Seguidores

sábado, fevereiro 26, 2011

Canais 45 e 55 são canais internacionais?


Recordar faz bem...
Segundo a legislação brasileira, não há nada que obrigatoriamente determine que o canal "X" ou canal "Y" possa ser chamado de canal de chamada internacional. O Rádio do Cidadão, também conhecido como PX, é o serviço de radiocomunicações de uso compartilhado para comunicados entre estações fixas e/ou móveis, realizados por pessoas físicas, utilizando o espectro de frequências compreendido entre 26,96 MHz e 27,86 MHz. Esse serviço tem como objetivo proporcionar comunicações em radiotelefonia, em linguagem clara, de interesse geral ou particular; atender a situações de emergência, como catástrofes, incêndios, inundações; epidemias, perturbações da ordem, acidentes e outras situações de perigo para a vida, a saúde ou a propriedade; e transmitir sinais de telecomando para dispositivos elétricos.

APENAS NO BRASIL são disponíveis dos canais 01 até o canal 80, portanto, TODOS os demais países operam clandestinamente nas frequências acima do canal 40 - 27.405. Portanto, legalmente (LEI), os brasileiros só podem falar entre si, compreendendo como ilegais contatos DX, internacionais, uma vez que as Estações precisam ser legalizadas entre si.

Vamos voltar no tempo... 
Uma questão de bom senso...
Nos anos 80, como existiam poucos rádios com mais de 23 canais, convencionou-se apenas o uso de Amplitude Modulada dentro deste espectro, até o canal 23, e os colegas que possuíam equipamentos com maior quantidade de canais usufruíam o modo SSB acima dos 23 habituais, justamente para não causar atrito com usuários que porventura não tinham acesso à esses equipamentos.
Naquela época adquirir produtos e equipamentos de rádio era muito complicado, custo elevadíssimo, pouca opção, e o usuário era refém de poucos importadores. Então, voltando ao assunto, convencionou-se não usar SSB abaixo do canal 24 para que o espectro fosse harmonizado. Isso é um exemplo de "acordo de cavalheiros", mas não é lei, e esse acordo é algo meio que não discutido entre os usuários, é tácito, implícito, um costume intocado, indiscutível, motivo pelo qual foi esquecido com o passar dos anos.
Acredito que qualquer assunto deva ser debatido.

Compreendido o quesito acima, que haja um acordo de cavalheiro,  você acha certo o que o Alemão de Campina Grande fez ou faz?  (Agora ele se mudou para Minas Gerais - Sul de Minas)
Não quero induzir sua resposta, de jeito nenhum, preste atenção nisso, mas você deve entender que o que você acha, ou o que eu acho,  é apenas "um" ponto de vista entre muitos, e a "pessoa dele", do Alemão de Campina Grande não me cabe julgar, porque nada tenho contra ele como pessoa, embora não concorde com essa pitimbação que ele faz. Entende o que estou dizendo?
Uma pessoa pode gostar de você e ao mesmo tempo discordar de alguns hábitos que você tem, como fumar, xingar, etc..., isso é absolutamente normal.
Por outro lado, qual seria o acordo de cavalheiros para quem frequenta o canal 05 e escuta muitos palavrões?
São muitos usuários que fazem isso todos os dias, e ninguém sai por ai perseguindo os "mau canudos" que matam a gente de vergonha e poluem as frequências com suas besteiras. É claro que não são todos, assim como não são todos que pitimbam com os Argentinos, e não são todos os Argentinos que pitimbam com os brasileiros. A gente tem que perder essa mania de querer crucificar alguém para se sentir bem.
Acredito que o respeito é uma via de mão dupla, independente do hobby, do segmento, do esporte, e não estamos falando aqui de algo sério, pelo contrário, é algo tão idiota que chega a ser divertido. Quantas e quantas foram as vezes que fui xingado por Argentinos... já perdi a conta, e já sabe como é... e eu sei que não são todos assim, pois muitos outros me trataram muito bem.

O que penso sobre os Argentinos?
São tão sofredores como nós, que pagamos impostos altíssimos e vivemos à margem do mínimo, e assim como qualquer outra nação, são também nossos irmãos; e brasileiros adoram fazer compras por lá.
Eu acredito que você entendeu.
Quem não tem defeitos, que atire a primeira pedra.
73s

41 comentários:

Rodrigo disse...

