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sábado, maio 25, 2013

Conhecendo e ajustando seu próprio equipamento

É comum chegar em determinada frequência, no modo SSB, e ter dificuldade em sintonizar a voz de alguém. O problema "pode estar no carrier"; não enfatizo que com certeza seja esse o problema, mas que "pode ser", existe possibilidade. 
98% das vezes é realmente o carrier  do outro, de quem você está tentando sintonizar, não o seu, então fique atento quanto à reportagens, e faça seus testes utilizando osciloscópio, pois quando existe problema na transmissão, possivelmente existe na recepção. Outro detalhe é o frequencímetro, se está fora da "frequência correta", aí sim é carrier.
Carrier é um tipo de filtro passa-faixa, que necessita estar em determinada frequência para que o sinal transmitido tenha a onda correta e, ocupe uma faixa de "X" largura, sendo que a frequencia do carrier não tem nada a ver com a frequencia do canal em questão.
Exemplo:
As bobinas de carrier normalmente precisam estar nestas frequências abaixo para que a largura de banda (dentro do espectro do filtro) não excedam ou comprimam a transmissão e recepção - TX/RX.
10.6925MHz do carrier de RX para USB
10.6975MHz do carrier de RX para LSB
e
16.0425MHz do carrier de TX para USB
16.0375MHz do carrier de TX para LSB

Passa-faixas ajustados, seu rádio está, a partir de então, na frequência certa, independente de estar ou não na frequência de outros rádios. O que pode haver é uma leve discrepância no contador de frequência do rádio, e isso você corrige em um trimer, localizado no próprio circuito do frequencímetro. Coisa atoa de fazer. Ajustar o "meio dia" também não é problema. A diferença ou desvio para ajuste não pode exceder a 0.2, e voce deve estar ciente que uma vez realizado ajuste no trimer em um MODO, o mesmo ajuste se fará presente em todos os MODOS. Para proceder os ajustes se faz necessário frequencímetro de bancada com pontas específicas.
Vai notar que em RX, o modo USB sempre tem um chiado mais afônico (fechado, abafado) que em LSB. A banda superior - up, de up side band "USB" - é realmente um pouco diferente, não esqueça disso.
JAMAIS ulitize cera de abelha ou vela derretida a fim de fixar o ajuste das bobinas!
GALAXY DX 95T
Nos rádios digitais, o método de ajuste é completamente diferente, como descrevo no post abaixo:
http://pxjf.blogspot.com.br/2013/05/por-dentro-do-hannover-br9000.html

Resumindo aqui:
Caso o seu rádio Hannover BR9000 esteja fora de frequência aquele fiozinho de cabelo, basta desligá-lo, ligá-lo com o botão FUNÇÃO pressionado, e clicar sequencialmente os botões: RB, depois NB e depois DW.
Vai abrir um "sub-menu" (entre outros), então pegue uma caneta e anote os valores que surgirem em todos os modos (AM/FM/USB/LSB/CW), pois assim, caso o ajuste não fique bom ou ocorra algum erro, você mesmo desfaz uma possível cagada e retorna o rádio para o modo original. Não é possível ajustar o contador de frequências via hardware, somente por software. (outro menu)

Se for ajustar USB, proceda como descrevo inicialmente e coloque a chave no modo USB, se for ajustar LSB, coloque a chave no modo LSB. Evite alterar os modos de FM, AM e CW.

Para acertar o "carrier", a fim de ajustar o rádio para transmitir e receber na sintonia - frequencia - certa, basta girar o seletor de canais até a frequência do rádio bater em cima do injetor de sinais digital. As casas decimais você ajusta no próprio botão de sintonia. São ajustes separados que trabalhamem conjunto. Note sempre que o "timbre" do ruído ficará diferente a medida que estreitar ou alargar a banda (dentro do espectro do filtro), por isso se faz necessário equipamento de bancada para melhor precisão, mas nada impede que você mesmo faça de orelha. Lembrando que o ruído de USB para LSB é diferente, em USB o chiado é um pouco mais afônico que em LSB. É assim em qualquer rádio. Se tentar igualar os dois modos, um deles ficará fora.
Em rádios digitais o ajuste é infinitamente mais fácil, e não é necessário ferramentas, apenas instrumentos de aferição, e neste caso, injetor de sinais digital.
Mesmo errando, você não danifica o rádio, ele só vai ficar fora da "sintonia certa"... (discutível).

Por que em rádios analógicos o ajuste é manual e em rádios digitais o ajuste é em sub-menus?
R: Simples, é o tipo de construção.
É melhor, pior?
Vai do ponto de vista.
Veja bem, nos rádios analógicos, como o Cobra 148 GTL, VR9000 e demais, embora o ajuste seja rápido e prático para quem está acostumado, necessita de chaves especiais para ajuste de bobina, além de mão leve, caso contrário a bobina pode ser avariada (quebrar o ferrite, perder a rosca, etc...), sem contar o problema nos indutores. Um leve afastamento no indutor faz o rádio sair de frequência.
Caso algo seja avariado, uma sucatinha resolve. Em rádios digitais você sequer necesita abrir o rádio para ajustar, e os indutoes são blindados, mas em compensação, caso o rádio apresente algum problema, como e onde você vai realizar o reparo?
Como identificará o problema?
Que empresa vai vender as peças de reposição?
É utópico pensar que um rádio, seja ele qual for, terá "vida útil eterna", sem necessidade de ao menos um tipo de reparo.
Eu reconheço a alta qualidade e ao mesmo tempo a fraqueza dos rádios digitais, assim como sei a qualidade e inúmeros problemas que os rádios analógicos apresentam, e isso é descrito aqui em vários posts e durante muitos anos. Todos sabemos que esses rádios analógicos originais não são bons e precisam ser retrabalhados, então não estou puxando farinha para o Hannover, estou colocando os demais pontos de vista sobre o tema, a fim de que o usuário final faça sua escolha de forma imparcial, avaliando também as vantagens e desvantagens de cada produto. 
Nos últimos meses venho fazendo uma série de testes em três modelos, o Hannover BR9000, o Alan 8001 XT e o Voyage BR9200, e o resultado será apresentado em breve. Já os analógicos, os que mais gostamos, por inúmeras razões, ainda são os modelos VR158 EGTL-DX e MEGA STAR MG97. Vamos ver quais rádios dos modelos digitais sairá na frente.
Fique ligado, e envie este post a seus amigos.
HANNOVER BR9000



6 comentários:

Unknown disse...

Ola , o meu br 9000 nao funciona a opção de ajuste do carrier , ou seja ligar o radio RB NBNL e DW . ele nao acontece nada . ja resetei de fabrica e nada. quando escuto algo 27.455 , tenho que sintonizar em 27.453 e uns quebrados e nao consiguo falar com ninguem !
ALGUMA OUTRA OPÇÃO DE CORRIGIR ESSE PROBLEMA ???

at

LUIS

André Luiz disse...

Verifique se a tecla FUNC está funcionando.

Unknown disse...

tudo funcionando perfeitamente !!!!

André Luiz disse...

então refaça o procedimento, não tem segredo.
Se não consegue fazer, solicite ajuda de alguém.

LOCAÇÃO DE BRNQUEDOS ÂNGELA FAZ disse...

instalei um cobra 148gtl e nato consiguindo baixar a estacionari ela da alta pode ser falta de terra

Unknown disse...

O meu rádio travou no canal 9 e qualquer botão que eu mecha aparece escrito mais ou menos assim LoC£

Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.