Seguidores

terça-feira, julho 16, 2019

O clima como variável dependente de boa transmissão

Com a propagação fechada não adianta utilizar potência alta, tampouco antenas com ganhos extra ou  mesmo amplificadores de radiofrequência, basta utilizar um bom rádio, entenda um bom rádio com até 50/80 watts, e priorizando sempre a recepção. Ganha quem tem a melhor localização e equipamento com melhor demodulação, porque se a propagação está fechada, o máximo que vai conseguir fazer é contatos locais, próximos ou ficar escutando QRM (chieira). Entenda como "a coisa" funciona mesmo com a propagação fechada.

Existem situações curiosas, como exemplo a rigidez dielétrica do ar...

Fazendo uma analogia... quando você vê o funcionário de uma concessionária de energia fazendo uma intervenção em um poste de distribuição de energia elétrica, comece a reparar que todo o vestuário do técnico está "sob" uma norma de segurança. Alicates, luvas, a própria bota entre outros materiais de trabalho obrigatório estão "sob uma perspectiva de segurança, existe uma normatização", neste caso a NR 6, mas gostaria que por agora você não desse atenção a isso, e sim ao isolante, ou usando o termo técnico, o "dielétrico". O material  de trabalho (alicates, luvas, a própria roupa, etc...) utilizado nesses serviços tem um material que é isolante, mas saiba que esse isolante tem um limite de isolação. Vamos usar um alicate universal como exemplo, alguns têm isolante dielétrico de até 1000 volts, se você utilizá-lo em tensões acima de 1000 volts (claro que tem um percentual de segurança), se você submeter esse alicate a tensões acima de 1000 volts, o que era para ser isolante pode se ionizar e tornar-se um condutor, e o usuário do alicate leva/recebe a descarga elétrica, e isso vale para qualquer isolante, que agora chamaremos não de isolante, mas de dielétrico. Em quase tudo existe uma "rigidez dielétrica", que é aquele limite de isolação, neste caso é de 1000 volts. Mas o que isso tem a ver com o ar? com rádio?
Tudo!
O ar também possui rigidez dielétrica, nunca ouviu falar que a umidade conduz energia?
É o responsável pelo fenômeno das descargas elétricas!


