Seguidores

segunda-feira, junho 13, 2011

Restauração do Rádio PX Sony ICB 2500 e sua história particular

Faz muitos anos que venho namorando este equipamento. Estava abandonado em cima de um armário no quartinho. Achava aquilo um crime.
O ambiente úmido e pouco arejado estava determinando o fim de toda uma história, a história de um dos rádios mais bonitos que já vi, Citizen Band ou, rádio da Faixa do Cidadão, famoso SONY ICB-2500.
Eu nunca fui de frequentar casa de amigos, sempre fui do tipo que gosta de ficar em casa, não sou chegado em buteco, e poucas foram as vezes que fui a casa de minha amiga, mas nas poucas vezes que cheguei para filar aquele café gostoso, lá estava ele, abandonado, triste.
Fazia questão de tomar café na área externa só para namorar o rádio que ficava lá longe, no quartinho.
Anos se passaram, e o rádio estava lá, do mesmo jeito.
Certa vez, próximo de meu casamento, ao convidar minha amiga Alba para ser madrinha, não aguentei e pedi para pegar na relíquia. Foi o primeiro contato, e deu pena.
A caixa toda arranhada, faltando botões, parecia uma sucata, mas aínda tinha esperança de vê-lo funcionar.
Pedi o rádio, como quem pede um presente.
Claro, ouvi um sonoro não!
-Não porque este rádio tem história comigo desde de 1979...
E foi me contando as inúmeras histórias referentes ao passado junto a este rádio, e eu ouvia pacientemente, parecia que eu fazia parte do cenário, mas nem que eu quisesse, nascí em 1975.
Com a aproximação do casamento, fui na casa de minha futura madrinha filar café por várias vezes, e por várias vezes eu pedi aquele presente, e por várias vezes ouvia um não, seguido de mais e mais histórias, era o não mais gostoso e permissivo que já vi.
Foi que um dia, depois de saber todas as histórias e proezas passadas ao lado, e falando deste equipamento, que enfim ouvi um sim, um sim filosófico.
-Eu não vou te dar este rádio, você será responsável por ele, mas só de pensar em não tê-lo, me incomoda muito... você sabe, tenho muitas histórias... e falou mais duas horas.
Tudo bem, mas eu precisava fazer este rádio ganhar vida, precisava sumir com aqueles arranhões adquiridos ao longo do tempo, precisava fazer alguma coisa, vê-lo funcionar.
-Ah, não tem ptt.
Disse minha futura madrinha.
Fui eu embora com o rádio enrolado na flanela, louco de vontade de ressussitar aquele que eu já tratava como amigo, eu sabía de todas as suas histórias, me sentia íntimo daquele equipamento.
Cheguei em casa, e enquanto minha esposa preparava o jantar eu calmamente pensava no que fazer para salvar aquela relíquia.
As idéias não chegavam. Também guardei o rádio!
Após mais ou menos um mês acordei inspirado, desmanchei o equipamento e comecei a lixar sua estrutura










quando consegui deixá-lo completamente sem aquela pintura castigada de 30 anos, decidí levar as peças na oficina de um amigo, que trabalha na recuperação de rodas de Liga Leve, a Pollyrodas (Juiz de Fora MG) para saber se tinha possibilidade de pintar a estrutura daquele equipamento.










O amigo Goy preparou carinhosamente as tampas, enquanto eu desmanchava a frente (painel) e isolava para receber o fundo preto, como você vê na foto.










Escolhi uma cor que se aproximava bem da original, cinza executivo.
Foram 4 mãos de verniz bem catalizado










Veja o detalhe do verniz










depois o isolamento do painel para fazer a máscara. Escolhi cores diferentes para o painel.










e por fim, o chromolook para dar um toque especial, seguido de verniz.










Eis que o rádio está pronto, revisado e funcionando. Cláro, com botões que inventei, retirados de sucata.
















Ganhou um microfone novo, Xtreme 2018











E hoje, meu amigo faz parte de minha pequena coleção, e claro, é tratado com todo carinho.
73s

18 comentários:

Anônimo disse...

