Membros Participantes

Cadastre seu e-mail para receber novidades

terça-feira, dezembro 06, 2011

3

Comprar na internet tem sido um transtorno, leia abaixo:

Desde que surgiu a internet existem pessoas se aproveitando da ingenuidade de outras para lucrar, seja com vírus que roubam senhas de cartões de crédito, seja por negócios de compra e venda que a pessoa paga e nunca mais recebe.

Agora a coisa apertou para o lado do radio-operador.

Todos nós sabemos que o hobbye engloba certa confiança mútua, certa "admiração pessoal gratuita", algo que dificilmente ocorre em outro meio social, e os bandidos de plantão descobriram isso, então é chegado o momento de refletir a respeito e ter um pouco mais de maldade.

Você chega em um site de vendas e encontra seu produto, um rádio bonito e preço convidativo, começa a perguntar a respeito das formas de pagamento e o vendedor sempre gentil te responde que só aceita depósito em conta. TEM COISA ERRADA!

Então te pergunto, você conhece o cidadão para depositar qualquer valor na conta dele?
Tem o telefone da CASA dele?
Já CONFERIU?
Tem o CPF dele para depositar na conta?
É conta CORRENTE?
Exija nome completo e CPF!!!
O nome completo dele "CONFERE com o CPF"?

De certo que isso nunca passou pela sua cabeça.

Você oferece pagar o produto pelo pagseguro, mercado pago, e o sujeito NEGA, diz que SÓ VENDE POR DEPÓSITO EM CONTA, e aínda fala na maior cara de pau que "você está desconfiando dele" e que ele prefere não negociar com você. Ora bolas, voce tem algum motivo PARA CONFIAR NO VENDEDOR?

Pessoal, por favor, usem a cabeça!

Eu tenho tido inúmeras reclamações de "vendedores do Mercado Livre". O picareta abre uma conta no ML com número de telefone aparentemente fixo, mas que na verdade é Voip (Voz sobre Ip) e você acha que está ligando para um sujeito em São Paulo mas na verdade ele está lá na Bahía. Ele te passa o número de uma conta poupança, você deposita e nunca mais... nem dinheiro, nem produto.

NÃO ACEITE COMPRAR SE NÃO FOR PELO MERCADO PAGO, NÃO ACEITE COMPRAR SE NÃO FOR PELO PAGSEGURO, PAYPAL e afins.

O pagseguro, mercado pago ou paypal funciona da seguinte forma:

Você faz o depósito, o vendedor envia o produto, e só depois que voce RECEBE o produto e qualifica o vendedor que ele recebe o dinheiro, desta forma o vendedor é obrigado a andar na linha, ou não recebe o dinheiro. Digo mais, se você recebe o produto e o produto não é o mesmo anunciado, ou estiver com defeito, o PagSeguro ou mercado pago devolve o seu dinheiro assim que o vendedor recebe o produto de volta.
Use a cabeça, por favor!
Não abra mão de sua segurança.

Quem é verdadeiramente honesto, não tem problema algum em receber seu dinheiro pelo pagseguro ou mercado pago.
((•)) Ouça este post

3 comentários:

Zeca disse...

Muito oportuno esse seu artigo, parabéns. E como tem gente desonesta assim lá no Mercado Livre. Outro detalhe que deve ser considerado:

Existem muitos anúncios de rádios onde o vendedor diz que o equipamento está 100% funcionando, etc., mas as fotos colocadas lá mostram o rádio de longe e meio que fora de foco. Fazem isso para esconder que o painel está super desgastado, que os botões não são mais os originais, etc.

Muitos anúncios de produtos sem a foto do mesmo ou a foto retirada do site do fabricante. Um exemplo típico são as câmeras fotográficas digitais, tem muito anúncio onde o vendedor pega as imagens do site do fabricante e as coloca no anúncio. O correto é o vendedor botal as fotos da câmera que está vendendo.

Tomem cuidado, muitos vendedores fazem isso porque não possuem a câmera em estoque. Eles importam e você corre o risco de ter que pagar imposto de 60% em cima.

Não tenham medo de perguntar e se om vendedor começar a se esquivar, esqueça o anúncio e parta pra outra.

Eduardo Ferreira de Souza disse...

É um tema interessante e complexo. Há anos compro e vendo pelo Mercado Livre e, por sorte talvez, nunca tive um problema realmente grave.
Claro que é importante avaliar bem o vendedor e o produto. Ver como foram as últimas negociações pois, por muitas vezes, vi que aquele rádio, supostamente muito bem cuidado e há anos com o vendedor, na verdade fora comprado como sucata ali mesmo no site, reparado às pressas e posto a venda!
A atenção tem que ser redobrada. Um dos truques mais comuns (ainda mais quando se trata de peças e acessórios de rádios é o frete. Muito cuidado com esse detalhe e sempre perguntem o valor do frete. Se o vendedor não responder, não compre! O golpe é mais ou menos assim: o vendedor põe um determinado produto que vale R$ 30,00, num leilão que começa com 1 real. O leilão já está quase para acabar e o maior lance é 2 reais e você vê um ótimo negócio, o vendedor está na sua cidade e sem perguntar dá um lance vencedor de 3 reais. Aí você descobre que o vendedor só utiliza os correios e o tal "frete" custa R$ 35,00!!!
Todo cuidado deve ser tomado mas os golpes nem sempre são tão explícitos quanto a alguém fugir com seu dinheiro. Um outro golpe muito utilizado por vendedores de produtos baratos e com muita saída é o tempo para o envio bem maior que o tempo para se qualificar o vendedor. Ocorre que nesse caso o vendedor realmente entrega o produto porém tal produto tem péssima qualidade. O vendedor é solícito, te trata muito bem e você , enquanto espera a porcaria, qualifica-o como excelente. O choque vem com a entrega!
As polícias estaduais criaram delegacias especializadas em crimes de Internet, porém, como ainda não tive nenhum caso nessa área, não sei se realmente funcionam.
Pagamentos garantidos como por exemplo o Mercado Pago são vantajosos aos compradores mas muitos vendedores sérios o recusam dada a demora em receber. Assim como quem compra quer o produto, quem vende quer o dinheiro. Eu nunca aceitei mercado pago em minhas vendas: se minha mão esquerda está entregando o produto, com certeza minha mão direita tá segurando a grana!!! Não entrego nada se o dinheiro não estiver no meu bolso. Meu bolso não é a conta do site, é meu bolso!!!
Assim entendo que pagseguro e mercado pago tem falhas e outras soluções devem ser buscadas. Não adianta facilitar para um e complicar para outro. negócio só é bom quando é bom para os dois lados.
Pela minha ótica esses sites de vendas tem grandes lucros e portanto devem se responsabilizar pela negociação: Você comprou e não recebeu, o site de vendas te reembolsa. Isso sim é o certo.

73

Anônimo disse...

Eu não me atrevo a comprar se não for pelo mercado pago. Se o Alemão está nos advertindo, e não ganha absolutamente nada com isso, creio que devemos levar isso em consideração.

Mauricio Cunha
Sorocaba SP

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Photobucket

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS