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domingo, junho 30, 2013

Portadora sem áudio no modo SSB

O modo SSB (junção LSB/USB), para quem não sabe, é um meio de transmissão que ocorre diferente de AM - Amplitude Modulada.
Em AM, basta acionar o botão do microfone para que seja gerado o sinal de RF, e com ele é transferido o sinal de áudio, independente se o áudio é pouco, ou bem aproveitado.
Em SSB a transmissão depende da voz do radio-operador, com isso, no ato do acionamento do microfone, o som das palavras, impulsionado pela voz, converte dentro do rádio essa voz em corrente elétrica, de forma suficiente para que seja transfortmado em sinal de radiofrequencia.
Em miúdos, se você fala ao microfone, o rádio transmite. Logo, se você mantém o botão de acionamento ativado e não fala, não há excitação, o rádio não pode transmitir. Se não há ruído algum - som -, o rádio não pode gerar transmissão. Se está gerando, é defeito.
Quando compramos um rádio novo esperamos que este esteja em pleno funcionamento, mas em 99% dos casos os rádios apresentam o mesmo problema; a famosa portadora em SSB.
Portadora no modo SSB nada mais é que ruído elétrico gerado na junção áudio + sinal de radiofrequência. Portanto, este ruído deve ser corrigido nesta junção. É coisa bem simples, basta substituir um filtro, normalmente um capacitor cerâmico, ou mesmo um microchôque.
Muitos radio-operadores, no intúito de resolver este problema, maqueiam o ocorrido palitando o "bias".
Resolve o problema?
-O problema NÃO resolve NÃO, mas maqueia, engana.
Muitas das vezes o seu rádio foi maquiado, teve o bias palitado, e com isso perdeu rendimento e consecutivamente você não consegue falar com ninguém. Grita grita e não chega!
A ausência de alimentação mínima no bias deixa o áudio afônico e/ou rasposo, justamente porque não há voltagem suficiente que sustente os transistores de saída. Eles trabalham "meia boca".
Se você deixa o bias desajustado, o aquecimento prematuro danifica os transistores, altera o valor de inúmeras peças e diminui a vida útil dos componentes. Ou seja, mesmo que você fale pouco, o rádio esquenta demais e corre o risco de queimar. Por outro lado, se baixa a voltagem do bias no trimpot, o rádio fica fraco. É sair do espeto e cair na brasa.
Tenha cuidado!
O único meio de saber se o seu rádio está com problema ou não é utilizando carga fantasma não irradiante - carga fictícia
Conecte seu rádio à uma carga fictícia, "feche por completo o ganho de microfone" e dê uma portadora no modo SSB  para verificar. "Não adianta testar na própria antena", pois caso ela esteja fora do padrão de 50 ohms ou apresente problemas no cabo ou conectores, a portadora em SSB possivelmente vai aparecer por interferência do próprio sistema irradiante, e não é culpa do rádio. Consciente disso, utilize sempre carga fantasma para teste, e se na carga não apresentar problemas com portadora no modo SSB, confira por completo seu sistema irradiante, possivelmente tem algo errado, e muita das vezes não é o rádio.
Abração!!!
ASSISTA O VIDEO NO YOUTUBE CLICANDO AQUI

2 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde meu jovem,sou novato no ramo de manutenção em Rádio PX, gostaria de saber se o amigo pode me ajudar,tô com vê 9000, ele não tem RX em AM, LSB e USB, gostaria se o amigo pode me ajudar ficarei muito grato,Deus abençoe

André Luiz disse...

A única ajuda que posso te oferecer é indicar a leitura do esquema elétrico do equipamento e garimpar a PCB com multímetro. Se não tiver o esquema, saberá fazê-lo com as próprias mãos; é técnico, então tenho certeza que vai desembolar sem a menor dificuldade.

Você chama e não chega?

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Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.