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sexta-feira, maio 05, 2023

A História do Cobra 148 GTL

 Era uma vez, nos anos 70, eis que surgia a moda dos rádios PX's. 

Todo mundo queria um rádio para se comunicar na faixa do cidadão a fim de se conectar com os amigos, com a família, principalmente enquanto estavam na estrada, e não haviam celulares como hoje, o rádio era "a opção" (continua sendo, explico adiante). E assim, a empresa Dynascan Corporation decidiu lançar um modelo que se destacasse na multidão: o Cobra 148 GTL.

Com sua aparência imponente e elegante, o Cobra 148 GTL logo se tornou o queridinho dos caminhoneiros, que o usavam para se comunicar com outros motoristas nas estradas. E não demorou muito para que a fama do rádio se espalhasse para além dos caminhoneiros, conquistando também os entusiastas radioamadores.

Mas o sucesso do Cobra 148 GTL não se limitou apenas à sua aparência. Ele também era conhecido por sua eficiência na transmissão, o que permitia que as pessoas se comunicassem em longas distâncias. Além disso, o rádio também tinha muitos recursos avançados para a época, como um medidor de estacionária, um botão de controle de intensidade de recepção, outro de itensidade de áudio na transmissão e uma chave ANL/NB - Autimatic Noise Limiter e Noise Blanker, para reduzir o ruído estático. O filtro desse rádio não deixa passar nada, é ótimo e pode melhorar. Clique aqui e leia a postagem.

Porém, nem tudo foi um mar de rosas para o Cobra 148 GTL. Em um determinado momento, a FCC (a agência reguladora de comunicações dos EUA) mudou as regras para rádios para a faixa do cidadão, limitando a potência de transmissão dos modelos de radio PX, isso levou à fabricação de versões modificadas do Cobra 148 GTL, que foram popularmente chamadas de "export" ou "DX" - apesar de tecnicamente ilegais na maioria dos países.

Mas, mesmo com a mudança na regulamentação, o Cobra 148 GTL continuou sendo um dos rádios mais populares de todos os tempos. E até hoje é reverenciado por muitos entusiastas de rádio, que consideram o modelo um clássico inigualável. Quem sabe, talvez o seu próprio Cobra 148 GTL ainda esteja guardado em algum lugar da casa de seus pais ou avós, esperando ser resgatado e colocado para funcionar novamente!

Apenas lembre-se, mesmo atualizando-o, continua sendo uma estrutura de +- 40 anos.








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O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.