Seguidores

quinta-feira, abril 26, 2012

Aprenda a calcular o cabo coaxial de forma simples

Olá amigos!
Nesta mesma página, o assunto de "medida de cabo coaxial" já foi deveras explicado, então vou ensiná-los de forma simples a calcular o tamanho do cabo coaxial de sua estação, seguindo uma regra bem explicativa, de forma que jamais esqueça.

A radiofrequência, mais conhecida como RF, viaja no espaço na velocidade da luz, que é de 300.000 km/s ou seja, trezentos mil quilômetros por segundo; rápido pra caramba.
Nos cabos coaxiais esta velocidade não é a mesma, ela muda de acordo com o material utilizado pelo fabricante do cabo, viajando em velocidades bem diferentes.
Esta velocidade também muda se o cabo for novo ou velho (velho com mais de cinco anos de exposição ao tempo). 
Enquanto o cabo é novo, vale as especificações do fabricante. Nos cabos com mais de cinco anos, é necessário um equipamento analizador de antenas para fazer a diagnose, e claro, refazer as medidas, senão quem perde é sua Estação. Não existe esse papo ignorante de que cabo não tem medida, cabo tem medida e antena tem medida. Quando você utiliza um analizador de antenas, ele acusa a perda, dbm, dbrl, dbi, etc... que está diretamente ligado à qualidade da linha de transmissão, e o cabo faz parte desta linha.
Vamos partir da premissa do fator de velocidade do cabo, mas ninguém entende o que seria essa velocidade em percentual;
vou explicar:

Imagine que você esteja utilizando o cabo RGC213. Este cabo possui .82% da velocidade de 300.000 km/s, entendeu?
A perda dele para a velocidade de 300.000 km/s é de 18%, ou seja, se ele tem perda, necessita de medida para compensar.
Acabei de ligar para a empresa TST - Tecnologia e Sistemas de Telecomunicação LTDA. Liguei para tirar a dúvida sobre o percentual de velocidade do cabo RGC58, e fiquei feliz em saber que o fator é o mesmo do RGC13. Se me informaram errado, por favor, façam uma postagem corrigindo que refaço toda a conta.
Bem, se o fator do cabo RGC58 é de 82%, fico feliz, e sei que você também, porque é economicamente viável e normalmente não transmitimos com mais de 100 watts, então, supre nossa necessidade.

Vamos ao exemplo:
Suponhamos que você vai instalar uma antena para da faixa do cidadão, sendo a referência da faixa em 27.000 MHZ. Você não pode calcular para 27.205, nem para 27.215. Deve ser calculado para 27.200 ou 27.210, mas vamos ao exemplo citado acima, 27.000 para facilitar.

Vamos supor que necessite de cerca de 20 metros de cabo RGC58, do rádio até o conector da antena.
O fator de velocidade de RF no cabo, para o RGC58 é de 0,82
A média da frequência que utilizaremos é de 27.000MHZ

Vamos ao cálculo:
Múltiplo 1/2 onda = (300.000/ [2 x 27.000]) x 0,82
Muita gente não sabe fazer esta conta, mas vou ensiná-los, pois aqui não há espaço para soberba. Se eu estiver errado, me corrijam por favor, pois não sou tão bom em matemática assim.

Temos que resolver primeiro o que está dentro do colchete, então vamos lá.
Temos 2 x 27.000 = 54.000 (não esqueça de devolver os 3 zeros subsequêntes)
Vamos lá, continua dentro do colchete os 300.000 com sinal de barra, que é o mesmo sinal de divisão. Então é 300.000 dividido pelo valor de 54.000.
300.000 / 54.000 = 5.55 (e um monte de cinco que você pode ignorar) e este resultado, 5.55 multiplicamos por 0,82 que é o fator percentual de velocidade do cabo, que dará o resultado = 4.551
Ou seja, 4 metros e cinquenta e cinco centímetros e um milímetro.

