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quinta-feira, fevereiro 14, 2013

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Motoradio 23 canais e 60 canais

Motorádio 23 canais. Tenho saudade deste rádio. Na minha juventude tive um rádio igual a este. Engraçado que eu usava uma dipolo vertical de alumínio tão fino, mas tão fino, que se um canário desse uma trombada na antena, ela desmanchava.
Eu tinha por hábito corujar, e escutava estações em cidades vizinhas facilmente, com outros rádios era algo impossível.
Este radiozinho chucrutado vai para 39 canais, e a potência é a mesma do Cobra 148 GTL, 4 watts. O áudio não é dos melhores, mas atende ... Muitos de vocês já tiveram a oportunidade de ter um rádio como este, que é simples e sem recursos mas, que atendia às expectativas. Como disse no parágrafo acima, me recordo de escutar Estações de diversos locais do Brasil com esse rádio e, mudando rapidamente para um rádio mais potente, nada conseguia escutar. Tempo bom. 
O modelo de 60 canais foi a primeira versão atualizada exclusivamente projetada para o uso no Brasil 
(o Brasil é o único país cuja quantidade de canais, hoje, é o dobro dos demais países - 80 CANAIS).
Na época a Motorádio do Brasil disponibilizava ao usuário brasileio seu exemplar com 60 canais no dígito, seguido do concorrente CCESSB8000, que também produziu seu exemplar com 60 canais.

 Caso queira acrescentar  detalhes sobre este equipamento, utilize o campo de postagem e nos conte sua história. É uma ótima forma de interagir com outras pessoas e obter conhecimento de mais de uma fonte.
73s

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7 comentários:

Renato (qra medonho) Buritis RO disse...

tive a oportunidade de possuir um rádio desses
passava noites corujando a cidade toda e os caminhoes que passavam na rodovia!
o tempinho bom!!!!!

André Luiz disse...

eu tive uns 3, e tinha uma recepção foira do normal

Ivan PX 7D3380 disse...

Tive um Motorádio. Fuçava nele demais, ao ponto de descobrir como usar os canais de telecomando e descobrir uma posição da chave seletora de canais que me dava o canal 40 (era só colocar na posição de telecomando e selecionar uma posição entre o canal 7 e 8. Minha antena, como não podia de deixar de ser, era uma direcional de 4 elementos totalmente improvisada. Era feita com armação de madeira e com fios 10 AWG como elementos. Que maravilha! Conseguia falar com todo o Brasil e América do Sul. Muitas saudades daquele tempo.

Anônimo disse...

Tenho um até hoje,mas está muito bem guardado. Nos anos 90/2000, usava ele em uma antena de quadro com dois elementos(quadra cúbica)feita por mim com bambú. Era um canhão.Era chucrutado e tinha um diodo que eu desligava para aumentar o áudio. Falava quase diariamente com quase todo o Brasil e exterior. Na época meu indicativo era PX3C2406 Estação Marrecão - Tapes-RS

Miguel Lucena disse...

Tb tenho um Motoradio 23 canais com a fonte original. Ele está sem o microfone, e não sei se ele transmite. Eu usava pra corujar. Exclelente para um "mata rato" de 23 canais. Minha estação era chamada Barba Negra, e meus numerais eram 2H6957.

valter araujo disse...

Caramba!! comecei com um desse em 1979!! não entendia nada de rádio! eu ligava ele numa antena de televisão,com fita de 300 omhs torcida em curto, e mesmo assim escutava muita gente!! a fonte era uma pagoda de 12 volts! puxa vida!! não me recordo quantas vezes eu quemei o integrado tba810!! é triste o começo!! mas emocionante lembrar!! parabéns Alemão pelo blog! abraços!

valter araujo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

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