Quando você opera SSB, a famosa "Banda Lateral", independente se é Up Side Band (banda lateral superior) - USB - ou Low Side Band (banda lateral inferior) - LSB, você está em SSB. SSB é o modo de operação, assim como AM e FM.
Cada faixa - USB/LSB - ocupa largura de 3 KHz, e os rádios, em maioria, ocupam média de 2.4 a 2.8 KHz, ou seja, é a conta certa para emitir voz ao microfone e sinal irradiado dentro do espectro da faixa.
Podemos utilizar um carro antigo para fazer o comparativo, de frente quadrada, diferente dos carros novos, que a frente possui desenho especial para cortar o vento. O veículo mais atual corta o vento e vence a inércia com mais facilidade que o antigo, o que ocasiona economia de combustível e menor necessidade de aceleração, já o que tem a frente quadrada é exatamente o contrário, qualquer desaceleração faz com que o veículo perca rápido a velocidade, e ocasiona maior gasto de combustível para se manter no mesmo ritmo.
Frente do veículo atual = melhor desempenho com menor força do motor.
Frente do veículo antigo = baixo desempenho e exige maior força do motor.
Isso remete a seu rádio?
Quanto melhor estiver seu áudio, menor força faz na saída, e se a saída estiver retrabalhada com Upgrade, mais longe você chega.
Quando o radio-operador opta por operar com mesa equalizadora, esquece que todas as frequências baixas injetadas no áudio estarão unidas ao fluxo da mesma largura de banda. Em miúdos, é como se várias pessoas juntas se comprimissem na mesma roleta para passar pagando uma passagem só, não da. Com o áudio é a mesma coisa, se existem frequências de trabalho além ou aquém da largura da faixa, alguma coisa será prejudicada, e neste caso, será sua voz.
Sim, porque normalmente quem usa microfone com mesa equalizadora, adora o efeito palco, e o ruído branco de fundo sempre ocupará maior parte da transmissão, e isso também funciona como a frente quadrada do carro antigo, e seu sinal acaba por ficar prejudicado. Por isso gosto do
microfone Cobra HG M75 acima, da foto; com este você não tem problema, não pecisa de frescura, muito menos mesas, usadas para deixar a voz
que você não tem.
Pense nisso!
2 comentários:
Fazendo uma analogia com a televisão: De que adianta ter um transmissor de tv com 10 mil watts se a iluminação do estúdio é ruim? O sinal vai longe, mas a qualidade de imagem na tela do receptor é péssima. Agora, se a qualidade de iluminação do estúdio é adequada, a qualidade de imagem na tela do receptor será total. Claro que isso aliada à maior potência do transmissor, permitirá que o sinal da emissora chegue mais longe e com qualidade.
No caso do rádio PX, uma melhor modulação faz com que a potência média irradiada pelo equipamento seja maior e consequentemente o alcance do rádio também será maior? Claro que conjugando isso com uma maior potência do estágio final de RF o resultado será perfeito. Por outro lado, uma modulação excessiva com áudio de péssima qualidade só prejudica.
Tenho percebido no medidor de potência que quando uso o microfone de mesa amplificado da shure a potência média indicada é maior em comparação com o uso do PTT original do rádio.
Realmente o microfone amplificado aproveita melhor as vogais mais baixas, proporcionando melhor equilíbrio.
Microfone amplificado é sempre bom, o problema está na utilização de mesas de equalização.
Postar um comentário