Seguidores

quarta-feira, janeiro 01, 2020

Sobre Hannover BR9000 e Aquário RP80

A primeira vez que escutei um colega falar ao rádio usando um transceptor digital - Hannover BR9000, foi num QSO com dois colegas, um deles estava em Petrópolis RJ e o outro, meu amigo Benjamim PY4ASA, estava aqui em Juiz de Fora, e foi um momento marcante, porque escutava o Benjamim como se ele estivesse pessoalmente, nítido, não estou falando de potência, enquanto escutava o amigo de Petrópolis com a transmissão estreita, típica daqueles parcos 1.4k de largura de banda dos equipamentos da Voyager... além das corridas de frequência. E não é por conta da distância, moro alto, o petropolitano chegava com sinal de 10 dB, e minha observação é sobre a característica observada.


Poucos dias depois meu amigo Jadyr Daibert - Estação Lelé da Cuca adquiriu um equipamento igual ao do Benjamim, e fui lá no trabalho dele pedir o equipamento emprestado, queria ver de perto e nos instrumentos se o rádio era tudo aquilo mesmo que escutei (qualidade), porque escutando a transmissão desse equipamento, se mostrava ser muito mais do que estamos acostumados, e honestamente, me surpreendi. No primeiro momento não agradei muito dos recursos, porque o versão 3 do Hannover não tem controle de ganho de microfone, igual no VR9000MK2, e eu acredito que essa função seja primordial em qualquer equipamento, mas ele transmite com 1.7k da fábrica, o que já denota melhor qualidade para um transceptor digital se comparado a qualquer analógico existente, os rádios analógicos dificilmente passam de 1.4k. Notei inclusive que assim como funciona nos analógicos, havia possibilidade de trabalhar essa largura de banda, experimentar a casa dos 3 ou 4k, que representa superioridade de qualidade de transmissão, inclusive esse "recurso" de largura de banda só é possível em transceptores top de linha, como se apresentam em alguns modelos com instrumento SDR direto no painel frontal com visor de LCD.


Na mesma época surgiu o Aquário RP80, modelo um pouco inferior em funções e estrutura se comparado ao concorrente, mas as versões posteriores, uma delas inclusive com cápsula de eletreto é muito boa, compensou a primeira versão que é realmente um dos maiores tiros no pé que a Aquário já deu. Fato é que o Hannover já estava na versão 5, com o modelo atualizado, com os controles e ajustes que faltavam, e o concorrente RP80 estava ainda a um ou dois passos atrás. É claro que o Hannover disparou na frente! 
Mas sejamos justos, esse modelo com eletreto da Aquário já tem 2k de largura de banda de fábrica, e isso é ótimo!
Comento isso porque essa estrutura que utiliza microfone de eletreto é uma estrutura engessada da mesma forma que o novo Aquário RP80 Black. (são circuitos distintos) Traduzindo a informação, é que o circuito elétrico do transceptor novo - Black, se assemelha a um circuito de telefone celular, isto é, ou agrada ou não agrada, e como se trata de um produto novo, ainda não houve tempo para desenvolver alguma melhoria no circuito, mas isso vai acontecer, é inevitável, porque o áudio do novo Black é baixo, assim como todos os equipamentos origjnais lançados pela marca.


Mais à frente, logo na chegada do Versão 6 do Hannover, a Aquário comercializava a versão do RP80 com eletreto e o novo RP90 - as últimas versõesdo RP90 queimaram o filme do modelo, e a aposta da Aquário era esse novo modelo de RP90, mas com a queda nas vendas  no mercado e a quantidade de garantias e devoluções, a empresa dá um salto e coloca no mercado o novo Aquário RP80 (que todo mundo chama de V12 mas que na verdade é V6), todo repaginado eletronicamente, e entra no mercado o Aquário RP80 utilizando a mesma placa do Hannover V6, só que com um adesivo tosco escrito em cima da Versão 6, como sendo Versão 12,
Infelizmente com a saída do Hannover do mercado - A empresa desiste de comercializar o modelo em 2016 por razões particulares, a Aquário, então, fica sozinha no páreo, mas ao menos com um transceptor decente, porque o novo RP80 é ótimo.
O modelo Aquário RP80 Black é versão 14, não é tão flexivel quanto a Versão 6. Mais adiante vou produzir uma postagem a respeito do mesmo.


Comentei a história no início desse texto que escutei a modulação do amigo Benjamim e esqueci de mencionar que tive experiência de escuta também no dia de campo de 11 metros, e foi possível perceber o potencial desse equipamento digital, o V6, e que modulação boa tem esse Hannover BR9000! 

O que quero dizer com tudo isso é que eu uso esse equipamento, minha visão é pragmática, e enquanto técnico, busco instrumentos capazes de mostrar o que necessito para extrair do equipamento aquilo que ele pode me oferecer sem danificar sua estrutura. É necessário sensibilidade e muito investimento, além de visão desapaixonada, porque não se trata de uma torcida sobre um produto, não é fé, se trata de conhecer a estrutura física e a partir disso verificar se é possível melhorá-la, oferecer um bom serviço, alguma personalização que tenha  aver com a identidade de cada usuário. Cada pessoa gosta de uma coisa diferente, um beep, um tipo de eco, largura de banda, etc...

Hoje você não encontra no mercado um  rádio novo original Hannover BR9000, mas encontra novo o Aquário RP80 V6, que posso assegurar até esse dia de hoje, 21/08/2022, é a mesma placa do Hannover, só que com o processador da Aquário, processador dedicado, muito interessante essa identidade que a Aquário adota, e ficou muito bom!

Se quiser preparar seu equipamento, conte comigo. Assista o vídeo abaixo e veja como fica bom esse rádio trabalhado.




PXJF, ajudando você chegar em todos os cantos do Brasil
WhatsApp (032) 9-9111-2827

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.