Seguidores

quinta-feira, maio 04, 2023

O mar ajuda ou atrapalha na transmissão?

Se você está se perguntando o que o mar pode fazer com as ondas de rádio de 27 MHz, vou te explicar e ainda te ensinar como fazer os cálculos envolvidos.

Basicamente, o mar pode afetar a propagação das ondas de rádio de várias maneiras, dependendo das condições do ambiente. A temperatura e a salinidade da água, por exemplo, podem mudar a direção e a intensidade do sinal de rádio, enquanto a superfície do mar pode "refletir ou absorver" as ondas, isto é, pode ajudar ou atrapalhar, não é engessado.

Mas como fazer os cálculos para entender melhor como isso funciona? Vamos lá:

Refração: 

Para calcular a refração das ondas de rádio, é preciso conhecer a temperatura e a salinidade da água. Quanto maior a salinidade, maior a refração. Por exemplo, se a temperatura da água é de 20 graus Celsius e a salinidade é de 35 partes por mil, a refração será de cerca de 2,2 graus.

Absorção: 

Para calcular a absorção das ondas de rádio, é preciso levar em consideração a frequência do sinal e a condutividade elétrica da água. A absorção é maior em frequências mais altas e em águas com maior condutividade elétrica. Por exemplo, a absorção de um sinal de rádio de 27 MHz em água do mar com condutividade elétrica de 5 Siemens por metro pode ser calculada usando a fórmula: Absorção (dB/km) = 0,0173 x F^2 x C, onde F é a frequência em MHz e C é a condutividade elétrica em Siemens por metro. Nesse caso, a absorção seria de cerca de 2,3 dB/km.

Reflexão: 

Para calcular a reflexão das ondas de rádio na superfície do mar, é preciso conhecer a altura da onda e a incidência do sinal de rádio. A reflexão é maior quando a altura da onda é maior e o ângulo de incidência é próximo de 90 graus. Por exemplo, se a altura da onda é de 1 metro e o ângulo de incidência é de 70 graus, a reflexão seria de cerca de 20%.

Difração: 

Para calcular a difração das ondas de rádio, é preciso levar em consideração a frequência do sinal e a geometria da área. A difração é maior em frequências mais baixas e em áreas com obstáculos naturais. Não há uma fórmula simples para calcular a difração, mas é possível usar softwares de simulação para prever a propagação das ondas de rádio em uma área específica.

Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas e que você tenha aprendido um pouco sobre os cálculos envolvidos na propagação das ondas de rádio de 27 MHz no mar, meu amigo!

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.