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sábado, maio 25, 2013

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Conhecendo e ajustando seu próprio equipamento

É comum chegar em determinada frequência, no modo SSB, e ter dificuldade em sintonizar a voz de alguém. O problema "pode estar no carrier"; não enfatizo que com certeza seja esse o problema, mas que "pode ser", existe possibilidade. 
98% das vezes é realmente o carrier  do outro, de quem você está tentando sintonizar, não o seu, então fique atento quanto à reportagens, e faça seus testes utilizando osciloscópio, pois quando existe problema na transmissão, possivelmente existe na recepção. Outro detalhe é o frequencímetro, se está fora da "frequência correta", aí sim é carrier.
Carrier é um tipo de filtro passa-faixa, que necessita estar em determinada frequência para que o sinal transmitido tenha a onda correta e, ocupe uma faixa de "X" largura, sendo que a frequencia do carrier não tem nada a ver com a frequencia do canal em questão.
Exemplo:
As bobinas de carrier normalmente precisam estar nestas frequências abaixo para que a largura de banda (dentro do espectro do filtro) não excedam ou comprimam a transmissão e recepção - TX/RX.
10.6925MHz do carrier de RX para USB
10.6975MHz do carrier de RX para LSB
e
16.0425MHz do carrier de TX para USB
16.0375MHz do carrier de TX para LSB

Passa-faixas ajustados, seu rádio está, a partir de então, na frequência certa, independente de estar ou não na frequência de outros rádios. O que pode haver é uma leve discrepância no contador de frequência do rádio, e isso você corrige em um trimer, localizado no próprio circuito do frequencímetro. Coisa atoa de fazer. Ajustar o "meio dia" também não é problema. A diferença ou desvio para ajuste não pode exceder a 0.2, e voce deve estar ciente que uma vez realizado ajuste no trimer em um MODO, o mesmo ajuste se fará presente em todos os MODOS. Para proceder os ajustes se faz necessário frequencímetro de bancada com pontas específicas.
Vai notar que em RX, o modo USB sempre tem um chiado mais afônico (fechado, abafado) que em LSB. A banda superior - up, de up side band "USB" - é realmente um pouco diferente, não esqueça disso.
JAMAIS ulitize cera de abelha ou vela derretida a fim de fixar o ajuste das bobinas!
GALAXY DX 95T
Nos rádios digitais, o método de ajuste é completamente diferente, como descrevo no post abaixo:
http://pxjf.blogspot.com.br/2013/05/por-dentro-do-hannover-br9000.html

Resumindo aqui:
Caso o seu rádio Hannover BR9000 esteja fora de frequência aquele fiozinho de cabelo, basta desligá-lo, ligá-lo com o botão FUNÇÃO pressionado, e clicar sequencialmente os botões: RB, depois NB e depois DW.
Vai abrir um "sub-menu" (entre outros), então pegue uma caneta e anote os valores que surgirem em todos os modos (AM/FM/USB/LSB/CW), pois assim, caso o ajuste não fique bom ou ocorra algum erro, você mesmo desfaz uma possível cagada e retorna o rádio para o modo original. Não é possível ajustar o contador de frequências via hardware, somente por software. (outro menu)

Se for ajustar USB, proceda como descrevo inicialmente e coloque a chave no modo USB, se for ajustar LSB, coloque a chave no modo LSB. Evite alterar os modos de FM, AM e CW.

Para acertar o "carrier", a fim de ajustar o rádio para transmitir e receber na sintonia - frequencia - certa, basta girar o seletor de canais até a frequência do rádio bater em cima do injetor de sinais digital. As casas decimais você ajusta no próprio botão de sintonia. São ajustes separados que trabalhamem conjunto. Note sempre que o "timbre" do ruído ficará diferente a medida que estreitar ou alargar a banda (dentro do espectro do filtro), por isso se faz necessário equipamento de bancada para melhor precisão, mas nada impede que você mesmo faça de orelha. Lembrando que o ruído de USB para LSB é diferente, em USB o chiado é um pouco mais afônico que em LSB. É assim em qualquer rádio. Se tentar igualar os dois modos, um deles ficará fora.
Em rádios digitais o ajuste é infinitamente mais fácil, e não é necessário ferramentas, apenas instrumentos de aferição, e neste caso, injetor de sinais digital.
Mesmo errando, você não danifica o rádio, ele só vai ficar fora da "sintonia certa"... (discutível).

Por que em rádios analógicos o ajuste é manual e em rádios digitais o ajuste é em sub-menus?
R: Simples, é o tipo de construção.
É melhor, pior?
Vai do ponto de vista.
Veja bem, nos rádios analógicos, como o Cobra 148 GTL, VR9000 e demais, embora o ajuste seja rápido e prático para quem está acostumado, necessita de chaves especiais para ajuste de bobina, além de mão leve, caso contrário a bobina pode ser avariada (quebrar o ferrite, perder a rosca, etc...), sem contar o problema nos indutores. Um leve afastamento no indutor faz o rádio sair de frequência.
Caso algo seja avariado, uma sucatinha resolve. Em rádios digitais você sequer necesita abrir o rádio para ajustar, e os indutoes são blindados, mas em compensação, caso o rádio apresente algum problema, como e onde você vai realizar o reparo?
Como identificará o problema?
Que empresa vai vender as peças de reposição?
É utópico pensar que um rádio, seja ele qual for, terá "vida útil eterna", sem necessidade de ao menos um tipo de reparo.
Eu reconheço a alta qualidade e ao mesmo tempo a fraqueza dos rádios digitais, assim como sei a qualidade e inúmeros problemas que os rádios analógicos apresentam, e isso é descrito aqui em vários posts e durante muitos anos. Todos sabemos que esses rádios analógicos originais não são bons e precisam ser retrabalhados, então não estou puxando farinha para o Hannover, estou colocando os demais pontos de vista sobre o tema, a fim de que o usuário final faça sua escolha de forma imparcial, avaliando também as vantagens e desvantagens de cada produto. 
Nos últimos meses venho fazendo uma série de testes em três modelos, o Hannover BR9000, o Alan 8001 XT e o Voyage BR9200, e o resultado será apresentado em breve. Já os analógicos, os que mais gostamos, por inúmeras razões, ainda são os modelos VR158 EGTL-DX e MEGA STAR MG97. Vamos ver quais rádios dos modelos digitais sairá na frente.
Fique ligado, e envie este post a seus amigos.
HANNOVER BR9000



((•)) Ouça este post

5 comentários:

Contato Outorga PX disse...

Ola , o meu br 9000 nao funciona a opção de ajuste do carrier , ou seja ligar o radio RB NBNL e DW . ele nao acontece nada . ja resetei de fabrica e nada. quando escuto algo 27.455 , tenho que sintonizar em 27.453 e uns quebrados e nao consiguo falar com ninguem !
ALGUMA OUTRA OPÇÃO DE CORRIGIR ESSE PROBLEMA ???

at

LUIS

André Luiz disse...

Verifique se a tecla FUNC está funcionando.

Contato Outorga PX disse...

tudo funcionando perfeitamente !!!!

André Luiz disse...

então refaça o procedimento, não tem segredo.
Se não consegue fazer, solicite ajuda de alguém.

ÂNGELA FAZ ARTE disse...

instalei um cobra 148gtl e nato consiguindo baixar a estacionari ela da alta pode ser falta de terra

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
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1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

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Consulte-nos.

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Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

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