Belo post...

Se não existe na legislação, acabou...

Mas tem gente que é assim: Reclama da legislação, que não pode isso e nem aquilo... Depois fica INVENTANDO mais regras...

Ah, vão catar coquinho na descida...

Anônimo disse...

Já fui chingado por Argentinos quando estava contactando minha familia na Espanha, é realmente uma vergonha!
Argentinos além de ruim de bola são mal educados.

Anônimo disse...

Também já fui ofendido inúmeras vezes pelos "hermanos".
Não culpo o Alemao da Paraíba.

Juarez
Rio de Janeiro RJ

Anônimo disse...

Esse Alemao da Paraiba é gente fina, ja falei muito com ele.
Não o escuto faz tempo.

Leonardo Freitas
São Paulo SP

Anônimo disse...

Olhe concordo em partes ,sim, que os argentinos são mal educados.
Quanto aos canais 45 e 55,como acordo de cavalheiros,deveriam ser respeitados,o mundo inteiro chama dx neles,pq nós brasileiros somos diferentes,nestes casos somos piores que os argentinos,pois eles respeitam.
Agora o Alemão da Paraíba é um IDIOTA,consegue estragar até QSO Local,vc que não coruja,que é a primeira coisa a se fazer quando liga o radio,o FDP fica rodando canal e falando em cima de rodadas que já estão na QRG,ninguém é dono de QRG porra nenhuma,porém deve-se respeitar quem chegou primeiro,se ele quer falar que peça oportunidade e não fique falando as MERDAS de sempre em cima de outras pessoas,inclusive de quem ele copia lá na Paraíba.

Anônimo disse...

Me amarro no Alemao, é gente fina pacas.
Um viva ao Alemao da Paraiba!

Anônimo disse...

Aqui na 5ª Região(SC)temos um Grupo de PX e VHF, e nosso presidente entrou em contato com a Anatel/SC sobre este dilema do 55, e a Anatel foi bem clara. NÃO EXISTE CANAL INTERNACIONAL,E "ACORDO DE CAVALHEIROS"jamais se irá se sobrepor à lei brasileira.Concordo com a maioria das opiniões;O ALEMÃO PX7C2236 É GENTE MUITO BOA, e está fazendo o que muita gente queria fazer e não teve coragem. O litoral catarinense está contigo ALEMÃO !!!

Anônimo disse...

O Alemão "da Paraiba" não está fazendo nada de errado.
Ele está de acordo com a legislação, e o que manda é a lei, o resto é achismo.

Seabra
Rio de Janeiro RJ

CHICÃO = SÃO GONÇALO/RJ. disse...

TAMBÉM ESTOU COM A MAIORIA, OU SEJA, ESTOU COM O ALEMÃO E NÃO ABRO.
DX PODE SER FEITO EM QUALQUER QAP. QUER DIZER QUE ACORDO DE CAVALHEIROS SUPERA AS NOSSAS LEIS E NOSSOS DIREITOS ?
ESTE MAU COSTUME DEVERIA TER SIDO CORTADO A MUITO TEMPO.SERIA ÓTIMO PARA O RADIOAMADORISMO BRASILEIRO,SE HOUVESSEM MAIS "ALEMÃES " !!!
CHICÃO = SÃO GONÇALO/RJ.

Zeca_PR disse...

Até bem pouco tempo atrás eu achava que os canais 55, 45 e 30 fossem de chamada internacional, quem me disse isso foi um velho radioamador daqui na cidade. Inclusive no video do teste de recepção do meu CCE8000 que postei no site do youtube eu coloquei isso erradamente então.

Infelizmente não salvei o projeto original do video, mesmo assim vou ver se posso retirar os dizeres.

Anônimo disse...

Você não cometeu nada errado, apenas não sabía.
Olha o novo post com a discrepância de canais.
Quando a gente acha que sabe tudo, o Alemão (não o da Paraíba) surge com uma novidade hahahahaha
Esse Alemão é foda.

Hernesto de Oliveira
Natal RN

Anônimo disse...

