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sábado, janeiro 11, 2014

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A história de Carlos e seu rádio PX (6º Parte, final)

de longe percebeu o volume de pessoas que chegavam até a Serra, o General não entendeu o aglomerado de pessoas até reconhecer uma das bandeiras de um grupo de escoteiros, que junto erguiam uma faixa do PX Clube de Resende RJ. Toda a equipe do PX Clube estava no local, mas não estaria falando de meia dúzia de pessoas, mas centenas. Várias Estações móveis e Pickups de todos os estilos socorriam o pessoal do vilarejo. Os eventos do PX Clube eram muito organizados, tinham até médicos, e os Radio-operadores, preparados dos pés a cabeça, literalmente resolvem a questão em minutos.
O General percebendo que aquele grupo já estava com a situação sob controle, solicita o piloto que dê meia volta e retorne a base.
O geógrafo Diego Pedrosa encontra entre os radio-operadores alguns colegas de graduação, o que explica a ótima atuação do PX Clube de Resende na evacuação do local. Carlos, se afinizando com a seriedade "da coisa", se aproxima de Laércio para conhecer um pouco mais sobre o assunto. Ele fica realmente motivado a aderir e construir sua Estação. Seria o precursor do grupo Irmãos Metralha, acho que alguns de vocês já ouviu falar...
O radio-operador, uma das principais figuras dessa história, se retira do local da mesma forma que entrou, no anonimato, enquanto a Estação Lagarto confirma pelo rádio as notícias da TV Tupi, que o Sol estaria a vista, e o céu, sem nenhuma nuvem, traria um novo recomeço. Estariam todos em uma nova realidade no dia seguinte. Triste por um lado, felizes por estarem vivos.

Gilberto Pacheco e Rogério Canado acenam para os amigos no Quartel enquanto a aeronave pousa lentamente. Delco já não estava no local, fora acometido por uma enorme dor de barriga, sendo substituído por Thiago Aguiar e Naelton Caiper, que juntos auxiliavam  Renato Moreira nas necessidades junto às comunicações no rádio PX. Quando Renato soube que o PX Clube de Resende estava com a situação sob controle, suspira aliviado.
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Todos se despedem, e Carlos, ao retornar para o trabalho ainda tem na cabeça a lembrança da Brasília branca, mas seu patrão e amigo, Ricardo Ferron, compreende a situação... é duro.
E foi assim que Carlos conheceu a Faixa do Cidadão, e talvez seja assim que alguns de vocês conheçam, ou não, pois o trabalho anônimo acontece todos os dias, em todos os lugares, em todas as camadas sociais, independente de cor, sexo, religião. 
Impressionante como algumas pessoas trabalham em prol da vida em plena gratuidade e desprendimento.
...
E onde foi parar Moacyr Röther Neto
Consertando o Chevette...
A história é fictícia, mas talvez sirva para que tenha ideia do quanto é importante preservar todos os meios de comunicação, afinal, como diz o jargão, "quando todos os meios de comunicação falham, nós entramos em cena".
Venha, junte-se a nós, seja um radio-operador da Faixa do cidadão, torne-se também um radioamador.
Até a próxima!
PARTICIPE DO 11º ENCONTRO DE RADIOAMADORES DE RIO POMBA MG - COM SORTEIO DE BRINDES DAS EMPRESAS: STEELBRAS, RADIOHAUS, SHOPANTENAS - POR: PXJF
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2 comentários:

Renato Moreira disse...

Nossa muito boa a história. Fiquei esperando o desenrolar da mesma.é muito legal,lembrei-me de quando mandamos medicamentos para o Chile,pois víamos a necessidade e deles e que éramos os únicos que podiam ajudar,em fim valeu muito .Ahhhhh e os Metralhas foi a melhor kkkkkkkkk.parabéns Alemão.

py3fbi disse...

Vai escrevendo sem pressa André um livro de contos da FC e radioamadores tu leva jeito.
O autor conseguiu prender o leitor até o fim e isso não é fácil interessante o nome das personagens também bem criativo.
Mas a mensagem importante é mostrar a importância das comunicações juntamente com pessoas benfeitoras que atuam na faixa do cidadão sem querer nada em troca "anjos anônimos".

Sem instrumentos, não adianta!

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

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