  • Aqui temos a primeira variável
Quando o clima está muito seco é sinal de que a rigidez dielétrica do ar possivelmente está alta (significa que o ar está em menor condutividade elétrica), e o ar não é capaz de conduzir tanta energia. Quando perceber que o clima está dessa forma, chame-o de clima desfavorável, porque não é o clima ideal para se tentar contatos "a partir da sua região". Quando falo em clima seco, não estou falando do clima que você percebe aqui no chão, é uma percepção mais aérea, e dessa forma, os contatos em 27MHz se dão com facilidade somente em âmbito local e no modo ponta a ponta; o PX  é normalmente o mais utilizado, a QRM fica baixa e a QRN fica altíssima, é muito ruído elétrico.
Perceba, "é um fenômeno local", porque você pode estar nessas condições de baixa rigidez dielétrica e ao mesmo tempo estar escutando Estações de outros Estados ou países. A condição "do outro Estado só define o quão longe o sinal do outro Estado é capaz de chegar, e nunca o contrário.
  • Segunda variável
Quando o ar está úmido, lembre-se das tempestades que estão se aproximando; é o melhor momento para fazer contatos a longa distância e para ser escutado, porque todas as Estações de fora chegam muito fortes, chegam final de escala no seu s-meter, e ao mesmo tempo seu sinal pode alcançar muitos locais a fora em nosso planeta. A umidade do ar estando alta, a rigidez dielétrica está baixa, o ar está conduzindo mais eletricidade, mais sinal e é por isso que sua Estação vai conseguir contatos com tantas outras pelo mundo afora em momentos com essa característica. Se atente para os riscos de descargas atmosféricas - raios - porque neste caso, também é o momento ideal para essas descargas, e sua antena pode virar para-raios. Nessa situação é um olho no rádio e um olho no céu.
Algo a se observar também é a capacidade de seu sinal chegar muito longe e ao mesmo tempo não ser possível escutar Estações cujos locais estão em condição de alta rigidez dielétrica. Perceba que essa segunda situação é diretamente oposta à primeira variável.
  • Terceira variável
Sua Estação capta outras Estações mundo afora mas você não consegue falar com nenhuma. Entenda que é possível que na sua região a umidade esteja realmente favorável (baixa rigidez dielétrica do ar), tanto que na sua Estação é possível captar outras Estações, caso contrário não captaria, como na primeira variável, só que nessa variável o tempo está relativamente bom para rádio só na sua região, mas lembre-se da segunda variável, em outros Estados e em algumas Cidades podem estar havendo aproximação de tempestades, acúmulo de umidade no ar, baixíssima rigidez dielétrica, e quem transmite em locais com condições climáticas desse tipo, têm a vantagem de chegar para tudo quanto é lugar, diferente de sua Estação que de repente pode estar sob essa perspectiva. Da mesma forma a sua Estação, de acordo com a segunda variável, estará chegando para diversas partes do Globo e não terá condições de escutar todos que chamam, porque em cada ponto do planeta, cada Estação está submetida à condições climáticas locais, as vezes numa situação favorável, são as Estações que logram sucesso nas comunicações, e as vezes numa situação desfavorável, como pode ser a sua condição neste momento, de Estações que não são escutadas.
Nessa variável, quem tem rádio mais potente e antena de melhor qualidade sobrepõe outras Estações.
  • Quarta variável
O clima está bom, Sol, tem boa umidade (baixa rigidez dielétrica) e você consegue inúmeros contatos DX. A rigidez dielétrica do ar está numa condição favorável, clima ameno, para se utilizar o rádio está equilibrado, mas ainda assim, sua Estação pode estar transmitindo para o mundo e não estar conseguindo escutar todo esse mundo - lembre-se das condições locais de quem está do outro lado.
  • Quinta variável (a que eu mais gosto)
Independente do clima durante o dia, a noite têm serração baixa, neblina, muita umidade, e mesmo que não haja propagação, esse acúmulo de umidade faz com  que seu sinal transmitido seja escutado na zona de silêncio por distâncias exageradas, e se o clima estiver da mesma forma, por exemplo a 200 quilômetros, é possível também escutar Estações a essa distância e manter diálogo. Neste caso, o sinal é sempre 0 a no máximo 3dB, e o que manda é o áudio, potência ajuda mas é secundário ao áudio, ... precisa de áudio muito potente. Em experiência de dia de campo, já escutei e me comuniquei com Estações a 580 quilômetros de distância, mas o pré-requisito para se obter sucesso com essa experiência é:
Não ter propagação ionosférica, a antena deve estar em local aberto e muito alto, porque esse "ponta a ponta" se aproveita da umidade do ar, isto é, se aproveita da baixa rigidez dielétrica. Esse é um dos motivos de se incentivar acampamentos (dia de campo), justamente por conta das experiências em campo simulando situações de emergência de telecomunicações. O que para você pode parecer diversão, para nós é experimentação em casos de calamidade pública. Mas não deixa de ser uma experiência deliciosa, e que exige equipamentos com recepção apurada e potência bacana. Nesse caso, qualquer antena atende, desde maria-mole até as antenas de fio, como dipolos. Já participei de comunicados utilizando SM100 da Voyager, uma antena pequena, simples, que funcionou  em contatos de até 80 km no modo SSB, com sinais de até 3dB. Isso não quer dizer que sua 5/8 não irá funcionar, pelo contrário, funciona, só que não vai se comportar melhor que uma antena de fio feita na hora, entendeu?

Que tal um dia de campo de 11 metros?
Deixe a sua opinião no Whatsapp  032991112827

Entre para o grupo do dia de campo de 11 metros, a gente sempre agita alguma coisa, de repente você participa do próximo. Envie sua mensagem no WhatsApp e solicite ingresso, é 100% gratuito.
Compartilhe essa postagem.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.