Seguidores

domingo, novembro 04, 2012

É Malaysia, Taiwan, Phillipines... Você sabe a verdade?

Você sabía que os rádios Voyager,Superstar,Megastar,etc... são todos fabricados na China?
Não entendeu?

Pois bem,vou explicar...
-
A maior fábrica de rádios do mundo é na China (pneus e hardwares também, mas vamos nos ater a equipamentos de Rádio do Cidadão...
"Não escapa nem Yaesu,Kenwood,Icom,etc...")
O problema é saber distinguir quais destes equipamentos são originais (projeto/local de montagem/fabricação) e quais são, de fato, projetos prontos, cuja detentora da marca adquire para competir com outra, utilizando da mesma tecnologia (mesmo equipamento com nome/marca diferente).
-
Qualquer MARCA DE RÁDIO, seja Cobra,Voyager,Superstar...são todos fabricados na China (são clones com nomes diferentes do mesmo útero).

Outras marcas famosas idem.
Aí vc pergunta...mas meu rádio está escrito Malaysia, Taiwan, Chicago, outro diz: a Cobra é Dynascan.
Era, agora é passado!

Pesquise sobre a história da Cobra, muita coisa mudou.
-
Primeiro vou explicar o sentido da palavra Dynascan.

Dynascan são pequenas empresas do mesmo segmento(eletrônica...) que se unem para "Montar" determinado projeto por determinado tempo sem que tenham vínculos empregatícios. (método barato de transformar uma marca em uma grande marca utilizando de mão de obra terceirizada)
Sim, a Cobra "era" uma fábrica que agregava outras empresas para montagem de seus equipamentos, por isso você já viu atrás do rádio Malysia, Taiwan, China, Chicago, etc...

Isto fez a empresa uma líder por muitos anos pela qualidade dos componentes e a quantidade de montadoras espalhadas pelo mundo. O projeto era dela, e todos seguiam a risca o controle de qualidade. (e mordiam uma % dos lucros, claro)

Por muitos e muitos anos a Cobra foi assim, acabou.

O que era Cobra Dynascan Corporation se tornou Cobra Eletronics Corporation, só observar nas novas caixas de equipamentos.

Na verdade a Cobra, assim como a Voyager, entre outros, só possuem o NOME registrado como PATENTE e, a mesma se utiliza deste recurso para baratear a mão de obra (custo), claro, não tem que empregar ninguém.

A detentora da marca (a exemplo a Voyager, que é um clone da VOYAGE) solicita à montadora de rádios Chinesa um lote de, exemplo:
Quero um lote de Modelos 0001 M (Mosfet)

(podería ser o VR94 MPlus).

A fábrica Chinesa GRAVA o nome VOYAGER VR 94 MPLUS no "modelo nº 0001" e envia para o distribuidor Safadi, no Paraguai PY (detentor da Marca Voyager), que distribui para o mundo. Basta conferir na caixa do seu VR94-95 e 9000MK2
-
A Superstar (Ranger) deseja o modelo SS3900 da mesma montadora, ela (a Ranger) solicita uma quantidade determinada do "modelo nº 0001.1" porém, vem escrito Superstar e envia para o detentor da Marca, no País "X", e ele distribui para o mundo. A diferença é que a Superstar "ainda possui fábrica própria nos EUA",mas 40% de seu produto tem origem chinesa (inclusive componentes)
_

O modelo com eco da Voyager podería ser chamado de: "modelo nº 0002", o Top de linha podería ser chamado de: "modelo nº 0003" VR9000MK2 , outro Top de linha poderia ser chamado de: "modelo nº 0004" VR158 EGTL DX , e assim por diante.
O Empresário (detentor de uma marca) que deseja vender determinado modelo de rádio só precisa de uma Marca Registrada (em seu País) e investir no produto.

Simples assim.
E foi pensando desta forma que diversas marcas (empresas), aderiram a idéia. Um exemplo classico: Hannover BR9000 (legítimo projeto chinês).
É menos trabalho e baixo custo às detentoras das marcas, afinal elas não necessitam se preocupar em desenvolver tecnologia e ter altos custos com engenharia. Basta escolher as configurações e design em um catálogo, pagar, vender e obter lucro.
Se você quiser lançar uma marca nova de rádios e colocar por exemplo: RÁDIO JOÃOZINHO...

Você pode ter em sua loja, residência ou no comércio mundial a linha JOÃOZINHO, basta ter a MARCA JOÃOZINHO REGISTRADA e SOLICITAR à montadora Chinesa que GRAVE SUA MARCA numa LINHA "X" de equipamentos.

Para você comercializar livremente a marca JOÃOZINHO em todos os Países, basta ter sua marca registrada (patente) em todos os Países. Um exemplo: Cola-cola.

Já imaginou seu VR94 com sua marca estampado como modelo de rádio?

A fábrica chinesa produz "X" contãiners do produto MODELO "Y", e envia para a distribuidora contratante, no caso sua empresa/distribuidora se vira pra vender e prestar garantias, etc...
A China fabrica para a Cobra, Superstar, Voyager, Magnum (ops, a Magnum agora é na Taylândia {desde 2011} e tem muita gente reclamando da qualidade dos equipamentos), etc.. é tanta marca de rádios que não da para mensurar.
A MEGASTAR (MARCA) também pertence a um grupo de Turcos que vivem no Paraguai,ou seja,

MEGASTAR, VOYAGER, COBRA, etc...vem todos do mesmo lugar, CHINA.
A diferença é o local da entrega e quem detém a Marca Registrada.
Cobra, Magnum, Ranger, Summerkump, por exemplo, são desembarcados nos E.U.A. , enquanto os Voyagers, Megastar, Megasystem são descarregados no Paraguai.
Entendeu?

É uma zona, por isso nunca encontramos a fábrica da VOYAGER em lugar nenhum, somente pequenos distribuidoras que se arriscam buscando a literal "muamba" e vendem em suas lojas ou em sites.
É o proprietário da MARCA que DETERMINA se o rádio vai ser bom ou inferior,explica o Chines Young.

Por isso os rádios Megastar fabricados entre 2002 e 2004 não prestam, são em maioria fracos e com saídas 1969, já os fabricados após esta data apresentam um rendimento 100%.
Ah, estava me esquecendo... possivelmente todo o seu computador é Chines, ...talvez todos os aparelhos celulares de sua cidade...de repente até a panela que você faz arroz, espanta não, já já a China estará exportando modelos de educação.
Pronto,desmistificado!

Um comentário:

Marcelo Carioca disse...

No mercado de tecnologia conhecemos isso como OEM (Original Equipment Manufacturer, ou “Fabricante Original do Equipamento” em Português). O valor do produto é bem menor, pois é vendido para grandes empresas e em quantidades bem grandes. Quem compra esses produtos OEM, pode colocar a etiqueta da marca que quiser! Foi mais ou menos isso que aconteceu com o 148.

Sobre a fabricação da China, lembro que o iPhone é projeto de uma empresa americana, mas é montado na China. A maioria das peças são também fabricados na China.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.