Seguidores

sábado, maio 28, 2011

Entendendo a Propagação

O eixo de rotação da terra (movimento da terra em torno dela mesma) possui uma posição fixa que está ligeiramente inclinada em 23,5º em relação ao eixo de translação da terra (movimento da terra em torno do sol).









Este movimento que está em elipse (elipse quer dizer que a Terra não gira em torno do Sol de forma redonda, e sim oval) faz com que em determinada época do ano, a luz solar incida com maior intensidade sobre o hemisfério norte, e na outra parte do ano, incida com maior intensidade sobre o hemisfério sul, caracterizando o chamado solstício.









Desta forma, a irradiação solar nestes hemisférios auxilia diretamente na propagação de ondas de rádio, proporcionando contatos a média distância (no mesmo País). Da mesma forma, ocorre que em determinada época, a luz solar incide de maneira igual sobre os dois hemisférios, caracterizando o equinócio, que dificulta diretamente contatos a média distância (no mesmo País).

Então, diz-se que é equinócio de outono para o hemisfério que está indo do verão para o inverno e equinócio de primavera para o hemisfério que está indo do inverno para o verão.

Compreendendo esta premissa, é solstício de verão no hemisfério sul quando a luz solar incide com maior intensidade sobre o hemisfério sul, o Brasil está mais próximo do Sol no movimento da elipse nesta época, ao mesmo tempo é equinócio de primavera no hemisfério norte, por causa da menor incidência de luz solar no hemisfério norte, ou seja, quando o Brasil está mais próximo do Sol, os países imediatamente opostos (em posição geográfica) estão mais afastados do Sol.








No verão, por conta do Brasil estar mais próximo do Sol, a propagação propicía contatos a média distância. Você fala fácil do Rio de Janeiro com Pernanbuco, Bahía com Minas Gerais, São Paulo com Uruguai (não necessariamente nesta ordem), ao contrário disso ocorre no inverno, pois no inverno a incidência de Sol no Brasil é menor, porém maior no hemisfério norte, assim é compreensível que quando é inverno no Brasil, é verão no sentido oposto do planeta.

Quando o Brasil está no inverno, é muito difícil manter contato a média distância, em compensação, é muito fácil manter contato com os Estados Unidos, pois lá, há propagação (Estados Unidos é apenas um exemplo), mas nada impede que uma pequena incidência solar aconteça e no meio do inverno haja propagação um dia ou outro da semana. São fenômenos naturais.

O solstício e o equinócio ocorrem duas vezes por ano, nos dias 22 de dezembro e 22 de junho, no caso do solstício, e nos dias 23 de setembro e 21 de março para o equinócio.

O momento exato de um solstício é aquele em que o sol, visto da terra, encontra-se o mais distante possível do “equador celeste” (linha imaginária que marca o céu ao meio – como o equador com a terra), ou seja, quando ele se encontra a 23,5º para o norte ou para o sul dessa linha. Já o momento exato do equinócio é quando o sol passa exatamente sobre o equador celeste.













Podemos dizer também que, quando é solstício de verão no hemisfério sul, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Capricórnio, pois este se encontra exatamente a 23,5º da Linha do Equador e, portanto, receberá incidência direta da luz solar; ou o contrário, quando for solstício de verão no hemisfério norte, o sol estará “a pino” sobre o Trópico de Câncer. No equinócio, o sol estará “a pino” sempre sobre as regiões localizadas próximas a linha do equador.

Da mesma forma, podemos dizer que, nas regiões polares, o Círculo Polar Ártico delimita a região que não receberá sol durante o solstício de inverno no hemisfério norte. Da mesma forma que o Círculo Polar Antártico, delimita a região que não receberá sol durante o solstício de inverno no hemisfério sul.
Entendeu?

Não? Lascou!
Abraços a todos e bons DXs!!

Alemão PX4G1578

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado boa explicação.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.