Seguidores

sexta-feira, abril 21, 2023

O tal diodo Schottky

 Um diodo Schottky é um tipo de diodo semicondutor que é feito de um metal e um material semicondutor de alta dopagem, geralmente silício. Ele é caracterizado por ter uma queda de tensão direta menor do que a de um diodo convencional, o que o torna mais eficiente em aplicações de comutação de alta velocidade. A principal função do diodo Schottky é permitir que a corrente elétrica flua em uma direção específica, bloqueando a passagem de corrente elétrica na direção oposta, seria tipo uma válvula solenóide, só que elétrica. Ele funciona usando uma barreira de potencial metal-semicondutor que é formada na junção entre o material semicondutor e o metal.

Quando uma tensão é aplicada ao diodo Schottky, a corrente elétrica flui através do material semicondutor para o metal, em vez de passar pela junção p-n, que é comum em diodos convencionais. Isso ocorre porque a barreira de potencial metal-semicondutor é menor do que a barreira de potencial p-n. Como resultado, o diodo Schottky tem uma queda de tensão direta menor do que um diodo convencional, o que o torna mais eficiente em aplicações de comutação de alta velocidade, na recepção do rádio PX, por exemplo.

Os diodos Schottky são amplamente utilizados em aplicações de retificação de baixa tensão, circuitos de comutação de alta velocidade, circuitos de proteção contra sobretensão e em circuitos integrados de alta velocidade. Eles são comumente usados em fontes de alimentação, sistemas de comunicação, dispositivos de áudio e em muitas outras aplicações eletrônicas.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.