Seguidores

domingo, abril 23, 2023

Propagação de ondas ionosféricas

A propagação de ondas ionosféricas de rádio é um fenômeno que ocorre devido às propriedades da ionosfera, uma camada da atmosfera terrestre localizada entre 60 e 1000 km de altitude. Essa camada é composta principalmente por gases ionizados, que são capazes de refletir as ondas de rádio em direções diferentes.

Quando uma onda de rádio é transmitida em direção à ionosfera, ela pode ser refletida por essa camada de gases ionizados de volta à Terra, permitindo a comunicação em longas distâncias. Esse fenômeno é conhecido como reflexão ionosférica.

A reflexão ionosférica ocorre quando a onda de rádio atinge a ionosfera em um ângulo específico, conhecido como ângulo crítico, que depende da frequência da onda de rádio e da densidade e composição dos gases ionizados na ionosfera. Quando a onda de rádio atinge a ionosfera abaixo do ângulo crítico, ela passa pela camada e continua em direção ao espaço. Por outro lado, quando a onda atinge a ionosfera acima do ângulo crítico, ela é refletida de volta à Terra.

Além da reflexão ionosférica, existem outros fenômenos que podem afetar a propagação de ondas de rádio na ionosfera, como a absorção ionosférica, a difração e a dispersão. Esses fenômenos podem ser influenciados por diversos fatores, como a hora do dia, a estação do ano, a atividade solar e a localização geográfica.

Em resumo, a propagação de ondas ionosféricas de rádio ocorre devido à capacidade da ionosfera de refletir as ondas de rádio em direções diferentes, permitindo a comunicação em longas distâncias. Esse fenômeno é influenciado por diversos fatores e pode ser estudado através de técnicas como a radioastronomia e a radiocomunicação.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.