Seguidores

domingo, fevereiro 08, 2009

ANATEL Fala sobre Projeto PLC


O radioamador Jose Eduardo Emirandetti, PY2BL, fez duas indagações à ANATEL sobre o PLC (Power Line Communications), o polêmico projeto de acesso à Internet por meio da rede de distribuição elétrica.
A seguir, leia as notas do próprio Eduardo sobre as respostas da ANATEL e em anexo, os documentos enviados e recebidos por ele.

Prezados,
Recebi resposta da Anatel a respeito das notificações enviadas.
Delas pode-se extrair o pensamento e condução que está dando a Consulta Pública 38.
Nota-se:
1) relata que a Labre, embora solicitada (!?), deixou de ter uma particiapação ativa no processo de testes
2) procura demonstrar preocupação com o serviço de radioamador com a inclusão de suas faixas na tabela de exclusão, mas não comenta o motivo de não ter incluído todas as faixas
3) a Anatel tentará corrigir a maior falha cometida no processo da Consulta Pública 38, isto é, não ter divulgado os resultados dos testes executados, que serviram como base para a elaboração da CP 4) e por fim, fica clara a posição de aprovação da regulamentação
Não obstante o apelo social, uma eventual regulamentação do BPL/PLC esbarra em aspectos jurídicos:
a) muito embora a Anatel possa apresentar um relatório de teste que considere as interferências prejudiciais "aceitáveis"
a.1) outros institutos de pesquisa, universidades e organizações demonstram os efeitos fatais da interferência em outros serviços a.2) as instalações do PLC/BPL no exterior ratificam a deficiência conceitual desta tecnologia
b) o serviço de radioamador, por operar em caráter primário, é protegido por Leis Federais e Resoluções Anatel contra QUALQUER interferência de QUALQUER intensidade
b.1) assim, o termo mitigação (que significa diminuição) não é aplicável
b.2) portanto, todas as faixas devem ser incluídas na tabela de exclusão
c) o serviço de radiodifusão é amparado pela Constituição Federal
c.1) porque deixar os seus usuários a mercê da boa vontade das concessionárias de energia elétrica ?
(segundo o previsto na CP38 os usuários teriam que reclamar da interferência para a concessionária providenciar posteriormente a "mitigação" das interferências)
(em uma comparação simples: seria como o Departamento Nacional de Trânsito autorizar que todos os veículos trafegem com os "escapamentos abertos", muito embora o barulho excessivo provocado.
Porém caso alguém reclame do barullho, posteriormente o escapamento deve ser consertado - ora beira o absurdo...!)
É interessante que um dos presentes possa redigir uma ata da reunião.
Por fim, espero que a reunião seja conduzida com cordialidade porém sem se deixar enganar.
E que seja pautada pelo respeito, pois sem este se perde a razão.
Para registro: estive em Sao Paulo e aproveitei para conhecer o CDHU da Mooca, amplamento divulgado pela mídia como o primeiro condomínio inteligente com uso da tecnologia PLC.
Entrei em contato com alguns moradores que reportaram o seguinte: - a "internet pela tomada" funcionou somente nos primeiros dias - poucos conseguiram conexão, a qual caia constantemente - em função disso o sistema foi desligado -
"internet hoje somente para quem paga TV a cabo"
Em resumo: venderam um condomínio inteligente e entregaram aos moradores um prédio e junto uma conta da TV a cabo...
Já a alegação oficial da CDHU é de que os moradores não teriam se organizado para contratar um provedor de acesso...(!?)
De qualquer forma fica o registro de um caso de fracasso do PLC no Brasil.
Amigos, a luta é de todos e o benefício será comum.
Forte 73 Eduardo PY2BL

2 comentários:

Anônimo disse...

PLC no Brasil como em qualquer lugar não vai dar certo,teremos muitas dores de cabeça...
Abraços a todos!
Luiz - Rio de Janeiro

MOREIRA disse...

ola muito este saite muito construtivo, Grupo está de parabêns.
Valeu..Agora uma pergunta. Estou com problema TVI em minha estação de PX. Meus vizinhos estão um fera, uso uma antena em L.Aguardo uma solução do grupo.
Muito OBG!
P7G3801 e PU7MJM
Aurélio Moreira
pu7mjm@bol.com.br ou aurelio44_62@hotmail.com

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.