Eu mesmo demorei para acreditar que este lindo exemplar jamais foi fabricado pela renomada empresa citada, mas é verdade. A Ranger é a responsável pela maioria dos rádios "ditos Cobra", que de nada pertencem à marca.
Tudo bem, de qualquer forma é um ótimo rádio, como todos que a Ranger fabrica, mas... não é Cobra, é uma falsificação bem elaborada. Poderíamos chamá-lo de Cobra de duas cabeças, pois existem duas versões, o EX e EX+.
Dentre as várias qualidades deste equipamento uma delas é a recepção, a sensibilidade.
A diferença entre o EX e o EX+ é pequena, o Cobra - duas cabeças - 148 GTL "EX" é bem parecido com o Superstar 3900 (Original Ranger, para variar).
É equipado com Roger Beep, possui Bandas A,B,C - Chave de comutação - HI/LOW - para completar o restante das bandas D,E,F, e não possui controle de potência.
'EX' Possui um excitador 2sc2166 e uma saída 2sc1969 - transistores -, atingindo 4,5 watts AM e até 21 PeP SSB; Possui também dupla sintonia, controles de Ganho de Microfone e RF.
O Cobra - duas cabeças - 148 GTL "EX+" é bem parecido com o Voyage (Sem R) VR94 versão anos 90, com um excitador 2sc2166 e um par de 2sc2312 - transistores -.
É equipado também com Roger Beep comutado, com chave On/Off (o "EX" e o SS3900 não têm), Filtro NB, possui Bandas A,B,C,D,E,F independente de chave HI/LOW; controle de potência que varia de 4 a 10 watts AM, e até 21 Watts SSB/AVG; controles de ganho de Microfone e ganho de RF.
'EX+' entrou no mercado para substituir o EX, e para concorrer com o Super Star 148 GTL (que é outro Ranger, só que com o nome mais original, pois neste exemplar a Ranger assume sua participação no mercado utilizando de forma ostensiva a marca Super star, ou, Superstar - que é marca registrada Ranger), que de fato, tem quase a mesma potência, mas perde para o 'EX+'.
Na minha opinião profissional, o 'EX', o Super Star 148 GTL e o "EX+" são excelentes equipamentos, independente de nomeclaturas de propriedade.
Os rádios que utilizam 2sc1969 na saída têm rendimento muito bom embora a potência seja limitada. Por outro lado, o par de 2sc2312 esquenta demais e tende a borbulhar quando utilizados em locais quentes, cujo clima é tropical, como o Brasil. Este detalhe pouco observado pelos radio-operadores sustentou e sustenta até hoje o nome dos modelos Super star 148 GTL, Cobra 148 GTL e Superstar 3900, pois dificilmente apresentam defeitos na saída de potência.
Lembrando que independente do ano de fabricação, este modelo de rádio não é homologado, nunca foi, e acredito que jamais será, pois extrapola o limite imposto pela FCC, que é de 40 canais.
Se você tem uma história com este equipamento, divida conosco adicionando seu comentário abaixo.
73s
6 comentários:
Parabéns pelo blog! Tenho um "Cobra" 148GTL/EX Gold Series, onde os botões e moldura são dourados. Eu e meu Pai fomos buscá-lo no PY em 1997, e ele foi meu presente de aniversário de 13 anos. Tenho ele até hoje, e não o vendo, troco ou empresto de jeito nenhum!
Tira umas fotos e me envia por favor
novo é difícil, só se for de colecionador. Esse rádio é dos anos 80, estamos em 2016
Tenho um radio osaka Japan que também é o mesmo radio, sendo que o osaka tem dissipador na traseira e saida para frequencimetro também na parte de trás
Eu tive um rádio como o seu , e me arrependo muito de ter vendido , não consigo achar mais sortudo de quem comprou , preto com os detalhes dourados !!
Tenho um Ex+ excelente Rádio tenho ele a uns 18 anos
Postar um comentário