Seguidores

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Hannover BR 9000

Bem, vou dizer minha opinião particular e espero que todos me compreendam da melhor forma possível, pois é complicado "neste caso" falar da ideia e não falar da "pessoa", ou "de pessoas".

90% dos radio-operadores estão acostumados com rádios no estilo resumido do Cobra 148 GTL, não é uma regra, mas são poucas as excessões, e de repente chega o Hannover no mercado..
Nada contra o rádio, o problema é exclusivamente seu manual de usuário falho (corrigido em 2013)
Não é uma questão de admitir ou não a qualidade do equipamento, isso é indiscutível, ele é bom ao ponto de na Europa levar a marca Superstar, mais precisamente o modelo SS6900, como ilustra a foto abaixo.
é uma ótima idéia colocar o display azul
Seus recursos "escondidos" permitem acesso total à ajustes "íntimos", que em outros equipamentos sería necessário o uso de chaves especiais. O tropeço surge quando o usuário palitador encontra na internet um "esqueminha" de modificação, onde um simples aperto de botão abre um menu interno, e começa a futicação, e é a partir daí que começam os problemas, pois sem o mínimo critério metodológico e equipamentos de aferição, o usuário pode sim danificar a estrutura física do rádio.
Como?

Partindo da premissa básica de quem possui conhecimento técnico, um ajuste qualquer na sintonia digitalizada do equipamento (leitura do frequencímetro pelo visor) é suficiente para alterar o carrier, ou seja, quando você "acha" que está colocando o rádio na frequência, está na verdade alargando ou estreitando essa largura, e isso compromete o funcionamento da máquina. Tudo isso porquê você "acha" que este é o meio correto para colocar o rádio na frequência certa, quando não é.
Repare que ao "futicar" neste ajuste até o timbre da QRM se altera, e isso se dá por conta da largura alterada.


Existe um ponto exato que o ajuste precisa estar para fazer atuar os filtros de passa-faixa do hardware (as famosas bobinas), e quando você altera este ajuste, altera desde a injeção de sinal no filtro, até a voltagem que segue em sequência no tanque final, e o resultado é único, seu rádio fica uma bosta para contatos a longa distância, além de dar a impressão de estar com o áudio mais preso do que já é, e de lambuja uma baita portadora em SSB.
A cápsula de 150 ohms não ajuda, é fato, mas se o rádio estiver 100% alinhado, é possível atingir próximo dos 50 watts RMS neste equipamento. O problema está em quem vai fazer o serviço, e o problema maior é que todo radio-operador se acha técnico, e é por isso que a gente vê tanto rádio ruim no mercado de usados.


27 comentários:

Anônimo disse...

Alemao, porque voce gosta mais do 158 que do Hannover?

Luciano Estação Bombom
Blumenau SC

Anônimo disse...

Alemao, porque voce gosta mais do 158 que do Hannover?

Luciano Estação Bombom
Blumenau SC

Ernestus disse...

Estou 100% de acordo com o André. Palitar rádio sem conhecimento técnico significa jogar contra a sorte, o que na maior parte dos casos, resulta em equipamento arruinado.

Se quisermos estragar um rádio com facilidade, a opção certa é futicar um Hannover.

Pelo seu conceito um tanto "diferente" dentro do mundo onzemetrista e pela fragilidade de seu projeto no que tange a assuntos como blindagem e áudio TX, principalmente, ajustes só devem ser praticados por quem de fato sabe fazer o serviço e possui, além do devido "know how", equipamentos apropriados.

No quesito "Manual do Proprietário", nota zero. O meu veio com um folheto que mais parece ter sido traduzido do chinês por algum software, sem revisão da Língua Portuguesa, carente de informações técnicas importantes que mais confundem do que ajudam o usuário neófito.

Espero, sinceramente, que as novas versões do Hannover mereçam de seus importadores, representantes e assistência técnica autorizada, uma atenção diferenciada ao manual, e incluam os apetrechos de programação no pacote. Ninguém merece comprar equipamento novo sem os devidos acessórios e boas instruções de uso.

73 a todos!!!

Anônimo disse...

Fala André blz! Olha Já experimentei o Hannover por aqui, com relação ao manual muito bem observado, a Millennium é falha e omissa nas informações, o manual é de péssima qualidade, inclusive com muitos erros em português, o usuário fica refém do próprio equipamento. Muito relevante também sua comparação, hoje não é só ligar o equipamento na tomada e girar o seletor de canal mais não. E estou muito satisfeito com o meu VR158 EGTL DX, depois do up grade então...nem se fala. 73's PU4SGJ Simei Gonderim

Joao Henrique disse...

joão Henrique sera que a PARTIR DESSE MÊS JÁ ACHARA NAS REVENDAS ESSA NO VERSÃO DO BR 9000 COM 80 CANAIS??

Joao Henrique disse...

joão Henrique sera que a PARTIR DESSE MÊS JÁ ACHARA NAS REVENDAS ESSA NO VERSÃO DO BR 9000 COM 80 CANAIS??

Joao Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho um Hannover BR9000 egostaria de saber como se coloca o display na cor azul. Tenho também o cabo e o softare de programação. Será que algum colega pode me dar esta informação. Desde já, muito obrigado.
Kenny.

André Luiz disse...

Kenny, basta trocar as lâmpadas.

