Cuba, União Soviética e China. Ou seja, países cuja política econômica adotavam o Comunismo.
Comunismo pode ser definido como uma "doutrina política e econômica, em tese igualitária", que propõe condições de libertação do chamado proletariado (classe da sociedade que tira o seu sustento única e somente da venda do seu trabalho e não do lucro de qualquer capital).
Uma característica básica desta doutrina é que os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc.) são disponíveis à população, abolindo-se a propriedade privada destes. Em suma, é o absoluto oposto do que vivemos hoje, o consumismo.
Marighella |
não há Estado em uma sociedade comunista ideal, logo, é inconcebível a existência de um ditador onde inexiste o aparelho estatal.
A seguir rigorososamente o esquema teórico do dito comunismo "científico" (de Karl Marx), inferimos uma incorreção. O socialismo é a fase totalitária do comunismo; em verdade, todo comunismo que passou sobre a face da Terra degenerou no totalitarismo brutal que ceifou milhões de vidas em todo o planeta, assim como nos Regimes Ditatoriais Militares, como exemplo o Brasil, que torturou e silenciou milhões de pessoas.
Vale ressaltar que à época da Ditadura, a "elite" do Brasil se preocupava com propostas como:
reforma agrária, sistema econômico igualitário, economia planificada, etc... Qualquer proposta de esquerda, ou que beneficie o cidadão, o regime ditatorial Militar combatia veemente, alegando serem ameaças "comunistas". É claro que se houvesse reforma agrária, as terras brasileiras seriam igualmente divididas e a "elite" sairia no prejuízo, mas para entender quem é essa "elite", devemos remeter à História do Brasil, e lembrar que durante os dois primeiros séculos de colonização portuguesa, a metrópole dividiu e distribui as terras da Colônia de forma injusta.
Para termos uma noção clara desta desigualdade, basta observarmos o seguinte dado:
quase metade das terras brasileiras está nas mãos de apenas 1% da população, ou seja, "a elite", e por que será que os políticos são contra a reforma agrária?
Porque esses mesmos políticos, da banca ruralista, que detém essas terras, e é você que os elegeu!
É claro que vão defender suas terras!
A população também tem culpa, mas os meios de comunicação, a imprensa, que deveria divulgar esses dados, são cúmplices. Não cumprem seu papel, e a alienação é propagada nos jogos de futebol, novelas, etc...
Bem, não sou socialista, tampouco comunista, e não saberia viver fora do regime capitalista, então, o que posso dizer sobre as informações acima é que o período difícil que o radio-operador brasileiro passou, hoje inexiste, e o que ficou "equivocado" e permanece, aos poucos está se ajustando. Aproveito o gancho para devolver o tópico ao assunto de início.
No Rio de Janeiro, em Benfica, meados de 1970, existia um prédio onde era feito o procedimento de homologação dos rádios PX's, e no andar superior, em uma sala enorme estavam os censores, e a ferramenta principal eram inúmeros rádios HF Hammalung, utilizados para corujar e censurar TODAS AS FREQUÊNCIAS e meios de comunicação, mas, isso é um assunto que abordarei no próximo post...
Clique aqui e leia a parte 3
Nenhum comentário:
Postar um comentário