Seguidores

sábado, maio 11, 2013

Faixa do Cidadão e Internet, serviços distintos, de mãos dadas.

Dizem que a faixa do cidadão acabou, mas o "acabou" é algo que abrange ideia circunscrita, bastante particular, que se limita a mentes manipuláveis, e escutamos daqueles que sairam do rádio o argumento básico de que PX é bagunça, e que prefere Facebook.
Como assim?
O que tem a internet a ver com o rádio?
Rádio não é mecanismo de busca, internet não é apenas meio de comunicação, ambos são serviços distintos que podem dar as mãos em qualquer momento a fim de estreitar os laços e  distância, só que de forma completamente diferente.
AMIGOS USUÁRIOS DO RÁDIO PX EM CONFRATERNIZAÇÃO
Se você pensar bem, nunca tivemos em toda história do rádio tantos recursos palpáveis em matéria de equipamentos, quanto mais acessórios. A indústria investe pesado no segmento em pleno 2013, e geralmente quem sai no lucro somos nós. 
Somos os únicos beneficiados com isso, e hoje temos vasta opção. Por outro lado, os companheiros que abandonaram o hobby não conseguem distinguir o PX da tecnologia, ou mesmo aplicar a tecnologia a serviço do PX. É estranho e lamentável, pois há um défcit de raciocínio sobre o tema. O mesmo cidadão que fala errado no rádio (independente do seviço ou classe), escreve errado na internet, ou seja, o problema não está no hobby, está nas pessoas, no objetivo individual que se limita a própria esfera corpórea. (Por isso acho que tirar o CW das provas de radioamador é baixar a cabeça para o limite individual do cidadão. Mas isso é um assunto a parte...)
Hoje temos antenas de primeiro mundo, uns cinco ou mais modelos de rádios homologados Cobra, dois modelos de rádios homologados Hannover, microfones amplificados Cobra (bonitos e funcionais), wattímetros de ponteiros cruzados que até a MFJ coloca sua marca (confira clicando aqui). Pessoal, antes, wattímetro era instrumento de luxo, quanto mais de ponteiros cruzados, e hoje temos isso disponível no mercado, e barato. Temos suportes de antena de qualidade, cabos que variam de 95 a 98% de malha (antigamente era 50% de malha, por isso se fazia necessário medida de cabo) rádios com extra recursos - bluetooth -, rádios compactos, acessórios de acabamento tanto para os próprios rádios quanto para carretas, e o melhor, hoje temos instrução, ou mesmo recursos para se instruir, a internet.
Consegue distinguir a diferença de cada serviço?

2 comentários:

Unknown disse...

CONCORDO ANDRÉ, PARA QUEM CONHECEU O PX ANTES DA INTERNET COMO EU,SABE QUANTO ERA DIFICIL CONSEGUIR UM ESQUEMA "POR EXEMPLO", JÁ HOJE PODEMOS CONTAR PRINCIPALMENTE COM AS SUAS DICAS NO PXJF. AGORA DOU GRAÇAS A DEUS PORQUE A INTERNET LEVOU MUITOS BALAIEROS QUE SÓ PERTURBAVAM NA FAIXA DO CIDADÃO,HOJE MAIS COMPOSTA POR AQUELES QUE SÃO REALMENTE APAIXONADOS PELO PX !"ASSIM COM NÓS" ESTAÇÃO RICARDÃO QRA-RICARDO MANOEL PX6A 7289 VALENÇA- BA

Gelson disse...

Olá amigos!
Não sou nenhum operador experiente no PX, mas sou um exemplo de que a internet pode ser usada a favor dele.
Aqui na minha região não existem pessoas com experiência e muito menos técnicos para orientar ou prestar serviços nesta área.
Bem, iniciei a uns três anos com um Cobrinha 19DX e uma antena móvel base magnética apenas por curiosidade e é claro que os resultados foram minusculos, mas serviram para que eu me tornase um viciado e apaixonado pelo PX, apartir dai tive que buscar informações para progredir, mas aonde, até então eu nunca havia acessado internet, então comprei um not e mandei instalar o serviço em minha casa.
Apartir dai boa parte doque eu pesquiso é sobre PX e o pouco que aprendi foi desta forma.
Graças a internet foi possível fazer duas antenas, saber as medidas dos cabos, montar minha base, comprar peças e acessórios, saber qual rádio seria uma boa aquisição, manda-lo para upgrade e ver muitas dicas para não sair munhecando, nem com a base e nem na modulação.
Mas tudo isso é possível, graças a pessoas como o Alemão que não medem esforços para compartilhar seu conhecimento com os outros e aproveito a oportunidade para reconhecer e agradecer todo esse esforço.
73s TKS!!!
PX3P5152

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.