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segunda-feira, julho 09, 2012

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A nova moda...? Não é moda, é necessidade!


A moda agora é comprar rádio nos Estados Unidos e fazer upgrade?
Não é moda, os equipamentos muitas das vezes já saem de fábrica com espúrios, com defeitos, fora de frequência, com mau funcionamento, e faz-se necessário o reparo para que seu transceptor possa trabalhar de forma correta.

Quando comprei meu Superstar 158EDX, este da capa do Blog, comprei porque acho bonito, nada mais. No entanto, no carro não presta, a iluminação é forte demais, e além do rádio nem de longe poder ser homologado, tem uma cacetada de problemas com aterramento.


A placa é basicamente a mesma do VR158EGL-DX, alguns componentes do 158 VR são melhores e proporcionam melhor rendimento, mas panoramicamente é a mesma coisa.
O acabamento do dissipador de calor no SS é mais bem elaborado, a tomada de energia é exagerada, porque o equipamento não consome para tal, e a cor dos leds no painel - frequencímetro + S-meter são um diferencial, azuis. O PTT não é legal, inclusive já comentei que não gosto da qualidade da cápsula deste microfone - SRA158 (É utilizado também  no VOYAGER VR9000MK2) .
Outro ponto negativo deste rádio é a câmara de eco, não que ela seja ruim, pelo contrário, é ótima para ser utilizada em função fixa, como no Alan 8001, para dar um brilho à modulação, mas não, colocaram uma placa ruim para repetição na função de repetir; até melhoraram a placa em 2016, mas continua estranha. Os antigos VR9000 também possuem eco analógico, não são ruins, mas se comparados aos atuais, digitais, os novos são infinitamente melhores para a função repetição.

Outro ponto extremamente negativo é a filtragem deste rádio, ruidoso que dói. Claro que foi tudo trocado... mesmo assim, a filtragem da carcaça decepcionou, nenhum capacitor...

Para quem gosta de modulação parruda, o Powermod resolve os problemas desse equipamento. São substituídos componentes que aumentam a durabilidade e melhoram a robustez. Portanto, o serviço de Powermod atende quem gosta do rádio original, atende quem gosta do rádio escancarado, e não tem problema algum em trabalhar com regime de potência elevado, pois as peças originais são retiradas e instaladas peças redimensionadas, justamente para atender a demanda de potência, principalmente se o serviço for acompanhado do TopGun Modulator PXJF.


Rádios antigos podem ser submetidos a substituição do circuito completo de saída para Mosfet, mas você tem a opção de manter seu rádio com o PA (saída de potência) original e extrair dele o máximo de desempenho. Desta forma, totalmente alinhado, você gasta menos dinheiro e consegue ter sucesso nas modificações que são aplicadas em seu rádio.

Caso tenha interesse em fazer Powermod em seu transceptor, tenha em mente que estará investindo para melhor utilizar o equipamento, e vai aumentar desde a potência, até a vida útil do produto. Ao contrário do que muitos curiosos dizem por ai.
Entre em contato pelo Whatsapp 032 9-9149 9828

Telefone para contato:
032 3082-8665
e-mail para contato:
pxjf@hotmail.com.br
((•)) Ouça este post

4 comentários:

Anônimo disse...

e são caros esses rádios viu

Pé de cana
RJ

Carlos Rodrigo disse...

Assino embaixo ao post do André. Os radios que são feitos upgrades são, de longe, os melhores em transmissão e recepção. Onde estão, comandam a rodada e chegam mesmo! Moro no interior de SP e chego estourando em Porto Velho-RO, Rio Branco-AC, Manaus-AM e cidades do nordeste. E isso com um Emperor TS5010.

Rodrigo - Ganso - PX2 Z 2482

falco disse...

Estou querendo comprar um PX pra por no carro, mas nunca tive experiencia com esse tipo de equipamento. Alguém recomenda algum modelo bom de verdade. Abraço e parabéns pelo Blog.

Anônimo disse...

Sou apaixonado nos produtos RFLimited. Pena que não chegam no Brasil.

Luciano Niteroi RJ

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


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