Seguidores

sábado, agosto 06, 2011

Você sabe o que queima a saída do Rádio PX?






Vamos abordar rapidamente alguns fatores:
Descargas elétricas atmosféricas, cabos de má qualidade ou mal feitos com conexões antigas e oxidadas, soldas frias ou mal feitas nos conectores, câmbios extremamente longos, palitação, portadora negativa, roe alta, etc...
Dentre alguns exemplos citados, um outro motivo vem me trazendo preocupação, é o conector fêmea da antena acoplado aos rádios. Isso mesmo, ali onde você conecta a antena no rádio, seja ele novo ou antigo.
A qualidade daquele conector está péssima faz muito tempo, desde +- 1990. A parte interna dele, onde se acopla o conector macho da antena, com pouco tempo fica folgada, isso faz com que o rádio transmita sem contato algum com a parte "positiva" da antena, causando a queima da saída.
Não estou dizendo que uma marca de rádio "x" está assim, estou me referindo a 99% dos rádios.
Uma pequena folga justamente ali é o suficiente para causar um mal contato e queimar a saída do seu precioso rádio.
Outra coisa é a fonte com voltagem oscilando, ou acima dos 13,8 v ou abaixo dos 12 v, essa ginástica força os componentes, principalmente se o seu equipamento for antigo.
Vamos falar dos fatores internos de seu rádio.
Quando falamos em abrir potência, o leigo pensa logo que é abrir os trimpots, remover ou alterar limitador de áudio e está resolvido. Negativo!
O problema é que o SSB trabalha com pulsos de altos/baixos, proporcionando picos de potência elevados se comparados a Amplitude Modulada AM. Mas o que isto quer dizer?
Calma, o melhor está por vir.
Você sabía que aquele trimpot que "ajusta" os picos máximos de áudio (limitador) serve como proteção contra queima de saída, distorção e ROE alta em SSB?
Note que quando o trimpot limitador de áudio está atuando, a portadora em AM não retrocede, a potência do rádio em SSB é bem alta apenas onde a ROE é baixa, e nos canais onde a ROE é relativamente alta,o transistor limitador atua de acordo com a reflexão da estacionária. Isto mesmo, faça o teste agora!
A roe é alta, o rádio solta menos potência, a roe é baixa, ele solta sua totalidade.
Aliado a isso, os Rádios PX, ou Citizen Band, possuem um diodo zenner em paralelo na saída do rádio, este fecha ou diminui a voltagem do coletor ou gate a medida que a temperatura do transistor sobe, deixando-o transmitir 100% apenas quando está em temperatura adequada ou ROE baixa, ou seja, a pecinha não está ali de enfeite.
Isso responde porque seu rádio novo vai perdendo potência a medida que esquenta?
Amigo, não palite seu rádio. Estas peças estão ali com uma finalidade, deixe-as trabalhar, além do mais, faz bem para o bolso.

10 comentários:

josebet disse...

André, você diz no artigo para não "palitarmos" nossos rádios. Desculpe a minha ignorância, mas o que quer dizer o termo "palitar"?

André Luiz disse...

Abrir as tampas e futicar, fuçar.

Aer disse...

Boa noite André gosto muito de suas pastagens inclusive já tive a oportunidade de conversar contigo pelo WhatsApp mas venho por outro motivo tenho um vr94mplus um bom rádio no meu ponto de vista porém o áudio do meu Rádio e muito ruim as vezes acaba dificultando ouvir alguns amigos que cheguem com áudio que não sejam realmente fortes me parece fora de equalizacão existe alguma regulagem sem que tenha que alterar componentes para o Áudio?

André Luiz disse...

Me chama no zap, esse tópico não trata desse assunto

Unknown disse...

Olá as vezes noto que a estacionária aumenta muito mesmo após uma medição correta. O acoplador me faz perder potência?

André Luiz disse...

de repente tem sujeira nos variáveis

Unknown disse...

Andre como faço para diminuir o roe da minha antena quando vou em swr para verificar a antena o rie esta alta oq esta acontecendo?

Júnior disse...

Se eu montar a antena direto cm o prolongador sem a mola da algum problema ?

Unknown disse...

Meu amigo, comprei um rádio e veio com uma antena e cabo, mas quando ligo ele sem antenados fica mudo, e normal?

Unknown disse...

Tenho um MkII sem tocar no ptt o ponteiro do dinamik está indo no vermelho depois disso não o liguei mais até achar um feiticeiro bom por que isso acontece e ocasionou algum problema em meu rádio ?




Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.