Membros Participantes

Curta nossa página

segunda-feira, fevereiro 27, 2012

21

Hannover BR 9000

Bem, vou dizer minha opinião particular e espero que todos me compreendam da melhor forma possível, pois é complicado "neste caso" falar da ideia e não falar da "pessoa", ou "de pessoas".

90% dos radio-operadores estão acostumados com rádios no estilo resumido do Cobra 148 GTL, não é uma regra, mas são poucas as excessões, e de repente chega o Hannover no mercado..
Nada contra o rádio, o problema é exclusivamente seu manual de usuário falho (corrigido em 2013)
Não é uma questão de admitir ou não a qualidade do equipamento, isso é indiscutível, ele é bom ao ponto de na Europa levar a marca Superstar, mais precisamente o modelo SS6900, como ilustra a foto abaixo.
é uma ótima idéia colocar o display azul
Seus recursos "escondidos" permitem acesso total à ajustes "íntimos", que em outros equipamentos sería necessário o uso de chaves especiais. O tropeço surge quando o usuário palitador encontra na internet um "esqueminha" de modificação, onde um simples aperto de botão abre um menu interno, e começa a futicação, e é a partir daí que começam os problemas, pois sem o mínimo critério metodológico e equipamentos de aferição, o usuário pode sim danificar a estrutura física do rádio.
Como?

Partindo da premissa básica de quem possui conhecimento técnico, um ajuste qualquer na sintonia digitalizada do equipamento (leitura do frequencímetro pelo visor) é suficiente para alterar o carrier, ou seja, quando você "acha" que está colocando o rádio na frequência, está na verdade alargando ou estreitando essa largura, e isso compromete o funcionamento da máquina. Tudo isso porquê você "acha" que este é o meio correto para colocar o rádio na frequência certa, quando não é.
Repare que ao "futicar" neste ajuste até o timbre da QRM se altera, e isso se dá por conta da largura alterada.


Existe um ponto exato que o ajuste precisa estar para fazer atuar os filtros de passa-faixa do hardware (as famosas bobinas), e quando você altera este ajuste, altera desde a injeção de sinal no filtro, até a voltagem que segue em sequência no tanque final, e o resultado é único, seu rádio fica uma bosta para contatos a longa distância, além de dar a impressão de estar com o áudio mais preso do que já é, e de lambuja uma baita portadora em SSB.
A cápsula de 150 ohms não ajuda, é fato, mas se o rádio estiver 100% alinhado, é possível atingir próximo dos 50 watts RMS neste equipamento. O problema está em quem vai fazer o serviço, e o problema maior é que todo radio-operador se acha técnico, e é por isso que a gente vê tanto rádio ruim no mercado de usados.


((•)) Ouça este post

21 comentários:

Anônimo disse...

Alemao, porque voce gosta mais do 158 que do Hannover?

Luciano Estação Bombom
Blumenau SC

Anônimo disse...

Alemao, porque voce gosta mais do 158 que do Hannover?

Luciano Estação Bombom
Blumenau SC

Ernestus disse...

Estou 100% de acordo com o André. Palitar rádio sem conhecimento técnico significa jogar contra a sorte, o que na maior parte dos casos, resulta em equipamento arruinado.

Se quisermos estragar um rádio com facilidade, a opção certa é futicar um Hannover.

Pelo seu conceito um tanto "diferente" dentro do mundo onzemetrista e pela fragilidade de seu projeto no que tange a assuntos como blindagem e áudio TX, principalmente, ajustes só devem ser praticados por quem de fato sabe fazer o serviço e possui, além do devido "know how", equipamentos apropriados.

No quesito "Manual do Proprietário", nota zero. O meu veio com um folheto que mais parece ter sido traduzido do chinês por algum software, sem revisão da Língua Portuguesa, carente de informações técnicas importantes que mais confundem do que ajudam o usuário neófito.

Espero, sinceramente, que as novas versões do Hannover mereçam de seus importadores, representantes e assistência técnica autorizada, uma atenção diferenciada ao manual, e incluam os apetrechos de programação no pacote. Ninguém merece comprar equipamento novo sem os devidos acessórios e boas instruções de uso.

73 a todos!!!

Anônimo disse...

Fala André blz! Olha Já experimentei o Hannover por aqui, com relação ao manual muito bem observado, a Millennium é falha e omissa nas informações, o manual é de péssima qualidade, inclusive com muitos erros em português, o usuário fica refém do próprio equipamento. Muito relevante também sua comparação, hoje não é só ligar o equipamento na tomada e girar o seletor de canal mais não. E estou muito satisfeito com o meu VR158 EGTL DX, depois do up grade então...nem se fala. 73's PU4SGJ Simei Gonderim

Joao Henrique disse...

joão Henrique sera que a PARTIR DESSE MÊS JÁ ACHARA NAS REVENDAS ESSA NO VERSÃO DO BR 9000 COM 80 CANAIS??

