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quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Motoradio 23 canais e 60 canais

Motorádio 23 canais. Tenho saudade deste rádio. Na minha juventude tive um rádio igual a este. Engraçado que eu usava uma dipolo vertical de alumínio tão fino, mas tão fino, que se um canário desse uma trombada na antena, ela desmanchava.
Eu tinha por hábito corujar, e escutava estações em cidades vizinhas facilmente, com outros rádios era algo impossível.
Este radiozinho chucrutado vai para 39 canais, e a potência é a mesma do Cobra 148 GTL, 4 watts. O áudio não é dos melhores, mas atende ... Muitos de vocês já tiveram a oportunidade de ter um rádio como este, que é simples e sem recursos mas, que atendia às expectativas. Como disse no parágrafo acima, me recordo de escutar Estações de diversos locais do Brasil com esse rádio e, mudando rapidamente para um rádio mais potente, nada conseguia escutar. Tempo bom. 
O modelo de 60 canais foi a primeira versão atualizada exclusivamente projetada para o uso no Brasil 
(o Brasil é o único país cuja quantidade de canais, hoje, é o dobro dos demais países - 80 CANAIS).
Na época a Motorádio do Brasil disponibilizava ao usuário brasileio seu exemplar com 60 canais no dígito, seguido do concorrente CCESSB8000, que também produziu seu exemplar com 60 canais.

 Caso queira acrescentar  detalhes sobre este equipamento, utilize o campo de postagem e nos conte sua história. É uma ótima forma de interagir com outras pessoas e obter conhecimento de mais de uma fonte.
73s

7 comentários:

Renato (qra medonho) Buritis RO disse...

tive a oportunidade de possuir um rádio desses
passava noites corujando a cidade toda e os caminhoes que passavam na rodovia!
o tempinho bom!!!!!

André Luiz disse...

eu tive uns 3, e tinha uma recepção foira do normal

Ivan PX 7D3380 disse...

Tive um Motorádio. Fuçava nele demais, ao ponto de descobrir como usar os canais de telecomando e descobrir uma posição da chave seletora de canais que me dava o canal 40 (era só colocar na posição de telecomando e selecionar uma posição entre o canal 7 e 8. Minha antena, como não podia de deixar de ser, era uma direcional de 4 elementos totalmente improvisada. Era feita com armação de madeira e com fios 10 AWG como elementos. Que maravilha! Conseguia falar com todo o Brasil e América do Sul. Muitas saudades daquele tempo.

Anônimo disse...

Tenho um até hoje,mas está muito bem guardado. Nos anos 90/2000, usava ele em uma antena de quadro com dois elementos(quadra cúbica)feita por mim com bambú. Era um canhão.Era chucrutado e tinha um diodo que eu desligava para aumentar o áudio. Falava quase diariamente com quase todo o Brasil e exterior. Na época meu indicativo era PX3C2406 Estação Marrecão - Tapes-RS

Miguel Lucena disse...

Tb tenho um Motoradio 23 canais com a fonte original. Ele está sem o microfone, e não sei se ele transmite. Eu usava pra corujar. Exclelente para um "mata rato" de 23 canais. Minha estação era chamada Barba Negra, e meus numerais eram 2H6957.

Unknown disse...

Caramba!! comecei com um desse em 1979!! não entendia nada de rádio! eu ligava ele numa antena de televisão,com fita de 300 omhs torcida em curto, e mesmo assim escutava muita gente!! a fonte era uma pagoda de 12 volts! puxa vida!! não me recordo quantas vezes eu quemei o integrado tba810!! é triste o começo!! mas emocionante lembrar!! parabéns Alemão pelo blog! abraços!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.