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segunda-feira, maio 20, 2013

Single Side Band


Quando você opera SSB, a famosa "Banda Lateral", independente se é Up Side Band (banda lateral superior) - USB - ou Low Side Band (banda lateral inferior) - LSB, você está em SSB. SSB é o modo de operação, assim como AM e FM.
Cada faixa - USB/LSB - ocupa largura de 3 KHz, e os rádios, em maioria, ocupam média de 2.4 a 2.8 KHz, ou seja, é a conta certa para emitir voz ao microfone e sinal irradiado dentro do espectro da faixa.
COBRA 148 GTL
Podemos utilizar um carro antigo para fazer o comparativo, de frente quadrada, diferente dos carros novos, que a frente possui desenho especial para cortar o vento. O veículo mais atual corta o vento e vence a inércia com mais facilidade que o antigo, o que ocasiona economia de combustível e menor necessidade de aceleração, já o que tem a frente quadrada é exatamente o contrário, qualquer desaceleração faz com que o veículo perca rápido a velocidade, e ocasiona maior gasto de combustível para se manter no mesmo ritmo.
WATTIMETRO PONTEIROS CRUZADOS STEELBRAS
Frente do veículo atual = melhor desempenho com menor força do motor.
Frente do veículo antigo = baixo desempenho e exige maior força do motor.
Isso remete a seu rádio?
Quanto melhor estiver seu áudio, menor força faz na saída, e se a saída estiver retrabalhada com Upgrade, mais longe você chega.
Quando o radio-operador opta por operar com mesa equalizadora, esquece que todas as frequências baixas injetadas no áudio estarão unidas ao fluxo da mesma largura de banda. Em miúdos, é como se várias pessoas juntas se comprimissem na mesma roleta para passar pagando uma passagem só, não da. Com o áudio é a mesma coisa, se existem frequências de trabalho além ou aquém da largura da faixa, alguma coisa será prejudicada, e neste caso, será sua voz. 
MICROFONE COBRA HG M-75
Sim, porque normalmente quem usa microfone com mesa equalizadora, adora o efeito palco, e o ruído branco de fundo sempre ocupará maior parte da transmissão, e isso também funciona como a frente quadrada do carro antigo, e seu sinal acaba por ficar prejudicado. Por isso gosto do microfone Cobra HG M75 acima, da foto; com este você não tem problema, não pecisa de frescura, muito menos mesas, usadas para deixar a voz que você não tem.
Pense nisso!

2 comentários:

José Luiz Bet disse...

Fazendo uma analogia com a televisão: De que adianta ter um transmissor de tv com 10 mil watts se a iluminação do estúdio é ruim? O sinal vai longe, mas a qualidade de imagem na tela do receptor é péssima. Agora, se a qualidade de iluminação do estúdio é adequada, a qualidade de imagem na tela do receptor será total. Claro que isso aliada à maior potência do transmissor, permitirá que o sinal da emissora chegue mais longe e com qualidade.

No caso do rádio PX, uma melhor modulação faz com que a potência média irradiada pelo equipamento seja maior e consequentemente o alcance do rádio também será maior? Claro que conjugando isso com uma maior potência do estágio final de RF o resultado será perfeito. Por outro lado, uma modulação excessiva com áudio de péssima qualidade só prejudica.

Tenho percebido no medidor de potência que quando uso o microfone de mesa amplificado da shure a potência média indicada é maior em comparação com o uso do PTT original do rádio.

André Luiz disse...

Realmente o microfone amplificado aproveita melhor as vogais mais baixas, proporcionando melhor equilíbrio.
Microfone amplificado é sempre bom, o problema está na utilização de mesas de equalização.

Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.