Seguidores

terça-feira, dezembro 10, 2013

Para novatos - Parte 3 - FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Mais de 90% dos rádios são fabricados para Estações móveis, para trabalhar com bateria automotiva, por isso se faz necessário a utilização de uma fonte de alimentação de qualidade
ESTA FONTE ESTÁ EM PROMOÇÃO NA SHOP ANTENAS, 10 AMPERES 13,8V POR APENAS 230 REAIS 
(TA BARATO PRA CARAMBA!)
Promoção de rádio também, clique aqui e confira agora!
A configuração da fonte deve ser: 13,8 v (v = volts) e a Amperagem proporcional ao consumo.  
Abra a caixa de seu rádio novo e verifique no manual de instruções qual é a corrente de consumo em amperagem, e compre uma fonte de alimentação com valor em amperagem superior.

Exemplo:
O rádio consome: 8A, então compre fonte de 15A ou superior, pois desta forma a fonte escolhida terá maior vida útil. 

Dica:
Jamais indico fonte de alimentação VOYAGER a iniciantes, pois infelizmente o padrão de qualidade das fontes é péssimo. Quem comprou, preste atenção antes de ligar a fonte, e quem possui, faça o que eu digo, é para seu bem. Por questões de segurança, deve desmancha-la completamente e lavar a placa por baixo. 
As muitas soldas frias e bolotinhas ficam presas apenas no fluxo ressecado, e podem vir a se soltar e queimar a fonte. Isso É COMUM, pasmem!

Padrão de qualidade ZERO!

Concluo que seja mais fácil e bem mais barato comprar uma fonte decente e com um ano de garantia, por isso indiquei a fonte no início deste post.
Você precisa de produto de qualidade, pois corre o risco também de queimar seu rádio, vai arriscar?
Na foto acima está uma fonte problemática VOYAGER VF-30II de meu uso, e foi feito uma revisão geral. No display foi instalado led branco, a placa foi devidamente lavada e foram removidas várias bolotas de solda completamente soltas. Também foi colocado pasta térmica, pois a quantidade de pasta original é ínfima, então pergunto:
Você, novato, quer algo realmente de qualidade, ou vai arriscar só por causa da aparência?

Escolha o que há de melhor em fontes clicando aqui.

Compartilhe este post!
73s

4 comentários:

Wesley disse...

se as fontes Voyager tão deste jeito ....os rádios então.....

André Luiz disse...

O VR158EGTLDX eu garanto, é ótimo.
O ruim dos chineses você sabe qual é... falta pasta térmica... etc... lembra?

jacson_joinville disse...

Andre olá sou o Jacson de joinville SC tenho essa fonte problematica de voyager porem a minha é a de 50A e a minha queimou os dois transistores 2sc3714 ou c3714 que não consigo encontrar vc poderia me indicar algum transistor que sirva e que tenha a venda com certa facilidade no brasil? Obrigado. jacson ____antenasat____.

Unknown disse...

Boa tarde André .. Sou seu fã parabéns pelo seu trabalho muito sucesso ... Tenho uma saveiro e estou instalando um rádio px nela tenho um rádio cobra 25 lx uma antena Aquário mini-Maria mole e cabo e instalação toda Aquário ... Gostaria de saber se necessito comprar uma fonte ou se posso ligar o rádio diretamente a bateria .. Se for respondido muito obrigado ... E deixo aqui meu parabéns .. Muito sucesso

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.