Por que não respeitar esse "acordo" e deixar esses dois canais para chamadas DX? Temos 80 canais e vamos brigar por 2? Que custa? Se o mundo inteiro assim faz por acordo de cavalheiros, por que não fazer o mesmo? Radio é para amizade, nacional ou internacional, e DX é maravilhoso, todo mundo deveria tentar mais vezes fazer contatos a longa distância. O verdadeiro radioamadorismo se faz assim.

André Luiz disse...

A questão é bem simples, todos nós temos o direito de ter nossa opinião e expressá-la de forma clara, nossas opiniões podem ser contrárias, podemos cada um torcer para times diferentes, ter gosto por mulheres diferentes, cores diferentes, gostar de carros diferentes, mas impor nossas idéias é um contrassenso.

Eu não sou a favor do xará Alemão proceder desta forma, sou a favor da paz, mas ele tem respaldo legal, sendo assim, o que eu penso, acho ou sinto, morre na praia, pois nada que eu faça é capaz de mudar isso, compreendem a coisa?

Eu acredito que o problema não é o Alemão da Paraíba, somos nós, pois temos 80 canais a disposição e ficamos presos a 2, o 45 e 55, então acho que vale a pena refletir. É o Alemão que deve sair do 55 ou nós que devemos explorar outros 79 canais?

Bom senso não faz mal a ninguém.

ELÍDIO - MOCOCA/SP. disse...

EU TAMBÉM APÓIO O ALEMÃO DA PARAÍBA.PRIMEIRO PORQUE O CONHEÇO PESSOALMENTE, E É UMA PESSOA MARAVILHOSA.HUMILDE,PRESTATIVO E AMIGÃO. E DEPOIS, TAMBÉM O APÓIO PELO FATO DE UMA MEIA DÚZIA DE PESSOAS QUE USAM O 55, NÃO TEREM UM PINGO DE EDUCAÇÃO E BOAS MANEIRAS PARA TRATAR OS OUTROS. EU FUI LÁ UMA VEZ,E ME XINGARAM.SABE O QUE EU FIZ ? PASSEI A IR LÁ TODOS OS DIAS FALAR COM O ALEMÃO)O DA PARAÍBA). TALVEZ,SE ESTES PRETENSOS DONOS DE "CANAIS INTERNACIONAIS" TIVESSEM EDUCAÇÃO E RESPEITO PELOS SEMELHANTES,QUEM SABE AINDA EXISTISSE PAZ NO 55 ? ALEMÃO(AGORA É COM OS DOIS, O DA PB E DE MG),ESTOU COM VOCES HAJA O QUE HOUVER. E,MINHA CIDADE TAMBÉM OS APÓIAM !

DANIEL=PX5D8773=SC. disse...

JÁ CHEGUEI A UMA CONCLUSÃO SOBRE TODA ESTA POLÊMICA EM TORNO DO ALEMÃO(DA PARAÍBA).
SABE O QUE ACONTECE ? OU QUEM FALA MAL DELE, MORRE DE INVEJA DO CARA, OU É UM DESOCUPADO QUE DEVERIA PROCURAR ALGO DE ÚTIL PARA FAZER.
TAMBÉM ESTOU COM ELE !!!!

Anônimo disse...

O Alemão que não é o de JF, foi cassado, tendo seu indicativo cancelado, não por falar no canal mais sim pelas ofensas e ameaças.

Anônimo disse...

http://sistemas.anatel.gov.br/easp/Novo/ConsultaIndicativo/Tela.asp

consulte: PX7C2237


O último post não condiz com a verdade,

CARLOS ALBERTO disse...

Os canais de chamadas internacionais sempre foram respeitados, porem o alemão px7c2236 comecou a fazer rodada, o sujeito é chato, já o corujei xingando uma mulher argentina de vadia.

Allan... disse...

