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segunda-feira, junho 06, 2011

Voyager VR158 EGTL DX com Super Ventilação e novidades no final do post, leia e confira.


Bem amigos, segue anexo fotos do VOYAGER VR 158 EGTL DX do amigo Gregório, lá do Paraná, que nos enviou seu equipamento para adaptação e instalação do supercooler, que fará seu equipamento trabalhar a todo vapor sem danificar os mosfets de saída.
Toda preparação em detalhes a seguir:

(clique nas fotos para ampliar)







Cortamos as abas para melhor
aproveitamento e acabamento
do dissipador.


Veja como fica certinho.

Os botões estilo Superstar foram
importados,  no rádio foi feito
chucrutamento de áudio e potência.
20 Watts real em AM (Amplitude Modulada)
e 40 Real em SSB.

sigamos...


medimos o tamanho e largura do
afastador de alumínio...

depois cortamos, retiramos a rebarba...





preparamos tudo com
o maior carinho

retiramos a pasta térmica velha


e retiramos a rebarba dos buracos
originais que a fábrica não tira,
para proporcionar melhor contacto.



Até agora foi mel na chupeta, o pior
e mais chato serviço está por vir.
Acertar os buracos dos transistores
sem alterar nada no circuito.







Escariamos o buraco para esconder
a cabeça do parafuso



depois conferimos se a furação
coincide. Logo após este procedimento,
temos que alinhar a furação do cooler
em cima do afastador, como se ele fosse o rádio..
Veja bem, os parafusus dos transistores
são fixados a este afastador e o
dissipador fica preso direto no rádio,
ele atravessa as duas partes, até
encontrar a furação original do
antigo dissipador. Tudo sem alterar a
furação original.

A foto acima ilustra o dissipador
original parafusado no afastador,
tudo isso para marcar a furação da fixação
dos parafusos que irão segurar
o dissipador direto no rádio.


preparamos o novo dissipador e
vamos furá-lo para fixação dos
novos parafusos de fixação
(da mesma bitola)


retiramos a rebarba e partimos para
a instalação.
Passamos pasta térmica no afastador
e fixamos os parafusos dos transistores




após instalado o afastador,
conferimos o novo parafuso e a furação
do novo dissipador

É chegado o momento em que instalamos
o novo dissipador

Lixamos as paredes de encaixe do
cooler para não extrapolar a
largura do equipamento

retiramos o excesso de pasta térmica
como ilustra a foto acima e partimos
para a finalização

pintamos o material para melhor acabamento

Equipamento pronto.

Pensando em manter o máximo desempenho dos equipamentos e ao mesmo tempo sanar o problema de aquecimento dos rádios, elaboramos este projeto de dissipação para você fazer em casa.

73s


14 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o problema de aquecimento nestes rádios da voyager é real , também fiz modificação com cooler a(não tão aprimorada quanto ao artigo descrito ) rádio voyager 148exf, mas a parte mais importante é SINTONIZAR O RÁDIO ( vem muito ruim a calibragem de fábrica ) o custo de todo este serviço VALE A PENA !! O rádio fica 10 .
Agradecendo ao Alemão e Téc. Cosmo
73s a todos : Manoel Sartori PX5A2697

Anônimo disse...

poxa vida, ninguém faz esse serviço por aqui, ninguém mesmo!
Parabéns pelo trabalho!
Quando o kit de dissipação ficar pronto, eu quero um.
Gde abraço!
73/51

Noronha - Estação Bala de Prata
Salvador BA

Anônimo disse...

que belo trabalho, parabéns!

Souza
Santos SP

Bruno disse...

o trabalho do popo e do andre é de tirar o chapel simplesmente os 2 sao perfeccionista em tudo que eles faz
meu radio esta com o andre pra ele fazer todos os ajustes e afirmo que ninguem mais ninguem mesmo aki na minha cidade vai ter um radio como o meu somente o gregorio que esta a 100km de mim vai ter um radio como o meu

Anônimo disse...

o mais interessante nem é o esquema da ventilação forçada, é o capricho e a vontade de fazer o hobbye se manter vivo na era da tecnologia.
Fala sério, vocês são demais!
Abraços!

Aroldo Mateus
Uberaba MG

Anônimo disse...

e o kit de arrefecimento, ficou pronto?

Edmundo Estação Ventania
Porto Velho RO

Anônimo disse...

PARECE ORIGINAL
PARABENS!

QRA MAQUINA QUENTE
PEDRO DO RIO RJ

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite,como faço para comprar o novo projeto de dissipação forçada estou em São Bernardo do Campo.Luis cowboy do asfalto PX2Z.
Obrigado Alemão fico no aguardo pela resposta e ate um cruzar de antena,Qsl e TKS.Um abraço á todos Juiz de Fora e região.Sintonia 38 ABC( AM ) Amplitude Modulada

Unknown disse...

qual é o preço desse cooler que vc adaptou....Meu pai gosta dessas coisas e está loco para saber o preço..

L_e_k_a_0@hotmail.com
L_e_k_a_o@hotmail.com

André Luiz disse...

é uma adaptação Alex

Unknown disse...

A PÁGINA FICOU MUITO MAIS INTERATIVA. PARABÉNS.

Unknown disse...

Quanto fica??
Quantos dias pra intregar??

Unknown disse...

Quanto fica a modificaçao???
Quanto tempo pra entrega do radio pronto??

Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.