Então você precisa de 20 metros em média, certo?
Vamos lá outra vez.
(20 metros / 4.551)= 4.394 (20 metros "dividido" por 4.551)= 4.394

Como não podemos ter múltiplos fracionados, arredondamos para 4 ou 5.
4 múltiplos de 4.551m = 18.20,4 dezoito metros, vinte centímetros e quatro milímetros
5 múltiplos de 4.551m = 22.75,5 vinte e dois metros, setenta e cinco centímetros e cinco milímetros

Se você utilizar esta fórmula, vai encontrar diversas medidas de cabo para diversas frequências, basta fazer como pede o enunciado.
O que você vai fazer é o seguinte:

Multiplo de 1/2 onda = (300.000/2x[FREQUENCIA]) x FATOR VELOCIDADE

Eu podia ter usado a frequência de 27.400, mas não surgiu esta idéia, e o resultado não seria tão diferente, mas tente fazer utilizando esta regra, utilizando calculadora, papel e caneta, assim serve como exercício de fixação.
Atualização:
Para cabos com 60% de malha (antigos), vale a regra acima, mas para cabos com 90% de malha, não necessita medida.
Grande abraço a todos e bons DX's!!
73

8 comentários:

gilmar da capital da musica disse...

Andre parabens pelo topico vai ajudar muita gente sem nosao icrusivel eu e o seguinte Andre na minha cidade eu so encontrei o RG58 e presiso esatamente desta medida.Agora a pergunta e sao 20 metros ou 22,75,5 milimetro estou voutando no px mas repparei que por aqui a faixa esta morrendo. se vc puder me ajudar com esta duvida,vc esplicou direitinho so que minha cabeça na funsiona muito bem

gilmar da capital da musica disse...

Parabens pelo topico vai ajudar muita gente sem nosao encrusivel eu e o seguinte Andre ta tudo bem esplicadinho e eu presiso esatamente desta medida,aqui na minha cidade eu so emcontrei o RG58.a minha pergunta e sao 20 Metros ou 22,75,5 estou voutando no px mas reparei que por aqui a faixa esta morendo. se vc puder tirar esta duvida nao e gozaçao nao viu ANDRE e que devido ums problemas de saude eu tenho sertas dificuldades para comprende as coisa des de ja agradeso

Unknown disse...

boa tarde,andre,segui o seu calculo e fiz as contas certinho,no meu caso eu preciso de 7,00 mts de cabo,entao multipliquei 7 mts por 1,539 que foi o resultado da conta que fiz,e deu 1,539 ,multipliquei por 4 ainda nao deu,entao multipliquei por 5 e deu 7,695 mts,esta correta essa conta?desde ja agradeço pela informaçao e te dou os parabens pela iniciativa,obrigado.

Iron disse...


Olá André - Parabéns pela a iniciativa. Olha não tenho certeza, mas o fator de velocidades dos cabos RG-58 E RGC-213 são diferentes:=- Tenho aqui estas informações: FATOR DE VELOCIDADE DO RG-58 = 0,67 - e do RGC 213= 0,82. - Valeu

Jefferson disse...

É isso mesmo

Unknown disse...

Por favor.
Dentro desse cálculo qual seria a medida mínima que posso cortar o cabo.
Desde já agradeço.

Unknown disse...

Boa noite.
Estou pretendendo instalar um PX no meu carro, então tenho duas dúvidas.
1 - Essa conta é a mesma para estação móvel (carro)?
2 - Por que você usou na formula o valor 1/2, tenho lido a respeito de PX e diz que a antena tem que ser 1/4 de onda. Pode me explicar cada um?
Desde já eu agradeço.

Unknown disse...

bom dia a todos, as informações sobre fator de propagação dos cabos estão corretas,
temos cabos, RG 58 e RGC 58; RG 213 e RGC 213,
cabos RG 58 ou RG 213, não tem o vivo rígido, logo o fator de 0,67 serve para os dois.
Porém, os cabos RGC 58 e RGC 213 tem o vivo rígido, logo esses terá fator de 0,82. O segredo esta na letra C.

Marcos Sindra
PU4kim
PX4h4546

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.