Anônimo disse...

ola amigos tenho um hannover br 9000 como faço para configurar para que o clarificador mude os os 2 ultimos digitos para clarificar a frequencia o meu parou de mudar sera que apertei algum botao que desconfigurou esta funçao. alguem pode me ajudar. pu2ktr@hotmail.com se alguem tiver o manual e puder me passar via email ficaria muito agradecido. forte 73 a todos.

Anônimo disse...

SE NAO ME ENGANO, TEM QUE APERTAR O BOTÃO DO CLARIFICADOR ATÉ A CASA DECIMAL CORRETA

ANGELO

Silva disse...

eu gostei muito do radio hannover tenho um à 2 anos, muito bom de tx e rx, tenho o cabo de programação do mesmo.

Anônimo disse...

hannover é muito ruidoso.
desisti do meu faz tempo.

Lindomar
Natal RN

Charapa - PU7-MRH disse...

André aonde consigo as lampadas na cor azul para o hannover? e facil de trocar? grato.

uilson disse...

ola amigos, eu comprei um px destes voyage br 9000, gastei 360.00 reais para estalar uma antena aguario so que o radio esta só xiando guando tento trasmitir nigue ove.
tem alguem que posa me ajudar a ajustalo,obrigado
uilson de santa barbara do oeste sp

Anônimo disse...

Antes de tudo, parabéns pelos fabricantes do rádio em questão (Hannover BR 9000), pois todas as deficiências encontradas nas versões anteriores (problema no botão de controle de RF, volume do retorno, side tone, recepção que estourava com sinais acima de 9, etc), foram todas sanadas na nova versão 5 (firmware 5), e, hoje eu o considero um dos melhores rádios para a Faixa do Cidadão, com uma recepção igual ou melhor que um Cobra 148 gtl/2000 gtl. Somando a essa nova versão, a sua aprovação junto a Anatel (radio homologado). Única deficiência, devido ao fato de muitos usuários não saberem fazer uso correto do mesmo, o botão função foi desligado pela Empresa que o representa no Brasil (fato que pode ser revertido unindo a trilha rompida na traseira do painel frontal).

Anônimo disse...

Bom amigos vou a afalar simplicemente a minha opininão e comprei um desse radio na primera versao do software o seja 3.1 na verdade o radio alem de ser muito mau feito apresentava defeitos citados especialmente no ssm na riceçao em presençia de signal fortes o ganho e os tempos do agc sao peximos ma tb comprei uma versao com software 5.0 zero no caxia mesmo defeito da versao 3.1 ao fim acabei comprando um Kenwood th 9000 com software versao 6.0 mesmo defeito na riceçao entoun cheghei a uma conclusão quando um projeito nasce podre num djanta atualizar software o firmware o problema vai continuando do mesmo jeito uma coisa pareçida com o que acontesseu no radio de banda corrida da kenwood ts590s 6 atualiazaçao de firmware ma o radio continua apresentando os mesmo defeitos entoun erro de projetaçao e nesse caso do hannover br9000 e os irmaos da concorençia alem de ter costruido uma radio mau projetado adicionando tb scarsa qualidade dos componentes sem contar que eu fiz todas as modificas que achei no internet mesmo melhorando um pouquinho continua sempre um radio ruim 73 de PU2SGU

eudes martins disse...

adquiri um rp 80 da aquario e me decepcionei com o mesmo a transmissão e rouca segundo os amigos que me escutam e o equipamento não tem ganho de microfone deixando o usuario a ver navios. sera que existe alguma solução para este problema.
73 a todos ...

Allan Cit Petla...PU5MPI PX5G7476 disse...

alguem pode me dizer como habilitar o FM do meu radio...73 a todos PU5MPI

André Luiz disse...

só colocar o cristal

André Luiz disse...

ja está na versão 6

Unknown disse...

Sou iniciante e tenho interesse em comprar esse modelo de rádio.

O Sr. me aconselha deixar esse rádio original, não fazendo nenhuma alteração? Ou há possibilidade de fazer melhorias nele desde que seja manipulado por pessoas habilitadas!

px3????

André Luiz disse...

Vai do objetivo de cada um.

Unknown disse...

Acabei d comprar um br9000 q arrependimento não consigo regular ele agora não sei c eu só burro ou e o rádio q não presta mesmo

André Luiz disse...

Calma, Luiz... vc vai conseguir operá-lo sim, é bem fácil. Com pouco tempo você vai acostumar.

Unknown disse...

bom dia André Luiz , tem 2 anos que vejo seus vídeos e aprendi muito , não deixo ninguém palita meus radio , porque sei que tecno não tiver instrumentos de teste não sai nada bom , e mesma coisa de você leva seu carro com injeção electrónica numa oficina de fundo de quintal o cara so vai abri a tampa do motor e fica olhando , mesma coisa e o radio , tenho super estar crt 6900 pois já tava enjoado de radio velho com pouca potencia e esse eu escuto todo mundo , e tem boa transmissão por ser um radio original não foi aberto .

PY6RQ disse...

Olá André.
Vim lhe fazer umas perguntas sobre Hannover br9000 v3.
1-Quando aperto o PTT quase sempre ele corta a modulação e no painel aparece um código (Dc lo). Não sei do que se trata, mas em seguida volta a modular normalmente.
2- E mais o seguinte: Eu uso o Hannover para excitar um conversor Zamim CT840. Não sei como controlar a potencia de saida em SSB.
3- Como mudar a cor Laranja do LCD para a cor Azul?
Se possível responda-me
Fico-lhe muito grato.
Antonio Carlos

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.