Seguidores

segunda-feira, julho 11, 2011

A saída do seu rádio queimou? Entenda as possíveis causas




Vamos abordar este tema de forma sucinta, pois é de suma importância.
Seu rádio queimou a saída e não tem aparentemente nada de errado, nem com ele (o rádio) nem com a Estação?
Pode ser o conector da antena. Isso mesmo!
Sabe aquele buraquinho (fêmea) onde o conector da antena entra (macho) no rádio e depois você atarracha a parte externa?
Justamente aquele conector, o fêmea, que vem na carcaça do rádio, pode estar com uma pequena folga, suficiente para queimar a saída de seu rádio, principalmente se você tem por hábito conectar e desconectar sempre após o uso. Tanto os rádios antigos quanto os novos sofrem com isso, e além do desgaste natural pelo uso,  o material original de fábrica está com a qualidade cada dia pior.

Outra coisa é a fonte com voltagem acima dos 13,8 v ou abaixo dos 12 v. Acima da voltagem força muito e queima, então cuidado para não ligar direto em 24 v.
Não posso esquecer dos fatores externos.
Quando falamos em abrir potência, o leigo pensa logo que é abrir os trimpots e está resolvido; trimpots são ajustes finos que são utilizados no final de um percurso para que o sistema tenha uma média aproximada, ou seja, se o ajuste final deve ser equacionado em 8v, o trimpot assegura esses 8v porque os resistores e diodos não são tão precisos e não oferecem essa "medida", ou diria, quantificação.

Você sabía que aquele mesmo trimpot que "ajusta" os picos máximos de SSB (limitador de áudio) serve como proteção contra ROE alta e evita modulação negativa?
Note que quando o trimpot está atuando, a potência do rádio é bem alta apenas onde a ROE é baixa (em SSB), nos canais onde a ROE sobe, "proporcionalmente" o "limitador" atua de acordo com a reflexão da estacionária. Isto mesmo, faça o teste agora!
Já em amplitude modulada (AM) ele protege contra modulação negativa, que é o principal causador de TVi e queima de saída. Uma hora dessas eu explico o funcionamento dessa tal portadora.
Aliado a isso, os Rádios PX, ou Citizen Band, possuem um diodo zenner em paralelo na saída do rádio, este fecha ou diminui a voltagem do coletor ou gate a medida que a temperatura do transistor sobe, deixando-o transmitir 100% apenas quando está em temperatura adequada, ou seja, baixa.
Isso responde porque seu rádio novo vai perdendo potência a medida que esquenta?
Amigo, não palite seu rádio. Estas peças estão ali com uma finalidade, deixe-as trabalhar.
73s

27 comentários:

Unknown disse...

O que tinha no carro do meu pai queimou a saída, como ele não tem garagem o carro fica na rua. Ele desconecta toda noite e coloca no outro dia, será que isso foi a causa para queimar a saída do rádio?

André Luiz disse...

Existe um conector que vai atrás do rádio, se ele ficou frouxo, ja era

Unknown disse...

Rapaiz meu vizinho instala son pedi se ele sabia instala o px falo que sabia e o cara me liga un cobra 148gtl en 24v rapais saio uma fumaça já pidi pra ele se ele tinha ligado en 12v ele puxo um fio direto da caixa de fusível 24v😠 FDP entao ru mesmo liguei em 12v liga normal só não sai nada de son oque pode ter acontecido????

André Luiz disse...

ligou com o dobro da voltagem, vai precisar trocar regulador de voltagem, PLL, saída, ta f_dido.

Unknown disse...

Meu cobra 148 gtl Malásia acho que entrou em curto a entrada de alimentação pois quando ligo ele na fonte ela desliga eo rádio não funciona que solução devo tomar

André Luiz disse...

Anderson, se o fusível queima é porque o rádio está em curto, queimou.
Pode ser um monte de coisas... precisa de um técnico.

Unknown disse...

Liguei meu px numa fonte 8.5v e não funciou só piscou o visor tender ligar no carro não ligo

Unknown disse...

Comprei a pouco tempo um Voyager 148 Gtl EFX escuto todos falando normal, más quando eu falo não conseguem copiar pq sai muito baixo. Oq pode ser???? Sera q a fonte é muito fraca?

Unknown disse...

o meu radio em alguns canais ele fica com volume alto já a em outros fica bem baixo. o que pode estaacontecendo?

Unknown disse...

Tenho um px 19dxii ele esta dando continuidade na saida da antena e não chia que pode ser? E oq trocar?

Unknown disse...

André meu vr 9000 quando transmito muito com ele e ele esquenta para de transmitir e na medida que vai esfriando volta ao normal. Seria isso alguma proteção do radio.

Anônimo disse...

Olá tenho um rádio Sony, antigo,na fm só funciona 1 lado, no cabo de fone, mandando do celular para o rádio funciona normal o que pode ser? Sony cfd 757s

Unknown disse...

Como recuperar o áudio do cobrinha 19dx tá sem saída e sem entrada

Unknown disse...

Eu queria qui alguem me ajudasem me medilani so manda mas nao copia oque e sera alguem pode me ajudar

Unknown disse...

Quero saber usar o teste para consertar rádio

Unknown disse...

Tenho um dvd positron e queimei 2 saidas de audio nele quando coloquei um sub direto, queria saber se ele tem alguma proteção que possa ser trocada nessas saidas.

Unknown disse...

Boa tarde! Liguei meu cobra 25 lx que estava parado a algum tempo, queimou o fusível e ficou cheirando queimado,eu tirei o radio funcionando e depois de 4 meses aconteceu isso! O radio ficou guardado na embalagem original! O que poderia ter ocasionado essa queima!

Jackson disse...

Ola amigos, instalei um dvd no meu carro e funcionou mas quando coloquei no painel nao percebi que o positivo tava mal isolado e relou na carcaça do radio e saiu uma fumaça e dpois nao funcionou mais, oque pode ser?

Jackson disse...

Meu dvd zuou quando colokei no painel, encosto a carcaça num poditivo e fumaceou e dpois nao ligo mais, oque pode ser?

Unknown disse...

Qual É o transistor q substituí os transistores 1969 e 2166

Unknown disse...

Pedi um cara pra ligar meu radio px e ele ligou no 24v mais ele nem deu sinal de nd . oq pode ser ???

Unknown disse...

Eu tenho um som , mas ele é com outro caixa e a saída dele quer vai pro outro parou de pega o que pode ser??

Unknown disse...

Quando a saída do rádio queima ele para de transmitir?

Unknown disse...

Meu tbm ta assim liga normal mas nao chia nao fala nada cobra 148

Unknown disse...

Alguém que possa me responder : em um rádio estereo ,um dos canais de áudio está queimado . Qual procedimento mais lógico para localizar o componente danificado,na ausência do diagrama esquemático?

1 Comparar as tensões e componentes dos dois canais de áudio

2 testar componente por componente da etapa defeituosa

3 medir, com relação ao terra, os valores ôhmicos existentes nos pontos chaves ( pontos de teste) de todo circuito

Unknown disse...

Boa tarde
Como posso regular os tripont do 19ultra 3

Unknown disse...

Boa tarde eu ligo meu cobra 148 gtl no 12v mas ele não liga e não dá sinal algum, oq pode ser????

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.