O Indicativo do Alemão (Da Paraiba ) Não Existe...Estou Na faixa do cidadão desde os 16 anos..Mas me lembro de coisas de muito antes de eu começar no radio....Sempre que eu ia na casa do meu tio o Polaco Aqui de morretes PX5G1846 eu escutava ele prozeando com o Alemão...E sim A alguns Anos atraz ele era muito gente boa e educado...Mas desde 2008 pra ca sempre que eu copiava ele em aguma frequencia idependente do canal 55 ou qualquer um outro ...Ele se achava o dono da canaleta...Chingava meio mundo sem razâo tanto gente de fora quanto gente aqui do Brasil mesmo...Intão ao meu ver o Alemão (Da Paraiba ) e um cara meio errado....Não que sejamos Certos...Mas ele pede pra que o povo chingue ele...Ele nunca me falto com respeito todas as vezes que falei com ele me contestou educadamente e batiamos um bom papo...Mas teve uma vez que eu achei um absurdo umas coisas que ele estava falando que tive que adentrar na frequencia e bater boca com ele ...Conclusão que ele sai da QRG vai ver por que viu que o que eu falei estava certo...Bom um 73 a todos de PX5G7476 PU5MPI Morretes-PR

Anônimo disse...

Negativo Allan, o indicativo do Alemão da Paraíba existe sim, é PX7C2236 e está à pleno vapor.

Fico triste com o fato de alguém, a exemplo você, que foi bem tratado pelo cidadão citado, chegar neste fórum e falar mal do cara de graça, como se tivesse direito de atacá-lo. Realmente isso me chateia, pois segundo a legislação vigente, ele está certíssimo. Não existe nenhum canal especial para chamada internacional segundo a Anatel, órgão máximo, portanto, é ponto final na questão.

O mal do mundo se chama números... somos guiados por números, por maioria, e a maioria que utiliza a Faixa do Cidadão se encontra fora das normas técnicas para usufruto da radiofrequência; na verdade desconhecem completamente a legislação, e é justamente isso que abre espaço para que neófitos infelizes vomitem em seus canais do youtube a quantidade de baboseiras que assistimos.
Isso sim é lamentável, e se o Alemão da Paraíba decidiu sair do rádio, tenha certeza absoluta que NÃO FOI PORQUE VOCE FALOU.
Ele tem opinião própria, tenha certeza.

Anônimo disse...

Esse Alemão vai ficar um bom tempo fora do ar soube que ele andou pertubando alguns radio amadores aqui na Paraiba e acabou levando um cacete, a familia dele se reuniu e pediu pra ele tirar a estaçã, alemão foi aposentado da caixa econômica por assediar uma estagiária menor de idade que ele tentou estrupar anos atras, ,ningeum gosta dele aqui na Paraiba, uma verdadeira vergonha.



Reno
PR7RBA
Cajazeiras-PB

André Luiz disse...

Respeitamos seu ponto de vista, embora não concorde.

Junior PR7AP disse...

Alemão é uma verdadeira Vergonha para Nós Radio Amadores da Paraiba, em todas as ferias, encontros que vamos, sempre alguem vem comentar mal do alemão, na ultima fenarcom um colega do rio grande do sul tinha um video do alemão xingando dizendo que os gauchos eram todos ladrões, Eu já o curujei alemão na banda de vhf fazendo bagunça na frequencia de policia militar do estado da Paraiba, Alemão já usou meu indicativo uma vez em 10 metros para xingar radio amadores Portugueses, com relação a Polemica do Canal 55, falar pode se falar, porem é etico respeitar o acordo de cavalheiros chamar e indicar uma frequencia como existe em diversas frequencias nas bandas de radio amadores.

73,

PR7AP

JUNIOR
GUARABIRA-PB
pr7ap@hotmail.com

ISMARIO PY2BI disse...

Já ouvi o Alemão da Paraiba Operando em 10 Metros usando indicativo de colegas do estado do Paraiba e xingando colegas de Portugual dizendo que em Portugal só tem ladrão que roubaram o Ouro dos Brasileiros, Rena PR7RBA de Cajazeiras sofreu muito com o Alemão, alemão espalhou falso qtc dizendo que o Reno tinha falecido, pra mim é um verme que precisa ser estripado das bandas ugentemente.

PY2BI
ISMARIO

Unknown disse...

