Seguidores

domingo, fevereiro 05, 2012

Papo sobre PX

Se você disser que antigamente a faixa do cidadão era melhor, de certa forma tenho que te dar razão, mas a questão não era só a quantidade de pessoas operando na faixa, claro, eram muitas, nem se compara com hoje, mas os equipamentos também eram melhores e mais bonitos, sem contar que haviam muitos modelos a disposição.

Hoje, o que temos no mercado é basicamente os equipamentos que sobreviveram à globalização. Seu rádio novo tem o olho puxado, é chinês, e a qualidade dos componentes não é lá grandes coisas; funciona, mas é daquele jeito que todo lambari conhece, chama chama e ninguém atende.

Não queria levar o tópico para este lado, pois vai parecer que quero vender meu peixe, mas a realidade deve ser dita, seu rádio possivelmente atinge 30, 35 watts sem precisar fazer serviço algum, só palitando, mas dificilmente você consegue manter QSO por tempo indeterminado, pois o aquecimento excessivo faz com que seu equipamento vá bloqueando a saída gradativamente até a queima. Isso serve para quem gosta de fazer economia porca, serviço caseiro de virar trimpot e palitar bobina sem critério. Um detalhe que pouca gente sabe é a respeito do modulador original. Este tem poder de dissipação de apenas 4 watts.. e o sujeito coloca tudo a perder quando sai abrindo trimpot. Sem noção!
Não sou contra o proprietário fazer seu próprio serviço, mas será que todo proprietário de rádio possui bagagem técnica, osciloscópio, frequencímetro, gerador de sinais e um multímetro?
Quantos que estão lendo este post sabem no mínimo ler o valor de resistores?
Vou te explicar uma coisa que de repente não entenda facilmente. Existem diversas maneiras de abrir potência de equipamento, uma é abrir trimpot, fazer o ponteiro do wattímetro oscilar valores, grandezas, a outra é afinar onda senoidal, como um violão. É música! É deixar com que a onda seja e permaneça perfeita, e só após atingida essa perfeição, abre-se potência. Na verdade a potência nem é aberta no trimpot, eu até fecho bastante o trimpot, mas isso é outra história (pulo do gato).

Outra coisa importante é compreender o que é potência PeP e RMS.

Um rádio original a exemplo o VR 158, no modo SSB, por mais baixa que pareça a potência, é 25 watts PeP, que corresponde a bem menos em RMS, mas quando executado o serviço de UpGrade, bate na casa dos 50 watts RMS, que correspondem a muito mais de 70 watts PeP. Entendeu ou fez confusão?
É uma diferença gritante!
Quem escuta a modulação de um rádio depois do UpGrade confunde o áudio com um rádio de grande porte, quando na verdade é um simples VR 158, ou VR 94M Plus, ou 95.

O que quero dizer na verdade, é que nos anos 80, poucos eram os técnicos que sabíam de verdade o significado de cada bobina que existe dentro de um rádio. Não haviam esquemas elétricos disponíveis, era tudo no papel, não havia conhecimento técnico, não havia tempo, todo mundo tinha que trabalhar muito por causa da inflação, então ninguém futicava em rádio, o lance era quebrar cabeça com tudo, televisão, batedeira, telefone, etc...

Os equipamentos permaneciam virgens, com suas ondas senoidais perfeitas, e é por esse exato motivo que nossos companheiros onzemetristas dos anos 80 aproveitavam a faixa do cidadão melhor que qualquer radio-operador atual.

Se eu estivesse em 1980, diria assim:
Se você não tem bagagem técnica, equipamento de aferição e experiência, não futique no equipamento, deixe-o trabalhar do jeito que veio de fábrica. Este rádio é perfeito, as montadoras possuem ótimos técnicos e os rádios são perfeitos

Hoje, 2012, meu conselho:
Seu rádio é chinês, é novo, é bonito, mas a qualidade do equipamento e da mão de obra de quem o produz é baixa. É feito em linha de produção, é fabricado com meta, às pressas, com mão de obra barata. Você acha mesmo que com mão de obra barata você vai ter um rádio 100% aferido de fábrica?

É nessas horas que entra quem sabe, quem coloca seu rádio com 40, 50 watts RMS trabalhando gelado.
Minha maior satisfação é quando chego na faixa e encontro um radio-operador falando do meu serviço, por isso acho importante ser verdadeiro, honesto, e fazer sempre o melhor.
Abraços a todos!
Alemão

5 comentários:

C. Gouveia - PU7KCG // PX7E4012 disse...

Caro Alemão.,
Preciso mito de falar consigo, Como poderei obter o seu email?. Os meus respeitosos cumprimentos
Paulo Gouveia
VIRIATO1959

C. Gouveia - PU7KCG // PX7E4012 disse...

Caro Alemão.,
Preciso mito de falar consigo, Como poderei obter o seu email?. Os meus respeitosos cumprimentos
Paulo Gouveia
VIRIATO1959

André Luiz disse...

alemaotubarao@hotmail.com

Anônimo disse...

Poxa, André...

Eu chamo e ninguem me escuta mesmo... kkkkkkkkk...

Meu 22 plus ia mais longe!!!

Carlos Rodrigo
Comu Orkut PX 11 metros

André Luiz disse...


22 Plus é sacanagem rsrsrs
sabe que eu acho que a Cobra nem reconhece esse modelo como sendo realmente da marca Cobra?
tenho minhas desconfianças...

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.