Seguidores

segunda-feira, julho 30, 2018

Dirceu Dutra ✞ - Estação ALTEROSA - QRT 31/07/2018

Logo na primeira vez que liguei o rádio PX com intenção de participar, tive a oportunidade de escutar a Estação mais presente que Minas Gerais já teve, a Estação do Dirceu Alterosa, PX4B6377, que por longos anos fielmente conduziu as rodadas do canal 14 AM.


Quando jovem, sua acuidade visual foi acometida, mas ele deu a volta por cima e mesmo assim fazia o que gostava; vivia da música, e seu instrumento era o acordeon... tocava nas serestas e bailes, era um romântico apaixonado, que sonhava com uma vida melhor ao som de Nat King Cole.
Um homem jogado a própria sorte, que nunca fingiu derrota ou se fez de derrotado por conta de um "detalhe" físico. Conheço muita gente que se faz de fresco e inválido por conta de labirintite... e o sujeito ficou cego e fazia de tudo. Um homem de honra!


A Estação dele era situada no alto do Bairro Grajaú, na mesma altura das torres da Cemig, é relativamente próximo, bem na Rua Francisco Falci, em Juiz de Fora, num ponto estratégico que cobria desde o segundo pedágio da BR040, sentido Rio de Janeiro - Juiz de Fora, até a famosa Serra da Santinha, próximo a cidade de Barbacena. Ou seja, naquela Estação simples, daquele ponto estratégico bem no centro da cidade, com uma antena 1/4 de onda, ele conseguia manter contato com todas as Estações Móveis desse perímetro na BR040, nem vou citar as outras autopistas, como exemplo a BR267 ou cidades adjacentes..., e todos os dias, sem brincadeira, ele ajudava muitos e muitos caminhoneiros que por ali passavam, quebravam e/ou se acidentavam. Eu mesmo já prestei muitos socorros a pedido do Dirceu, e sim, já fui socorrido por essa mesma "organização" que ele criou, que por muitos anos funcionou com mais de 70 unidades de radio-operadores só na cidade de Juiz de Fora, e mais de 800 unidades espalhadas por todo Brasil... unidades que foram socorridas por este cidadão.

Acredito que todos que fizeram parte do "Grupo Deus vivo em todo mundo" tem muita história para contar... fazíamos muitos encontros, muitos churrascos, caça-raposa. Os eventos serviam como um elo de ligação entre os contatos via rádio e a vida comum,  para que todos se conhecessem, além das festividades de Natal, de ano novo e Páscoa, que estreitava ainda mais os laços entre o povo. Dirceu era muito animado... a turma toda era muito animada, principalmente quando chegava algum colega novo querendo fazer parte.

Nos finais de semana era comum presenciar carreteiros visitando a casa do Dirceu, ele ganhava muitos presentes, alguns visitavam ele somente para dar um abraço e receber uma oração... 
Dirceu, por um lado, tinha temperamento forte, mas esbanjava calor humano, e é exatamente isso que vou sentir falta.

É claro que existe aqui uma relação íntima de amizade, porque mesmo ele não conseguindo estar presente subindo nas torres e ajudando a consertar as antenas, ele fazia algo para que isso viesse a acontecer. Tinha o dom de unir os usuários para um bem comum, e é exatamente isso que nós, unidades do Grupo Deus Vivo em todo mundo, vamos tentar manter, o seu legado.

Descanse em paz, meu amigo, e que Deus te acolha, essa é nossa esperança, e muito obrigado por tudo, principalmente pelas broncas que me deu!

Em nome de todos os membros do Grupo Deus vivo, agradeço a Deus pela oportunidade de ter te conhecido, e reconheço nessa vida seu câmbio final ✞. 
Fique em paz!
Alemão.
73s
Em sua homenagem, o QAP 14 em Juiz de Fora se chama 
Grupo Alterosa de Comunicação

7 comentários:

CarlosEduardo.QC disse...

Bela homenagem, André.
Ele está bem, cercado de Amigos de Luz e obtendo a Paz.
Com o meu respeito, carinhoso 73, Dirceu.

CarlosEduardo.QC disse...

Bela homenagem, André.
Ele está bem, cercado de Amigos de Luz e obtendo a Paz.
Com o meu respeito, carinhoso 73, Dirceu.

Unknown disse...

Que Deus tenha em um bom lugar

Unknown disse...

Obrigado alemão pela sua linda homenagem au meu pai !!saudades disse tudo obrigados a todos que respeitado meu pai e amigo!,

Unknown disse...

Mirian,Miragem

CICLO MANIA BICICLETAS disse...

amigos eu trabalho com vendas em fazendas, quais equipamentos eu preciso para fazer uma repetidora de radio px. quero fazer umas 4 repetidora em torre de internet, para ele pegar numa grande distancia. por favor me ajuda. onde moro nao tem ninguem que mexe com isso.

Unknown disse...

Obrigada alemão,eu e minha família agradecemos pela linda homenagem!

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.