Estas frequências que os "freebanders" (vulgo piratas) convencionaram para fazer DX nãotem amparo na normatização Brasileira, na realidade desconheço ainda quaisquer países que permitam canalização e potência par ao BRASIL, inclusive que cite o contato além fronteira (aqui não estamos habilitados a realizar contato com estações não autorizadas (se não me engano rdc 80?)... freebanders não são autorizados nem em seus países de origem. Você se recorda do FT 101 que vinha originalmente (de fábrica) com cristal para trabalhar em 11 m? Acho que isto contribuiu muito para instigar a pirataria... Abraços

RONALDO REIS disse...

Ola Amigos vendo o site vi um assunto polêmico envolvendo o Ciro Ribeiro Neto ou Alemão de Campina Grande como é conhecido internacionalmente, Alemão para mim é um verdadeiro Psicopata pessoa portadora de uns transtorno metal de personalidade, anos atrás o pessoal do estado vizinho da Paraíba me ligou reclamando que eu estava fazendo mal uso de umas das repetidoras da Paraíba, para xingar outros operadores, usar termos chulos e etc, na época informei que minha estação de vhf era bastante precaria que eu não tinha condições de acionar repetidoras de Campina Grande, 2 semanas depois recebi um audio gravado por um radio amador do interior da Paraiba, aonde alguem utilizando do Indicativo de PS7AB,chamava um operadora PU da paraiba de "PU OTARIO " e dizia para ele estudar que no dia que ele fosse classe A eu poderia atender ele,de posse do Audio descobrimos que o audio era do tal Alemão PX7C2236, depois soube que ele certa vez entrou na frequencia da PM da paraiba e deu meu indicativo dizendo que o carro que eu estava tinha capotado, tudo isto usando meu indicativo, levei o audio até a anatel em Natal aonde entraram em contato com a Anatel da Paraiba, tempo passou nada foi feito, depois através de um Policial Federal descobrir que o Alemão tem um histórico de problemas quando foi funcionário da caixa econômica federal,teve uma serie de problemas lá aonde foi aposentado por problemas mentais, Alemão é um sujeito manipulador, quem não o conhece cre que o mesmo seja uma excelente pessoa, ele sempre se faz de vitima de ferido e etc, inventa historias que está com cancer e etc, mas quando tem a oportunidade de fazer balaio ele faz, é comum ele ir as bandas amadoras, normalmente 10 metros e usar o indicativo de outros colegas que lhe criticaram como vigança e sair xingando radio amadores principalmente portugueses e argentinos pelo qual o alemão tem uma empatia.

73

a todos

RONALDO REIS
PS7AB
NATAL-RN

ALBERTO COELHO disse...

Podemos classificar o Canal 55 o dx no Brasil em 11 metros em duas fases, Antes de Alemão e Pós Alemão, antes conseguíamos fazer dx sem sermos perturbados,depois entrou esse alemão, cansei de ouvir aqui em Manaus, Alemão xingando colegas Argentinos, Portugueses e etc, Alemão já descriminou colegas aqui do Amazonas chamando-os de Índios,segundo eu soube de colegas px de campina grande, Alemão foi cercado na saida dos correios aonde tomou uma vela surra de uns px lá da Paraiba que ele costumava modular em cima do pessoal,eu creio que temos que respeitar o acordo de cavalheiros,porem nem só no px tem lunaticos, no radio amadorismo tem um doente mental em Belém do Pará, tal de Ewerton PY8AA, o cara roubou o indicativo da Labre só de Sacanagem, pois a labre do Pa passava por dificuldades financeiras.


Atenciosamente

ALBERTO COELHO
PP8AL
pp8al@hotmail.com

Anônimo disse...

não existe canal internacional, a legislação é clara. Não é possível que esse povo é tão alienado assim rsrsrs

Taciano
Belo Horizonte MG

PAULO CARIOCA PX5D-2870 disse...

A Questão não é existir o canal de chamadas internacionais e sim, um acordo de cavalheiros que sempre foi respeitado sou px desde da década de 80 e isto sempre foi respeitado, vi muitos comentários ai sobre alemão, eu não tenho nada contra ele, mas já o corujei em diversas oportunidades tanto fazendo rádio serio como também pitimbando as frequências, teve uma época que ele para o canal 48 aonde tinha uma rodada em Rosário Argentina aonde Alemão passava a tarde inteira a xingar os hermanos.muitos colegas daqui reclamam de alemão , já pesenciei alemão xingando alguns colegas da cidade porem comigo ele nunca procurou confusão.

