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quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Cobra 148 GTL EX & EX+

Você sabia que este rádio nunca foi Cobra?
Eu mesmo demorei para acreditar que este lindo exemplar jamais foi fabricado pela renomada empresa citada, mas é verdade. A Ranger é a responsável pela maioria dos rádios "ditos Cobra", que de nada pertencem à marca.

Tudo bem, de qualquer forma é um ótimo rádio, como todos que a Ranger fabrica, mas... não é Cobra, é uma falsificação bem elaborada. Poderíamos chamá-lo de Cobra de duas cabeças, pois existem duas versões, o EX e EX+.
Dentre as várias qualidades deste equipamento uma delas é a recepção, a sensibilidade.
A diferença entre o EX e o EX+ é pequena, o Cobra - duas cabeças - 148 GTL "EX" é bem parecido com o Superstar 3900 (Original Ranger, para variar).

É equipado com Roger Beep, possui Bandas A,B,C - Chave de comutação - HI/LOW - para completar o restante das bandas D,E,F, e não possui controle de potência.
'EX' Possui um excitador 2sc2166 e uma saída 2sc1969 - transistores -, atingindo 4,5 watts AM e até 21 PeP SSB; Possui também dupla sintonia, controles de Ganho de Microfone e RF.
O Cobra - duas cabeças - 148 GTL "EX+" é bem parecido com o Voyage (Sem R) VR94 versão anos 90, com um excitador 2sc2166 e um par de 2sc2312 - transistores -.
É equipado também com Roger Beep comutado, com chave On/Off (o "EX" e o SS3900 não têm), Filtro NB, possui Bandas A,B,C,D,E,F independente de chave HI/LOW; controle de potência que varia de 4 a 10 watts AM, e até 21 Watts SSB/AVG; controles de ganho de Microfone e ganho de RF.
'EX+' entrou no mercado para substituir o EX, e para concorrer com o Super Star 148 GTL (que é outro Ranger, só que com o nome mais original, pois neste exemplar a Ranger assume sua participação no mercado utilizando de forma ostensiva a marca Super star, ou, Superstar - que é marca registrada Ranger), que de fato, tem quase a mesma potência, mas perde para o 'EX+'.

Na minha opinião profissional, o 'EX', o Super Star 148 GTL e o "EX+" são excelentes equipamentos, independente de nomeclaturas de propriedade.
Os rádios que utilizam 2sc1969 na saída têm rendimento muito bom embora a potência seja limitada. Por outro lado, o par de 2sc2312 esquenta demais e tende a borbulhar quando utilizados em locais quentes, cujo clima é tropical, como o Brasil. Este detalhe pouco observado pelos radio-operadores sustentou e sustenta até hoje o nome dos modelos Super star 148 GTL, Cobra 148 GTL e Superstar 3900, pois dificilmente apresentam defeitos na saída de potência.

Lembrando que independente do ano de fabricação, este modelo de rádio não é homologado, nunca foi, e acredito que jamais será, pois extrapola o limite imposto pela FCC, que é de 40 canais.
Se você tem uma história com este equipamento, divida conosco adicionando seu comentário abaixo.
73s

6 comentários:

Pedro disse...

Parabéns pelo blog! Tenho um "Cobra" 148GTL/EX Gold Series, onde os botões e moldura são dourados. Eu e meu Pai fomos buscá-lo no PY em 1997, e ele foi meu presente de aniversário de 13 anos. Tenho ele até hoje, e não o vendo, troco ou empresto de jeito nenhum!

André Luiz disse...

Tira umas fotos e me envia por favor

André Luiz disse...

novo é difícil, só se for de colecionador. Esse rádio é dos anos 80, estamos em 2016

Ruan disse...

Tenho um radio osaka Japan que também é o mesmo radio, sendo que o osaka tem dissipador na traseira e saida para frequencimetro também na parte de trás

Unknown disse...

Eu tive um rádio como o seu , e me arrependo muito de ter vendido , não consigo achar mais sortudo de quem comprou , preto com os detalhes dourados !!

Unknown disse...

Tenho um Ex+ excelente Rádio tenho ele a uns 18 anos

Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.