Seguidores

sábado, março 24, 2012

Em busca do áudio perfeito.

Quando se fala em áudio perfeito, eis que surge alguém dizendo sobre o recurso DSP, mas primeiro vamos explicar o que seja DSP, pois um monte de gente nem tem idéia do que seja.

DSP = Digital signal processing, ou Processamento de Sinal Digital.

O objetivo do DSP é, geralmente, para medir, filtrar, e comprimir notas contínuas do mundo real (sons), transformando-os em sinais digitais. 

O primeiro passo é, geralmente, para converter o sinal a partir de um som analógico para a forma digital, por amostragem e, em seguida, digitalizando-o usando um conversor analógico-digital (ADC), que transforma o sinal analógico para um fluxo de números.  
Este processo é mais complexo do que o processamento analógico, e tem uma gama de valores discretos, pois a aplicação de poder computacional para processamento de sinal digital, permite muitas vantagens sobre o processamento analógico em muitas aplicações, tais como a detecção e correcção de erros na transmissão, bem como a compressão de dados.

O problema é que no conceito, na teoria, é tudo perfeito, só que na prática a coisa não é bem assim, pois não existe som digital, existe som analógico; na verdade qualquer som é analógico e o único som digital existente são provenientes daqueles beeps de computador quando é ligado, nada mais.

Se o conceito está equivocado embora a intenção seja boa, no que isso pode importar, no caso de um áudio DPS?

Simples, existe pequeno engodo nessa história que não é comentado, pois a distância de um áudio DPS, para um áudio pura e simplesmente processado, e um áudio amplificado, é bem pouca; o que diferencia é o método de aplicação deste sistema.
Surgirão postagens contrárias, é fato, mas para o sucesso de um áudio DSP é necessário um equipamento cuja largura de banda seja superior à normal, ou seja, para funcionar o DSP é necessário ocupar bem mais que uma faixa normal de transmissão, e isso significa obrigatoriamente o uso de linear, pois sabe-se por conceito básico que, quando mais fina for a linha de transmissão, mais longe sua estação é capaz de chegar, e essa grandeza é inversamente proporcional.
Na busca pelo áudio perfeito muitas atrocidades são realizadas nos equipamentos, muitos são os microfones e mesas utilizados, e acabamos por ignorar o que há de bom no mercado, optando pelo que há de mais caro, não pelo que há de funcional.


Áudio perfeito é aquele cuja modulação remete à pessoa que está modulando, ou seja, entrou fulano no rádio e você o reconhece porque sabe que aquela é sua voz, pessoalmente. Não podemos confundir áudio digitalizado com áudio trabalhado.


Se o seu transceptor reproduz fielmente sua voz, ótimo, o único problema é para os locutores que possuem voz grave, com ausência de agudos. Como é que se coloca agudos e médios em uma pessoa que não produz este som, é o mesmo que pedir a seu cachorro que recite um poema, não tem jeito; o que você pode fazer é confundir o transmissor, aumentando o ganho de recepção da cápsula para que o "ruído branco" adentre à modulação, causando impressão de local aberto; e sim, isto corrige a modulação deficitária, ou a utilização de um equalizador paramétrico onde as frequências mais baixas são reduzidas ao mesmo nível daquelas que você não produz. Claro, a solução está no ganho da cápsula, pois além de rápida, é bem mais barata.

Não se engane instalando mesas de som em seu transceptor, a não ser que a instalação pule a entrada dos filtros do microfone originais, pois caso contrário não dará certo; e não se esqueça, só coloque a mão em seu rádio se tiver certeza do que está fazendo.

Abraços!

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.