai explicitar uma exceção em seu Parágrafo Único ( citada acima )

Esta é uma delas, a outra exceção é o limite de potência para a Classe "B" na Faixa de 10m, que é limitada a 100W RMS  ( Anexo da Resolução N°452,  Artigo N°7 - Item II ).

Portanto: Usar 1 kw na Faixa de 10m, é prerrogativa exclusiva de Classe "A" !

Ainda Duvidando ?
Clique aqui ( EXE: 770 kB ), para "baixar" em arquivo  auto-descompactante, com as três Resoluções principais: N°449 e N°452 de 11 Dez 2006 e a Resolução N°596 de 06 Ago 2012 ( que é mais recente ) da ANATEL, e que são as regulamentadoras do Serviço de Radioamadorismo. Além da LGT ( também inclusa ) e outras ( que não estão inclusas, no arquivo acima ).

E tire as suas dúvidas, porque ninguém poderá alegar depois o "desconhecimento da Lei". E este é o motivo principal de se exigir Exames de Legislação para todos os "candidatos" ao Serviço de Radioamadorismo ... Meus amigo(a)s !

Ser ilegal não é "bonitinho":
Pois Radioamadores de Verdade sabem seus limites e obedecem à(s) Lei(s) !
((•)) Ouça este post

8 comentários:

CarlosEduardo.QC disse...

Fico feliz ao ler artigos como este.
Fico feliz ao encontrar pessoas dignas de possuírem um COER, conhecedoras das legislações e, portanto, aptas a darem orientações aos espertinhos.
Digo espertinhos porque não são desavisados. E isto basta.
Está na hora de fazermos a nossa parte, já que a ANATEL está fazendo a parte dela.
Entro nesta luta oficialmente hoje, nomeado aqui na LABRE/RJ.
Mas quero tornar pública a luta que também inicio a favor da Faixa do Cidadão, que nunca teve sua entidade nacional, e pela qual sou fascinado.
Lutarei por ela também. Esperem pelo CONAF.
Parabéns, André.
Carlos Eduardo Queiroz
PX1K9000
PU1-UYD

Anônimo disse...

Por isso gosto do bom e velho AM.
Só falta agora criarem uma lei proibindo ele... kkk.

Anônimo disse...

Alguém pode apontar pra mim onde diz que radioamador classe C não pode operar em FM de 29.510 a 29.700khz? Está claro que radioamador classe C não pode transmitir para SATÉLITES de 29.300 até 29.510khz. Juro que não achei a proibição do FM simplex para o classe C. Gostaria que me apontassem onde está a proibição de FM para a classe C em 10 metros. Ou tô ficando cego, ou é permitido. E de 28.900 até 29.300khz diz "Modos experimentais e... ... não citados nessa faixa, desde que não prejudiquem". Por favor, vamos reler a lei toda? Eu farei isso, quem quiser me ajudar e apontar diretamente a proibição de FM para classe C que me faça essa gentileza.

Google disse...

CLASSE C NÃO PODE MAIS OPERAR EM 40 METROS É ISTO E NEM 10 METROS EU LI MAIS PRA MIM EU ENTENDI ISTO É ASSIM
SIM OU NÃO FOI PROIBIDO ME RESPONDA
OBRIGADO DESDE JÁ;;;;

Google disse...

esclarece que ... são limitação de faixa Classe C: 7000 a 7040 kHz
Classe B: 7000 a 7300 kHz
Classe A: 7000 a 7300 kHz é isto mesmo me faça uma explicação poque fazer um investimento de radio caro né mole não uma pessoa faz um investimento de 5000$reais e 16.000$ não vai poder usar as outras faixa é voltar a ditadura.... eu não consegui entender essa..

PP5VX disse...

basta ler o texto - o FM em 10m só é permitido para sinais de satélite( ou seja para "Cross-Band" para ser mais exato ) e como não há NENHUM satélite em atividade na Faixa de 10m, o FM não pode ser efetuado pelas duas Classes referidas. Ser "espertinho" é fazer exames de Promoção de Classe, em vez de se aproveitar da inocência dos amigos ou usando de "falcatruas" para "interpretar" as limitações da sua Classe ! Não é "burlando as regras" que alguém poderá se sentir Radioamador - pois existe muita diferença entre SER e apenas PARECER ! A Resolução é "claríssima", não deixa dúvidas, exceto para alguns que insistem na "esperteza"...

73 PP5VX (Bone)

André Luiz disse...

Obrigado Bone.

Cláudio Guolo disse...

Onde exatamente diz que classe C não pode operar de 29.510 a 29.700? não achei isso na 452.

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Photobucket

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS