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segunda-feira, abril 09, 2012

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Afinal, qual é o lance dos 50 watts?


Essa pergunta me persegue em todo lugar, todo mundo quer saber, pois já conseguiram fazer de tudo nos rádios equipados com IRF520, menos atingir 50 watts reais.
Já tive oportunidade de acompanhar diversos anúncios no Ebay. Alguns deles prometem 50 watts, outros 60 watts, e todos eles com kits milagrosos de 5 ou 6 componentes custando poucos dóllares, que de nada servem para que o rádio alcance a tão almejada potência de 50 watts. Pura balela e enganação; eu paguei e comprei em todos os anúncios, então eu posso dizer, fui enganado, mas paguei para ver, não ficou na base do "eu acho"..
Os tais kits milagrosos são compostos de pouquíssimas peças, como a exemplo: 2 capacitores eletrolíticos, um resistor, um diodo zenner e as vezes um led de brinde. "E tudo isso"pela bagatela de 18 uU$ + frete, e de lambuja um pedaço de papel mal cortado, xerocado, e com um monte de erros de ortografia ensinando o peão a instalar o kit utópico. Não pensem que acabou, "a mercadoria milagrosa" tem como embalagem um saquinho, parece saquinho de orégano com grampeador cuidando do selamento da "embalagem", se é que podemos chamar isso de embalagem. É cômico, mas da vontade de chorar.
Pensei comigo o seguinte, se "isso" que eles vendem funcionar, jogo meu diploma no lixo. Por outro lado, nós, brasileiros, estamos à frente anos luz dos estadunidenses, pois o que vendemos/e/ou o serviço que prestamos não é utópico, é real, e funciona. Aqui no Brasil as pessoas não tratam seus bens como coisas descartáveis, nós melhoramos nossos transceptores, por isso eles, os norte-americanos, nos escutam sem necessidade de DaveMade e afins.
Voyager VR158 EGTL DX
Divido meu serviço em algumas partes:
1º-É necessário muito áudio para empurrar esta pilha de potência.
O áudio do rádio original está calibrado para empurrar cerca de 20w, se você gritar desesperadamente e desligar o limitador de áudio, as vezes você consegue 30 watts, mas é uma potência que não se sustenta sozinha, além de causar TVi por falta de filtragem.
Com o áudio retrabalhado, independente se é 10 ou 15 watts, o usuário já consegue atingir uma distância bem maior em DX, pois apenas trabalhando o áudio, o rádio é capaz de chegar onde puramente 50 watts não chegam, imagine tudo trabalhando na íntegra, muito áudio e potência total. Para os amantes de potência original, vale trabalhar apenas o áudio, para quem quer chegar no canal e abafar, vale o serviço completo.
Voyager VR9000 MK2
É justamente neste ponto que dispensamos o uso de linear.
2º-Corrente. 
É necessário maior corrente no sistema, em sequência precisa de maior filtragem para esta corrente.


3º-É necessário redimensionar tudo.  
Eletrônica é como a construção de uma casa, se você não tiver o alicerce bem preparado, não pode construir aquele sonhado andar de cima, e se meter as caras e construir assim mesmo sem preparar a base, tudo desmorona. Por esta questão que os rádios retrabalhados em nossa oficina não esquentam, pensamos no pós-serviço, preparamos a base fundamental para que o transceptor possa trabalhar folgado, mesmo com tanta potência.
Voyager VR 95MPlus
4º-Aterramento.
99% dos "técnicos" ignoram esta etapa, mas deve ser redimensionada, pois sem ela, não há filtragem que dê suporte, daí surgem portadoras em ssb (um dos motivos que queimam a saída do rádio). Já consertei muito problema cabeludo apenas resolvendo questão de aterramento. Leve este detalhe a sério.
Superstar 3900 - Mosfet
5º-Dissipação de calor.
Quando o sistema é redimensionado, o rádio não trabalha quente, pelo contrário, parece que está desligado, mas quando se aplica 50 watts na saída do transceptor, apenas a saída esquenta, sendo necessária ventilação forçada, isso é em qualquer rádio, seja PX, seja multi-banda ou banda-corrida.
Superstar 148 GTL - Mosfet
Pode parecer estranho, pois estamos vindo de uma sociedade onde o conceito de "original" parece ter maior valor. Até hoje escutamos que rádio bom é Taiwan, e quem fala este tipo de coisa sequer tem noção de geografia do ensino fundamental, pois Taiwan é uma república da China, e vou dizer mais, confundem rádio com tijolo, pois medem sua qualidade pelo peso, não pela qualidade de componentes.
Quantas e quantas foram as vezes que consertei rádio Taiwan, e posso dizer, é tudo exatamente a mesma coisa.

Quer ver seu rádio transmitindo como nunca?
Faça um Upgrade em seu equipamento, e no final vai acontecer o de sempre, é você quem vai fazer o nosso comercial.

Assista o vídeo no link abaixo e delicie-se com este rádio de potência extravagante
73s

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7 comentários:

Bruno disse...

Olha vale a pena cada centavo pelos serviços prestado pelo Andre
meus rádios só o Andre coloca a mão

Felippe disse...

Eu comprei o radio que era do Andre mesmo, ja com o serviço feito por ele, com sistema de refrigeraçao atras, enfim e lindo o radio. e realmente voce consegue modular muito com ele. Os meus 2 radios so ele pois a mao ate hoje tb.

Anônimo disse...

O Alemão fez upgrade no meu 158 e vou te falar uma coisa... só chamo uma vez, me contestam de primeira.

Arlindo de Assis Iunes
Brasilia DF

Anônimo disse...

ótimo post Alemão, parabéns! Acho legal no Alemão é o pós serviço. Assistência total. Vlw! aqui é o Júlio, seu amigo da 7 Natal Rio Grande do Norte.

Anônimo disse...

Muito bom Alemão!

Diogo
G.Valadares MG

troll disse...

quanto ficaria pra almentar a potencia de um voyager 78 plus ?

André Luiz disse...

nessa goiaba ai nao da nao

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

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