Se você está se perguntando o que o mar pode fazer com as ondas de rádio de 27 MHz, vou te explicar e ainda te ensinar como fazer os cálculos envolvidos.
Basicamente, o mar pode afetar a propagação das ondas de rádio de várias maneiras, dependendo das condições do ambiente. A temperatura e a salinidade da água, por exemplo, podem mudar a direção e a intensidade do sinal de rádio, enquanto a superfície do mar pode "refletir ou absorver" as ondas, isto é, pode ajudar ou atrapalhar, não é engessado.
Mas como fazer os cálculos para entender melhor como isso funciona? Vamos lá:
Refração:
Para calcular a refração das ondas de rádio, é preciso conhecer a temperatura e a salinidade da água. Quanto maior a salinidade, maior a refração. Por exemplo, se a temperatura da água é de 20 graus Celsius e a salinidade é de 35 partes por mil, a refração será de cerca de 2,2 graus.
Absorção:
Para calcular a absorção das ondas de rádio, é preciso levar em consideração a frequência do sinal e a condutividade elétrica da água. A absorção é maior em frequências mais altas e em águas com maior condutividade elétrica. Por exemplo, a absorção de um sinal de rádio de 27 MHz em água do mar com condutividade elétrica de 5 Siemens por metro pode ser calculada usando a fórmula: Absorção (dB/km) = 0,0173 x F^2 x C, onde F é a frequência em MHz e C é a condutividade elétrica em Siemens por metro. Nesse caso, a absorção seria de cerca de 2,3 dB/km.
Reflexão:
Para calcular a reflexão das ondas de rádio na superfície do mar, é preciso conhecer a altura da onda e a incidência do sinal de rádio. A reflexão é maior quando a altura da onda é maior e o ângulo de incidência é próximo de 90 graus. Por exemplo, se a altura da onda é de 1 metro e o ângulo de incidência é de 70 graus, a reflexão seria de cerca de 20%.
Difração:
Para calcular a difração das ondas de rádio, é preciso levar em consideração a frequência do sinal e a geometria da área. A difração é maior em frequências mais baixas e em áreas com obstáculos naturais. Não há uma fórmula simples para calcular a difração, mas é possível usar softwares de simulação para prever a propagação das ondas de rádio em uma área específica.
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e que você tenha aprendido um pouco sobre os cálculos envolvidos na propagação das ondas de rádio de 27 MHz no mar, meu amigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário