Seguidores

quarta-feira, agosto 01, 2012

Mosfets, clientes espertinhos e meu desânimo...

Hoje em dia não temos escolha, as saídas de potência dos rádios px são em maioria mosfets, e mesmo com as dicas nesta página o pessoal tem tido dificuldade em lidar com isso. Não que os transistores antigos sejam melhores, não são, mas saber lidar com o novo requer experiência.

Não adianta, não tem cura para este problema. Tem tratamento.
Se a pessoa não tem conhecimento técnico, não deve alterar nada no equipamento, mas se tem conhecimento técnico, sabe que existem uma sequência de "pecinhas" nestes rádios que podem e devem ser alteradas, fazendo com que o rádio tenha o consumo reduzido e a potência mantida. Isso resolve em partes o problema de calor, mas não é palitando trimpots que o usuário vai resolver o problema, na verdade, ele estará descalibrando o equipamento, causando outros.

Um sujeito jogou uma tinta transparente (tinta especial refletiva) nos dois lados da placa do rádio e me enviou a fim de fazer upgrade. Chegando aqui percebi a tinta, claro, pois uso lente e luz especial, que mostra exatamente onde o rádio já foi palitado.
Percebendo qual era a real intenção do sujeito, pois ele também é técnico, fiz meu serviço marcando com caneta PILOT todas as peças substituidas, e quando enviei para o rapaz de volta, ele me ligou meio sem graça a fim de saber porque marquei. Logo respondi que se ele quisesse saber quais eram as peças substituidas, lá estariam marcadas, não precisava pintar nada, pois a tinta em contato com o ferro de solda liberava um cheiro terrível. Nem comentei a má intenção do sujeito, nem precisava. Se ele quiser fazer o mesmo serviço, espero que encontre as mesmas peças em algum lugar. Dou a dica, U.S.A.

É muito tranquilo fazer as modificações finas nos transceptores, o problema são os usuários, que detonam posteriormente com os ajustes finos que demoraram horas para serem executados. Horas no osciloscópio, no frequencímetro externo, injetor de sinal... ajustando peças, bobinas futicadas, trimpots que não atuam, áudios abertos de forma equivocada causando splater lateral. É terrível.

Ontem recebi um rádio novo, completamente conservado de um cliente que jura de pé junto que não alterou nada, mas o led autobrilho que estava no smeter (eu coloquei com resistor de 1k) estava com a luz fraca, mostrando claramente que a fonte utilizada no rádio estava liberando tensão acima do permitido, e isso queimou os mosfets que estabilizam a frequência, fazendo com que desse impressão que fosse o regulador de tensão e VCO. Resultado disso é prejuízo para o cliente, e quando falei que a fonte do cidadão está com problema mesmo que intermitente, ele teimou dizendo que não. É chato isso, mas, não demora este rádio voltar com o mesmo problema e o cidadão exigir garantia, sendo que o problema está lá, e não no rádio.

Honestamente, isso desanima qualquer um.

Um comentário:

Unknown disse...

Isso é verdade André, infelizmente isso acontece muito

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.