Seguidores

quinta-feira, outubro 13, 2011

Tempestade solar pode afetar a Terra em 2013

Onda emitida pelo Sol pode causar destruição em massa de equipamentos eletrônicos - e levar a um caos tecnológico. É bom ficar esperto.

Tudo o que usa circuitos elétricos, de carros a computadores, queima no ato. Celulares e satélites pifam, os meios de transporte param (centrais eletrônicas), a rede de energia dá curto-circuito e logo começa a faltar água e comida. Esse cenário "apocalíptico" pode acontecer - e causado pelo Sol. Segundo cientistas da Nasa e de outras instituições, que recentemente se reuniram em Washington para debater a questão, em 2013 o astro vai entrar num ciclo de alta atividade, o que aumenta a probabilidade de erupções solares. Essas erupções liberam muita energia. E, quando essa energia chega à Terra, provoca uma tempestade eletromagnética - que literalmente frita tudo o que tiver um circuito elétrico dentro. Seria um verdadeiro Dia do Juízo Final para os equipamentos eletrônicos. Os cientistas não sabem exatamente quando essa tempestade virá, ou qual sua força. Mas dizem que há motivo para preocupação.

"O Sol está despertando de um sono profundo. E nossa sociedade é muito vulnerável a tempestades solares", diz o físico Richard Fisher, da Nasa. Elas já aconteceram antes. Em 1859, uma tempestade do tipo queimou as linhas de telégrafo na Europa e nos EUA. Hoje, o efeito seria muito pior. Um relatório assinado por cientistas de 17 universidades diz que a humanidade levaria até 10 anos para se recuperar de um grande evento do tipo. A solução é desligar tudo o que for elétrico antes da tempestade. Os EUA têm um satélite capaz de detectar a onda com um dia de antecedência - em tese, tempo suficiente para que as redes de energia do mundo sejam desconectadas.
O problema então são os satélites, pois não há como retirá-los de órbita, e compreendendo a gravidade da coisa, é bom não comprar o tão sonhado GPS por agora, pois não haverá satélite.
No que tange ao radioamadorismo, creio que vale a pena ficar antenado nos noticiários, ou mesmo em canais de TV ligados à ciência, desta forma você terá tempo suficiente para desligar toda a estação.

O que me deixou curioso, na verdade, é que esta época não é farta em propagação, e a impressão que tenho é que está acontecendo realmente algo muito sério, pois há propagação quase que 24 hs.
Fique ligado!

(Ao postar, dê 2 cliques)


3 comentários:

Falco disse...

Será que se eu colocar o rádio numa caixa metálica ou embalagem plástica vedada e enterrar no solo a uns 50cm de profundidade evita de queimar??? Se tiver tempestade solar e eu estiver numa gruta, tipo lá no Parque de Ibitipoca (Lima Duarte/MG), ficaria protegido meus equipos?? To viajando na maionese, mas...

André Luiz disse...

Astrônomos mostram que o máximo pico das tempestades do Sol acontecerá em 2013, o que irá provocar danos devastadores sobre a tecnologia humana.



Quem alerta é o secretário-assistente da National Oceanic and Atmospheric Administration. Segundo ele, irão acontecer grandes problemas em algumas estruturas terrestres como os satélites de telecomunicações e de envio específico de sinais, sistemas de navegação de internet e até em transmissões elétricas. Estas tempestades liberam grande quantidade de partículas que desativam até mesmo circuitos frágeis de computador.

Segundo os dados, esta tempestade jamais foi vista, sendo considerada a pior que será registrada, enviando para a Terra uma torrente gigante de explosão de plasma solar. Uma ex-astronauta da NASA, Dr. Sullivan, declarou que não é uma questão de “se”, mas quando tal evento aconteceria, pois é certo que tal fato algum dia chegaria a nos atingir.

As partículas carregadas que chegarão a Terra, poderão causar bilhões, talvez trilhões de reais em prejuízos para equipamentos elétricos, domésticos e industriais em todo o mundo. A Associação Americana para o Avanço da Ciência alerta que, se a tempestade solar atingir o pico máximo que espera os astrônomos, poderemos ficar semanas ou até meses sem energia elétrica em boa parte do planeta, ou em todo ele.

O mundo teve uma pequena demonstração do poder de nossa estrela em Fevereiro, quando uma grade torrente de plasma com partículas ativas foram enviadas ao planeta a uma velocidade média de 580 quilômetros por segundo, causando interrupções de rádio em várias partes do mundo.

Cada explosão solar libera grandes quantidades de raios-X e ultravioletas que chegam a Terra em poucos minutos, primeiramente interrompendo comunicações via rádio. Após 20 minutos, são liberadas rajadas com partículas bastante energéticas, danificando os satélites. Em aproximadamente 15 ou 30 minutos poderá ocorrer a “super explosão”, colidindo com o campo magnético da Terra.

Apesar da gravidade, estes eventos não são tão raros. Em 1859 foi registrado pela primeira vez uma explosão solar desde tipo, pelo cientista Richard Carrington. A NASA informou que em 1972 uma explosão solar causou a queda nas comunicações telefônicas no centro-oeste de Illinoius, nos EUA.

Fonte:
http://www.jornalciencia.com/universo/via-lactea/734-cientistas-alertam-tempestades-solares-irao-causar-caos-na-terra-em-2013

_________________

Assista o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=7YtBHngv0m4

Agora, se vai acreditar ou não, não é problema meu.
Abs!

Anônimo disse...

Bom dia! Realmente esta acontecendo algo estranho, ontem 24/10/2012 por volta das 23hs em E/USB dig.18 escutei um chamado de 2ª são Paulo sendo que estou na cidade de Barra Mansa a 150Km da capital Rj. no início eu não acreditei mais logo escutei mais amigo px chamando da 2ª região e como que se não bastasse outro macanudo pediu oportunidade de campos dos goytacazes tambem do Rj. achei incrivel esses contatos e fiquei pensando se teria algo relacionado as tempestades solar intensa que estão acontecendo.
73/51

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.