Joao Henrique disse...

joão Henrique sera que a PARTIR DESSE MÊS JÁ ACHARA NAS REVENDAS ESSA NO VERSÃO DO BR 9000 COM 80 CANAIS??

Joao Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Albberto disse...

Tenho um Hannover BR9000 egostaria de saber como se coloca o display na cor azul. Tenho também o cabo e o softare de programação. Será que algum colega pode me dar esta informação. Desde já, muito obrigado.
Kenny.

André Luiz disse...

Kenny, basta trocar as lâmpadas.

Anônimo disse...

ola amigos tenho um hannover br 9000 como faço para configurar para que o clarificador mude os os 2 ultimos digitos para clarificar a frequencia o meu parou de mudar sera que apertei algum botao que desconfigurou esta funçao. alguem pode me ajudar. pu2ktr@hotmail.com se alguem tiver o manual e puder me passar via email ficaria muito agradecido. forte 73 a todos.

Anônimo disse...

SE NAO ME ENGANO, TEM QUE APERTAR O BOTÃO DO CLARIFICADOR ATÉ A CASA DECIMAL CORRETA

ANGELO

Silva Bezerra disse...

eu gostei muito do radio hannover tenho um à 2 anos, muito bom de tx e rx, tenho o cabo de programação do mesmo.

Anônimo disse...

hannover é muito ruidoso.
desisti do meu faz tempo.

Lindomar
Natal RN

Charapa - PU7-MRH disse...

André aonde consigo as lampadas na cor azul para o hannover? e facil de trocar? grato.

uilson disse...

ola amigos, eu comprei um px destes voyage br 9000, gastei 360.00 reais para estalar uma antena aguario so que o radio esta só xiando guando tento trasmitir nigue ove.
tem alguem que posa me ajudar a ajustalo,obrigado
uilson de santa barbara do oeste sp

Anônimo disse...

Antes de tudo, parabéns pelos fabricantes do rádio em questão (Hannover BR 9000), pois todas as deficiências encontradas nas versões anteriores (problema no botão de controle de RF, volume do retorno, side tone, recepção que estourava com sinais acima de 9, etc), foram todas sanadas na nova versão 5 (firmware 5), e, hoje eu o considero um dos melhores rádios para a Faixa do Cidadão, com uma recepção igual ou melhor que um Cobra 148 gtl/2000 gtl. Somando a essa nova versão, a sua aprovação junto a Anatel (radio homologado). Única deficiência, devido ao fato de muitos usuários não saberem fazer uso correto do mesmo, o botão função foi desligado pela Empresa que o representa no Brasil (fato que pode ser revertido unindo a trilha rompida na traseira do painel frontal).

Anônimo disse...

Bom amigos vou a afalar simplicemente a minha opininão e comprei um desse radio na primera versao do software o seja 3.1 na verdade o radio alem de ser muito mau feito apresentava defeitos citados especialmente no ssm na riceçao em presençia de signal fortes o ganho e os tempos do agc sao peximos ma tb comprei uma versao com software 5.0 zero no caxia mesmo defeito da versao 3.1 ao fim acabei comprando um Kenwood th 9000 com software versao 6.0 mesmo defeito na riceçao entoun cheghei a uma conclusão quando um projeito nasce podre num djanta atualizar software o firmware o problema vai continuando do mesmo jeito uma coisa pareçida com o que acontesseu no radio de banda corrida da kenwood ts590s 6 atualiazaçao de firmware ma o radio continua apresentando os mesmo defeitos entoun erro de projetaçao e nesse caso do hannover br9000 e os irmaos da concorençia alem de ter costruido uma radio mau projetado adicionando tb scarsa qualidade dos componentes sem contar que eu fiz todas as modificas que achei no internet mesmo melhorando um pouquinho continua sempre um radio ruim 73 de PU2SGU

eudes martins disse...

adquiri um rp 80 da aquario e me decepcionei com o mesmo a transmissão e rouca segundo os amigos que me escutam e o equipamento não tem ganho de microfone deixando o usuario a ver navios. sera que existe alguma solução para este problema.
73 a todos ...

ft707 disse...

alguem pode me dizer como habilitar o FM do meu radio...73 a todos PU5MPI

André Luiz disse...

só colocar o cristal

André Luiz disse...

ja está na versão 6

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF ↓

Photobucket

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital com congelamento de pico máximo, basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Gera mais calor, e calor é igual a perda. Esse transistor fecha a entrada de gate quando aquecido.

O rádio original apresenta 20w em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo de 12A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W divididos por 2,66 = +- 60w em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts, mas não há área de dissipação, então não recomendo.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br
RADIOAMADORES ANIVERSARIANTES DO MÊS
Dia / Indicativo  (Parabéns!)

AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS