Membros Participantes

Cadastre seu e-mail para receber novidades

segunda-feira, julho 23, 2012

11

Você conhece o Ricardão?

Sou Ricardo Manoel, PX6A7289 radio-operador em Valença, no Estado da Bahia.
Decidi compartilhar com você a minha história e a minha paixão pelos onze metros.
Clique na foto para ampliá-la
Sou um jovem de 35 anos de idade, portador de uma deficiência física ocasionada por paralisia cerebral.
Desde pequeno sentia uma grande fascinação e amor pelo PX. Quando meu pai, ao chegar do trabalho, ligava o rádio e começava modular; apesar de nessa época eu só corujar, me sentava no colo dele e ficava fascinado com aquela modulação.

Enfim, no dia 7 de Abril de 1995 conquistei o meu primeiro rádio. Foi ai que descobri a verdadeira felicidade, pois antes disso, já tinha tentado praticar esportes, tocar instrumentos musicais, mas não havia encontrado nenhuma atividade na qual eu pudesse me orgulhar por fazer com tanta perfeição, sem contar a alegria e satisfação.
Me sentia muito feliz e realizado a cada QSO, a cada MACANUDO que me contestava, a cada DIPLOMA recebido e a cada oportunidade em mostrar aos meus colegas de sala todas as conquistas que o PX estava me proporcionando.

E até hoje continuo modulando e conquistando muitos AMIGOS em várias regiões do Brasil.
Tenho em minha casa uma pequena coleção composta por 11 rádios, alguns estão com defeito mas os mantenho com muito carinho junto a outros equipamentos.
Alemão, pelo que pude perceber você é técnico em rádios e quero lhe parabenizar pela iniciativa em compartilhar seu conhecimento técnico em seu site, pois foi justamente através de um colega que mesmo sem ter conhecimento de eletrônica, seguiu suas dicas e consertou o próprio rádio em casa mesmo, e o aparelho ficou excelente, e o mesmo me passou as coordenadas do GRUPO INDEPENDENTE DE RÁDIO OPERADORES DE JUIZ DE FORA e eu passei a acompanhar as suas publicações. Foi ai que decidi te escrever pois gostaria muito que você contasse a minha história em seu site, pois além da minha paixão pelos onze metros, tenho também um grande orgulho em ter ajudado a desenvolver os dois veículos que auxiliam minha locomoção, a minha bicicleta e a minha moto, ambas adaptadas com três rodas as quais você encontra fotos no meu blog : ricardomotosom.zip.net
  
Ficarei muito feliz se você publicar uma matéria em seu site contando quanta alegria o PX pode proporcionar a uma pessoa com deficiência, pois quando a propagação abre e a ESTAÇÃO RICARDÃO - assim como sou conhecido - começa a fazer contatos, uma alegria imensa toma conta, me dando aquela sensação deliciosa que só a atenção de um macanudo que está a mais de mil quilômetros de distancia pode proporcionar.
Graças ao PX tenho milhões de motivos para sorrir, e apesar do avanço tecnológico e as opções de contatos oferecidas na Internet, quando o quesito é fazer amigos, na minha opinião, o rádio PX é o mais autêntico veículo, e porque não dizer mágico, pelo fato de depender de um fenômeno atmosférico que permite que as ondas viajem de uma região para outra.
Me coloco a sua disposição e a disposição de todos. Um grande abraço do Ricardão.

RICARDO MANOEL.
                         
                             CONTATOS:                             
(75) 8837-4632     OI
(75) 9994-7252     VIVO 
(75) 8152-5949     CLARO
E-mail
pxricardo@bol.com.br

Vamos enviar e-mails a este grande amigo, incentivando-o sempre.
Alemão PXJF 




((•)) Ouça este post

11 comentários:

Leonardo Ramos disse...

Parabéns Ricardão! A sua história é muito emocionante. Na minha casa ninguém nunca operou rádio, comecei a minha paixão pela caixinha preta quando assisti a primeira exibição da Novela "Pantanal" em 1990. Meu primeiro rádio foi comprado em 1997, um cobra 22 Plus. Abraços pra você e um dia a gente se encontra na QRG. Leonardo Ramos Sorriso/MT, PX9D9653 QRA Pantaneiro.

Anônimo disse...

cara, vc é o máximo! Parabéns! Aqui é o Ítalo de Niteroi RJ

Anônimo disse...

SOU SEU FÃ RICARDÃO!
ADENILSON
BLUMENAU SC

Anônimo disse...

Ricardão, boa tarde!
Fiquei feliz em ler sua história, mas me surgiu uma dúvida.
Você elaborou sua própria moto de 3 rodas, e fez com maestria, mas em relação à habilitação (CNH), como você fez?
Pergunto isso pois você mesmo disse que é portador de uma deficiência. Você possui Carteira Nacional de Habilitação?
Abraço!

Del. Queiroz
Rio de Janeiro RJ

ft707 disse...

Parabens Ricardão você e um grande exemplo de vida...Forte abraço tubarão esperamos que a propagação abra pros lados aqui de Morretes-PR pra trocarmos mais um QSO ... 73/51 de PX5G7476 PU5MPI...

Gelson disse...

Grande Ricardão, já faz um certo tempo que eu li a história dele, mas no último dia dez a propagação nos permitiu um QSO limpo e cristalino.
Pensa num macanudo que da gosto de conversar, exemplo de rádio cidadão.
73s 51 de PX3P5152.

Anônimo disse...

O Ricardo e sua estação Ricardão é uma alegria e exemplo para nós onze-metristas,sobre superação e gosto pela vida. Quem já fez um qso com o Ricardo como eu sabe do que estou falando.Abraço meu irmão Ricardo!!

Bruno
PX2Z2395

Anônimo disse...

joao paulo
Email = joaopauloanajulia@hotmail.com
Message = ricardao,fiquei muito contente em falar com vc no 11m,estaçao barbudinho aqui por campos dos Goytacazes,achei sua historia muito boa,uma lição de vi da para alguns,que vc continue sempre assim,fica com deus.

Renato Fernandes disse...

Ricardo, um abraço, macanudo. Ainda não modulei com você. Talvez Brasília seja zona de silêncio pra Valença-BA. Torço pra que consigas participar do Programa do Luciano Huck. TKS pelo teu exemplo, Ricardão. 73/51 PX9A-4020 PU2-ATC
Renato Fernandes / DF.

Paulo disse...

Boa tarde, Ricardao
Pessoal como vc fazem a historia linda do nosso 11 metros .
Confirmo nosso QSO 26/08/2014 16:10HS.
Que Deus possa sempre iluminar sua jornada
Grande abraço
Paulo Rogério
Px3C3363 / Pu3PLC
São Jerônimo RS

Daniel Alavarce disse...

Hoje estava-mos em uma rodada por Rio claro SP ai ele chamou (é o Ricardão pela 6º Bahia) eu brinquei mais nao é perigoso o cara com esse nome foi só risada fisemos um bom contato espero que nos encontremos mais vezes tenho um amigo por Sao simao goiaz perdeu a perna em um acidente de caminhao é muito conhecido nos 40 metros anda de moto adaptada pra toda canto etc sao grandes exemplos parabens pela força de vontade . Daniel PX2Y 6792 de Rio claro SP 73 a todos .

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Photobucket

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS