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quinta-feira, março 29, 2012

Linha de transmissão - Roe maluca

De repente seu rádio e wattímetro acusa roe alta, de repente volta ao normal, outra vez acusa roe alta, mais uma vez volta ao normal.
Na base do teste voce coloca outro rádio (mais fraco), e de lambuja uma linear, e "aparentemente" o problema está sanado.
Negativo!

Não está nada resolvido e não é seu rádio (aquele mais forte) que está com problema, leia abaixo:
Primeiro passo é: desligar tudo!

A função do leitor de roe é: ler a roe, nada mais; então o problema NÃO É seu rádio, vou explicar porque.
Se a leitura da estacionária sempre foi normal e de repente está apresentando este problema, só pode ser "depois do rádio", pois se ele não tem acoplador automático, só faz leitura, ponto final nesta questão.
Seu wattímetro ou acoplador com wattímetro embutido faz a mesma leitura de roe ocasionalmente alta ao mesmo tempo, então NÃO PODE SER o wattímetro, pois ele é elemento passivo, ou seja, não irradia RF.
O que sobrou então foi: cabo, conector e antena.
O que fazer: não extressar e trocar o cabo, colocar um cabo homologado pela Anatel, pois este possui maior condutividade e está dentro dos padrões exigidos pela agência; segundo passo é comprar conectores NOVOS, sem essa de reaproveitar conector antigo, e em último passo e não menos importante é a antena. Retire-a do lugar e faça uma manutenção.
Se for antena 1/4 de onda plano terra, basta desmanchar tudo e limpar com lixa de ferro ultra-fina,
se for antena 5/8 ou direcional, substitua o capacitor, limpe os alumínios com uma lixa de ferro ultra-fina  e sabão de côco, limpe o conector ou substitua-o (fêmea da antena) caso seja possível; se não for possível substituí-lo, com uma escova fina de aço e sabão de côco, remova o zinabre ou pó proveniente do tempo exposto ou oxidação do próprio alumínio. Dizem que alimínio não enferruja, mas oxida, e vai virando pó, e isso atrapalha; inclusive vale uma ressalva, tome cuidado se encontrar pó de alumínio, não tente "sentir o cheiro", pois sua inalação pode causar fibrose pulmonar, por isso indico sabão de côco na limpeza, para evitar a formação e inalação do pó.

Agora vou explicar o caso do rádio mais fraco + linear.
Você tem:
Da linear até o rádio, leia denovo, DA LINEAR ATÉ O RÁDIO, a roe está resolvida, pois a linear não é elemento passivo, ela emite RF, então se houver problema no cabo ou na antena, a linear sofre e o rádio nem enxerga, porque quem está emitindo sinal é a linear, o rádio, neste caso, só emite sua potência até a linear, e a linear faz o resto, é ela quem sofre.
Se a roe estiver alta entre o rádio e a linear, é culpa do cabinho, do rabichinho fora de medida. (e aínda dizem que cabo não tem medida rsrs)

Caso a roe se eleve com a linear e você enxergue isso através do leitor de roe posteriormente instalado, mais um motivo para ser: cabo ou antena.
Caso a roe continue alta entre linear e o rádio e não seja o rabichinho, pode ser apenas o conector fêmea do rádio frouxo (utilize chave de estria nº19 para apertar)
Faça outro teste: coloque o rádio, depois a linear, depois o wattímetro, e terá a leitura de estacionária real.
Para que não ocorra mais problema, substitua também os conectores fêmea do wattímetro, e mini-chicotes.
É um saco quando isso ocorre, mas este tutorial pode te nortear a não cair nas malhas de pseudo-técnicos picaretas.

73s
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O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.