Seguidores

quarta-feira, julho 06, 2011

Quem vai consertar meu rádio?











Se você tem um rádio que aparentemente não faz DX com facilidade não se desespere, não é o único.
Os rádios são feitos em linha de montagem e a aferição final é feita às pressas portanto, é normal que tenha 8 rádios iguais e apenas um se destaque pela facilidade em contatos a longa distância.
Por isso você tem saudade "daquele rádio" que você vendeu e jurava que era melhor (a maioria é a mesma coisa)...
Abrir potência e abrir áudio qualquer açogueiro faz, alinhar o equipamento é outra história.
É necessário osciloscópio, wattímetro, carga fantasma, frequencímetro, gerador e injetor de sinal, etc... Sem estes equipamentos "e experiência" o técnico pode até fazer um bom trabalho, mas nunca ficará perfeito.
Abrir potência simplesmente não quer dizer que o rádio está transmitindo 'aquela potência', é necessário que o osciloscópio verifique a onda senoidal da transmissão para assegurar que a potência indicada não esteja acompanhada por espúrios (espúrios causam TVi, causam alteração na qualidade do áudio e impede contatos a longa distância).
Após os ajustes finos no osciloscópio, a potência deve ser ajustada na carga fantasma. Costuma haver necessidade de substituição de alguns componentes. Em seqüência o frequencímetro assegura que o rádio esteja transmitido na freqüência certa.
Este ajuste deve ser verificado e efetuado, independente se o seu rádio possui ou não frequencímetro integrado.
No final, o injetor de sinal permite que o técnico reajuste os tanques de entrada e isto melhora de forma significativa o sinal recebido.
Tome cuidado na escolha do técnico.

10 comentários:

Anônimo disse...

Alemão, tudo bom?
Conhece algum técnico de confiança aqui no Rio de Janeiro que possa me indicar?

Claudio Alberto
Campos dos Goytacases

André Luiz disse...

Oi Cláudio, tudo bem sim, espero que esteja tudo 100% com você.
No Rio de Janeiro eu conheço o Antônio do Méier, nele eu confio.
(21) 25940777 - Residencial ativo nos horários entre 15 horas até as 24 horas

Anônimo disse...

Alemao, vi que voce consertou alguns rádios, e vi tambem que muita gente fala bem do seu serviço. Poderia fazer o serviço de chucrutamento de áudio e canais no meu vr9000?

André Luiz disse...

Desculpe amigo.
O único serviço que faço atualmente é o PowerMaxi. (Sistema de resfriamento do equipamento por ventilação forçada) Ou suporte para 2 ou mais rádios, mesmo assim, não sou eu quem faz, é o amigo Popó, eu só cuido da divulgação e distribuição.
Fiz sim alteração em pouco mais de 300 rádios pelo Brasil, mas meu objetivo é atuar em outra área (área de saúde), então deixo este serviço a encargo de outros companheiros que já estão no ramo, senão fico com pouco tempo para estudar.
Não sei em qual Estado do Brasil você está, mas garanto que vai encontrar um profissional competente para tal.
73s

Anônimo disse...

Alemao, poderia me ensinar o esquema de chucrutamento da câmara de eco do vr9000 como está no vídeo do you tube?

Lindomar

Águas de Lindoia SP

André Luiz disse...

Lindomar
não.

Anônimo disse...

Olá Alemão, sou de Valença/RJ, ouvi dizer que tem técnico em JF de rádio px, eu estou com VR 95 com defeito, sabe se tem mesmo ai um técnico e dados para contato com o mesmo? Forte 73/51!!! Alex - Gavião Negro - Px1w6568

Unknown disse...

Gostaria de saber também se tem algum técnico em JF
Abraços
Bruno Fernandes
PX4H1241

André Luiz disse...

Bruno Fernandes

Tem sim, serve este que vos fala?
3218 4652

Unknown disse...

Bom dia conhecê algum no estado de Goiás ou mato grosso??

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.