Seguidores

terça-feira, dezembro 06, 2011

Comprar na internet tem sido um transtorno, leia abaixo:

Desde que surgiu a internet existem pessoas se aproveitando da ingenuidade de outras para lucrar, seja com vírus que roubam senhas de cartões de crédito, seja por negócios de compra e venda que a pessoa paga e nunca mais recebe.

Agora a coisa apertou para o lado do radio-operador.

Todos nós sabemos que o hobbye engloba certa confiança mútua, certa "admiração pessoal gratuita", algo que dificilmente ocorre em outro meio social, e os bandidos de plantão descobriram isso, então é chegado o momento de refletir a respeito e ter um pouco mais de maldade.

Você chega em um site de vendas e encontra seu produto, um rádio bonito e preço convidativo, começa a perguntar a respeito das formas de pagamento e o vendedor sempre gentil te responde que só aceita depósito em conta. TEM COISA ERRADA!

Então te pergunto, você conhece o cidadão para depositar qualquer valor na conta dele?
Tem o telefone da CASA dele?
Já CONFERIU?
Tem o CPF dele para depositar na conta?
É conta CORRENTE?
Exija nome completo e CPF!!!
O nome completo dele "CONFERE com o CPF"?

De certo que isso nunca passou pela sua cabeça.

Você oferece pagar o produto pelo pagseguro, mercado pago, e o sujeito NEGA, diz que SÓ VENDE POR DEPÓSITO EM CONTA, e aínda fala na maior cara de pau que "você está desconfiando dele" e que ele prefere não negociar com você. Ora bolas, voce tem algum motivo PARA CONFIAR NO VENDEDOR?

Pessoal, por favor, usem a cabeça!

Eu tenho tido inúmeras reclamações de "vendedores do Mercado Livre". O picareta abre uma conta no ML com número de telefone aparentemente fixo, mas que na verdade é Voip (Voz sobre Ip) e você acha que está ligando para um sujeito em São Paulo mas na verdade ele está lá na Bahía. Ele te passa o número de uma conta poupança, você deposita e nunca mais... nem dinheiro, nem produto.

NÃO ACEITE COMPRAR SE NÃO FOR PELO MERCADO PAGO, NÃO ACEITE COMPRAR SE NÃO FOR PELO PAGSEGURO, PAYPAL e afins.

O pagseguro, mercado pago ou paypal funciona da seguinte forma:

Você faz o depósito, o vendedor envia o produto, e só depois que voce RECEBE o produto e qualifica o vendedor que ele recebe o dinheiro, desta forma o vendedor é obrigado a andar na linha, ou não recebe o dinheiro. Digo mais, se você recebe o produto e o produto não é o mesmo anunciado, ou estiver com defeito, o PagSeguro ou mercado pago devolve o seu dinheiro assim que o vendedor recebe o produto de volta.
Use a cabeça, por favor!
Não abra mão de sua segurança.

Quem é verdadeiramente honesto, não tem problema algum em receber seu dinheiro pelo pagseguro ou mercado pago.

3 comentários:

Zeca disse...

Muito oportuno esse seu artigo, parabéns. E como tem gente desonesta assim lá no Mercado Livre. Outro detalhe que deve ser considerado:

Existem muitos anúncios de rádios onde o vendedor diz que o equipamento está 100% funcionando, etc., mas as fotos colocadas lá mostram o rádio de longe e meio que fora de foco. Fazem isso para esconder que o painel está super desgastado, que os botões não são mais os originais, etc.

Muitos anúncios de produtos sem a foto do mesmo ou a foto retirada do site do fabricante. Um exemplo típico são as câmeras fotográficas digitais, tem muito anúncio onde o vendedor pega as imagens do site do fabricante e as coloca no anúncio. O correto é o vendedor botal as fotos da câmera que está vendendo.

Tomem cuidado, muitos vendedores fazem isso porque não possuem a câmera em estoque. Eles importam e você corre o risco de ter que pagar imposto de 60% em cima.

Não tenham medo de perguntar e se om vendedor começar a se esquivar, esqueça o anúncio e parta pra outra.

Eduardo Ferreira de Souza disse...

É um tema interessante e complexo. Há anos compro e vendo pelo Mercado Livre e, por sorte talvez, nunca tive um problema realmente grave.
Claro que é importante avaliar bem o vendedor e o produto. Ver como foram as últimas negociações pois, por muitas vezes, vi que aquele rádio, supostamente muito bem cuidado e há anos com o vendedor, na verdade fora comprado como sucata ali mesmo no site, reparado às pressas e posto a venda!
A atenção tem que ser redobrada. Um dos truques mais comuns (ainda mais quando se trata de peças e acessórios de rádios é o frete. Muito cuidado com esse detalhe e sempre perguntem o valor do frete. Se o vendedor não responder, não compre! O golpe é mais ou menos assim: o vendedor põe um determinado produto que vale R$ 30,00, num leilão que começa com 1 real. O leilão já está quase para acabar e o maior lance é 2 reais e você vê um ótimo negócio, o vendedor está na sua cidade e sem perguntar dá um lance vencedor de 3 reais. Aí você descobre que o vendedor só utiliza os correios e o tal "frete" custa R$ 35,00!!!
Todo cuidado deve ser tomado mas os golpes nem sempre são tão explícitos quanto a alguém fugir com seu dinheiro. Um outro golpe muito utilizado por vendedores de produtos baratos e com muita saída é o tempo para o envio bem maior que o tempo para se qualificar o vendedor. Ocorre que nesse caso o vendedor realmente entrega o produto porém tal produto tem péssima qualidade. O vendedor é solícito, te trata muito bem e você , enquanto espera a porcaria, qualifica-o como excelente. O choque vem com a entrega!
As polícias estaduais criaram delegacias especializadas em crimes de Internet, porém, como ainda não tive nenhum caso nessa área, não sei se realmente funcionam.
Pagamentos garantidos como por exemplo o Mercado Pago são vantajosos aos compradores mas muitos vendedores sérios o recusam dada a demora em receber. Assim como quem compra quer o produto, quem vende quer o dinheiro. Eu nunca aceitei mercado pago em minhas vendas: se minha mão esquerda está entregando o produto, com certeza minha mão direita tá segurando a grana!!! Não entrego nada se o dinheiro não estiver no meu bolso. Meu bolso não é a conta do site, é meu bolso!!!
Assim entendo que pagseguro e mercado pago tem falhas e outras soluções devem ser buscadas. Não adianta facilitar para um e complicar para outro. negócio só é bom quando é bom para os dois lados.
Pela minha ótica esses sites de vendas tem grandes lucros e portanto devem se responsabilizar pela negociação: Você comprou e não recebeu, o site de vendas te reembolsa. Isso sim é o certo.

73

Anônimo disse...

Eu não me atrevo a comprar se não for pelo mercado pago. Se o Alemão está nos advertindo, e não ganha absolutamente nada com isso, creio que devemos levar isso em consideração.

Mauricio Cunha
Sorocaba SP

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.