Olha... Parabéns. Isso que é determinação e amor ao PX. Ficou maravilhoso. Serviço de primeira.

73 de PU2THW - Eric.

Anônimo disse...

Adorei a história, tem sentido literal e não é um conto!

Parabéns!

Nogueira
São Paulo SP

Anônimo disse...

Este rádio ficou bonito pra caramba, parabéns!

Edmundo Estação Ventania
Porto Velho RO

Anônimo disse...

ETA RÁDIO BONITO!

MAURICIO
SETE LAGOAS MG

Anônimo disse...

Eu tenho um rádio deste original com o mike/ptt também original, tudo funcionando. Este rádio todos que eu vi tem o painel com marca de oxidação. O seu ficou bonito, parabéns. J.Elias
radiovalvulado@yahoo.com.br

Cacau disse...

Olá,
Estou procurando por um rádio desse. Foi meu primeiro PX quando come,ei a modular com 11 anos de idade.
Por favor, se souberem de alguel se defazendo de um, me indiquem?
Aqui em Teresópolis (RJ) opero com um Ranger rci-2995dx.
73 á todos.
Cacau.
PX1W7888.
www.qrz11.com

Anônimo disse...

2995DX é só 10 metros.

Anônimo disse...

Meu caro, a exatos 30 anos eu operava com este equipamento, fiz excelentes contatos e diversos e marcantes DX pela europa, usa,japão e depois de possuir este rádio a 2 anos estava na casa de um px amigo dando uma corujada quando meu irmão chegou cedo do trabalho e começou a modular. Estranhando a clareza e a qualidade da modulação brequei perguntando onde ele estava, e para minha surpresa a resposta foi: "- você esta maluco já estou em casa". Fiquei surpreso e feliz ao mesmo tempo com tamanha qualidade do áudio do ICB-2500. Infelizmente tive que me desfazer do Sony mas ele deixou saudades. Parabéns pela restauração ficou bonito. clebersoares@uol.com.br (PU1-UAR)

André Luiz disse...

Obrigado amigo, deu trabalho, mas valeu a pena.

sergio henrique nogari disse...

olá, tenho um desse parado , s´recebia em ssb, faz tempo que não ligo ele, abraço

Peter disse...

Andre cara ficou um maximo o radio os botoes ficaram identicos pois tenho um radio desses que panhei para dar a um tio caminhoneiro de presente

André Luiz disse...

Valeu amigão!

Soratto disse...

Esse foi primeiro radio.Naquela época não sabia como mexer nele, PLL, ficou original.Se soubesse que o chaveamento dele dava pra fazer uma barbaridade de canais, teria ficado com ele.abraços a todos.

Unknown disse...

ANDRÉ, ALÉM DO BELO TRABALHO DE RESTAURAÇÃO, É UMA LINDA HISTÓRIA DE AMOR ENTRE O HOMEM E O RÁDIO PX. PARABÉNS POR RESSUSCITAR ESSE MARAVILHOSO EQUIPAMENTO !

Unknown disse...

Que belo trabalho Alemão, acabei de ler, ficou maravilhoso parabéns!!!!

Unknown disse...

Boa noite! Tenho um em pleno funcionamento, mas necessita de uma reforma estética! Tem alguma sugestão???

Fiorin disse...

Parabéns belo rádio.
Tenho um original está parado a mais de 25 anos foi comprado na antiga Mesbla em 78 e gostaria de saber de algum técnico da antiga que possa fazer revisão meu indicativo nos anos 70 era PX2H-1513 estação Habitante da Selva. Serei grato por qualquer indicação. Forte 73 a todos.
JC - 19 98176-3006

Unknown disse...

Boa noite pessoal...tenho um desse guardado a 34 anos mas está comigo desde 1980. estou muito empolgado em retornar. vcs tem ideia de qto está valendo esse modelo da Sony? abraços a todos.. meu nome é Marcos qra mácula antigo px2E6340 de São Caetano do Sul.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.