PAULO CARIOCA
PX5D-2870

Anônimo disse...

Façam um acordo de cavalheiros e todos juntos passem o sinal vermelho. Pode?

Se um pode, o outro pode também, afinal, é um acordo entre cavalheiros.

Taciano
Belo Horizonte MG

GETULIO VIAMÃO-RS disse...

Lamentavel ter gente que ainda defende alemão, eu fazia dx ali no 55, quando menos esperava entrava alemão sobre modulando tudo fazendo qrm, uma verdadeira baderna, o cara que é favor de alemão pra mim, é gente da mesma raça dele um sujeito chato mentiroso, pisicotico, gosta de se fazer de vitima quando ameaçado, disparta telefonemas, amigos me contaram que ele tomou umas belas cacetas lá na Paraiba por ter metido com pessoal de lá, o que falta entrar na cabeça de muitos é que o 55 sempre existiu não na legislação mas como um acordo de cavalheiros e sempre foi respitado, porem o tal alemão começou a faze qrm nesse canal e virou zona.

GETULIO
VIAMÃO-RS
3 REGIA DO BRASIL

Anônimo disse...

Meu amigo, eu defendo a legislação, não estou nem ai para esse tal de alemao, e não estou nem ai para o que você pensa.
Ambos estão ERRADOS!

Taciano
Belo Horizonte MG

André Luiz disse...

Aee galerinha, boa noite!

DIAS PX9D2120 disse...

Alemão é uma verdadeira praga do Egito.


DIAS
PX9D2120

DIAS PX9D2120 disse...

Ontem a noite alemão estava perturbando no canal 45 chamando os bolivianos de passa fome, isto é conduta de um operador ?

Anônimo disse...

Ainda continuam a confundir Legislação com Ética?
Passar sinal vermelho em acordo?
Sinal vermelho, por lei, é PROIBIDO!
Falar no 45, 55 ou qqer canal que seja, é PERMITIDO!
A questão acima não tem nada a ver com farol vermelho!!
Ética operacional!!
Acordo entre os operadores, não precisa LEI! É puramente uma questão de EDUCAÇÃO e ÉTICA!
Será que alguém aí tem um pouco mais de BOM SENSO??
Leiam sobre ÉTICA!

Lamentável...

Anônimo disse...

Boa....aí está o cerne da questao. A visão legal e a visão etica....disse tudo. Sem mais...

Anônimo disse...

Bom, como em todo setor na vida tem o bom e o ruim, e entre 2 povos de "culturas" tão distintas não poderia ser diferente, por isso como via de regra eu não generalizo nada na vida. Quanto ao 45 e 55 sempre foram frequências de chamada internacional dos 11 metros, agora se está previsto ou não na legislação, eu aprendi assim, e quando a propagação permite sempre chamo no triplo five, minha opinião é essa. sucesso para o blog André!

73,

PX2C1963
PU2SLH

Anônimo disse...

Eu sempre usei esses canais somente para chamada depois migrava para outra frequencia só sei de uma coisa devemos usar o bom censo um 73 atodos Py3 iv Bagé rs

Unknown disse...

Opa!

Oficialmente os canais 45 e 55 não são canais de chamada internacionais.
Porem, existe um acordo e cavalheiros entre a maioria dos operadores CB onde nomearam estes canais como sendo de chamada internacional.
Da mesma forma que ha uma um consenso do canal 5 ser dos cargas pesada, acordo para se evitar transmitir em SSB abaixo do canal 24, etc...

Na realidade não podemos obrigar ou hostilizar ninguém que esteja usando o canal 55, por exemplo, afim de que mudem de frequência. Eu, particularmente, quando estou tentando algum DX, apenas informo a quem esteja fazendo QSO da existência deste acordo de cavalheiros, e peço que, não havendo objeção, que mude para outro canal. A maioria entende e atende ao pedido.

Em tempos de propagação aberta é muito difícil manter um QSO no 55 ou 45.
As estações estrangeiras, em especial da Europa, chegam com sinais muito fortes e atrapalha muito a tentativa de QSO.

PY4KP disse...

Ontem o tal alemão estava em 10 metros como PU4ECK xingando radioamadores argentinos.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.