Seguidores

terça-feira, abril 18, 2023

DIFERENÇA ENTRE OS CABOS: RG58 E RG6, E RG58 PARA RG213

O cabo RG58 é um cabo coaxial de 50 ohms, enquanto o cabo RG6 é um cabo coaxial de 75 ohms. Essas diferenças de impedância afetam a forma como o sinal se propaga pelo cabo e, portanto, cada cabo é melhor, ou ideal, dependendo da aplicação.

O cabo RG58 é mais adequado para aplicações de baixa frequência, como sinais de rádio e transmissão de dados. Em alguns casos ele também é usado para conexões de antena de TV. O cabo RG58 tem um diâmetro interno menor e é mais flexível que o cabo RG6.

O cabo RG6 é mais adequado para aplicações de alta frequência, como transmissão de televisão a cabo, satélite e sinais de internet de alta velocidade. Ele tem uma impedância de 75 ohms, o que significa que é melhor em manter a qualidade do sinal em longas distâncias e em altas frequências. O cabo RG6 é mais rígido do que o RG58, mas isso ajuda a minimizar perdas de sinal em longas distâncias.

A principal diferença entre o cabo RG58 e RG6 é a impedância, que afeta a forma como o sinal se propaga pelo cabo e, portanto, a escolha do cabo vai depender da aplicação; RG58 para rádio, RG6 para TV (regra).

DIFERENÇA ENTRE O CABO RG58 E RG213

O cabo RG58 e o RG213 são dois tipos de cabos coaxiais com diferentes características elétricas e mecânicas.

O cabo RG58 é um cabo coaxial de baixa perda de 50 ohms com um diâmetro externo de cerca de 5mm. Ele é frequentemente usado em aplicações de baixa potência (em comparação com o RG213), como conexões de antena, transmissão de dados e equipamentos de laboratório.

Já o cabo RG213 é um cabo coaxial para aplicações em alta potência e/ou baixa perda por tamanhos superiores a 20 metros de comprimento, de 50 ohms com um diâmetro externo de cerca de 10mm; é grosso e ruim de manusear. Ele é mais pesado e mais rígido do que o cabo RG58, o que o torna mais adequado para aplicações que exigem maior resistência mecânica e durabilidade com exposição ao tempo, como em aplicações militares e industriais.

Outra diferença significativa é que o RG213 tem uma impedância característica de 50 ohms mais precisa do que a do RG58, o que significa que ele é capaz de suportar frequências mais altas e perdas de sinal mais baixas. Além disso, o RG213 tem uma capacidade de potência de transmissão muito maior do que o RG58, o que o torna ideal para aplicações de transmissão de alta potência, como em Transceptores (HF) e comunicações de banda larga.

Em resumo, o cabo RG58 é um cabo coaxial mais leve e flexível, adequado para aplicações de baixa potência, enquanto o RG213 é mais pesado, rígido e capaz de suportar maiores frequências e potências de transmissão.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.