O MG não corre frequência quando aquecido - é ínfimo -, já o modelo concorrente - VR - tira o sossego em contatos SSB. O painel do MG não acende, em compensação não apita, é o conhecido DELUXE, já o VR acende, e apita, chega a incomodar.
As principais características do MG são: Design deluxe tipo exportação com 271 canais; 10 watts AM/FM - 25 SSB PeP; consumo de 6A modo Full SSB e 4A modo Full AM (Chegando de 11,5A a 14A de consumo quando efetuado Upgrade); controle de potência que varia de 4 a 10W, atuando apenas em AM no modelo 990TW, sendo que nos modelos mais simples o controle atua em AM e SSB; roger Beep; câmara de eco digital ajustável nos modelos 990TW e 98MK2; frequencímetro de 5 dígitos no modelo 990TW; filtro NB no modelo 990TW e 97; leitor de estacionária analógico manual em todos os modelos citados; + 10 khz para telecomandos nos modelos 990TW e 97 .
Este rádio - MG, nos modelos anteriores ao ano de 2003, tem como característica um roncado na modulação quando o frequencímetro está ligado (o VR9000 desta época também). Este problema foi corrigido nos modelos posteriores ao ano de 2003, inclusive nos modelos Voyager.
Se colocar na balança e tiver que escolher entre o VR e o MG, prefiro o MG por conta das características distintas que mencionei, e o VR pela aparência. Ou seja, podiam inventar uma marca com a beleza (ponto de vista) do VR e a funcionalidade e estabilidade do MG, sendo que esta estabilidade é oriunda da construção do SS3900.
O áudio TX é excelente em todos os modelos, fazendo com que a transmissão seja sempre fiel na questão de áudio. A cápsula é padrão 500 ohms, e a aparência do microfone é a mesma dos anos 80 - sem evolução (eu gosto). A filtragem é relativamente boa, e a construção estrutural do rádio, embora seja muito parecida com a do VR, apresenta maior resistência para estações móveis se comparado a qualquer equipamento (característica SS3900)
O modelo MG97, que é o mais simples, da uma lavada de qualidade em qualquer rádio da categoria, superando até mesmo a estabilidade do concorrente mais completo, o VR 158 EGTL DX.
O microfone Cobra HG M75 fica um luxo neste rádio, além de proporcionar enorme punch. O rádio já tem uma pegada diferente no áudio, e se juntar esse benefício estrutural com o microfone da Cobra, é só alegria.
O modelo pretinho da foto é um clone/substituto melhorado do Cobra 22 Plus, remodelado e com nova aparência, além do atual microfone com melhor qualidade.
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73s
10 comentários:
O melhor rádio que já vi tive foi um MegaStar MG-97, olha que já tive muitos. Em estação móvel fazia incríveis contatos DX. Há pouco tempo coloquei um MegaStar MG-35 no meu carro e do trevo de acesso à cidade de Vera/MT falei com 2 caminhoneiros que passavam pela saída de Sinop (bairro Alto da Glória), algo em torno de 30 km. Também tive um MG-990, rádio expetacular. Hoje tenho um Voyager VR-158 EGTL-DX, mas não vejo nele a bravura dos "Meguinhas".
De fato o Megastar MG97 é "o Mike Tyson" da vez.
Esse rádio é porrada!
O diferencial está na construção antiga, e o mais curioso é o local de fabricação, mas isso vou falar no próximo parágrafo.
A estrutura, como sabem através do post, mantém as características tradicionais dos anos 90, só que mosfets na saída, mas poucos sabem da real razão que faz desse rádio um caso a parte, e quando digo um caso a parte, me refiro à qualidade dos componentes que parece ser as mesmas dos atuais, quando não é, é muito superior.
A resposta é: Fabricado no Japão, não na China.
Olá André!
Tenho um MegaStar MG-990TW que você fez o Upgrade nele! Uso ele com o microfone Cobra HG-M75 e antena Slim da Steelbras. Faço vários contatos, estou super satisfeito.
Uma pequena dúvida é que já notei que quando deixo o carro no sol e o rádio esquenta (mesmo desligado), quando ligo, a recepção fica baixíssima e quase não escuto nada. Isso é normal?
Abraços!
Esse rádio não é para veículo pequeno, e deve ser protegido do calor. Em cabines de carretas isso jamais ocorreria.
O podem falar sobre o MG-32 plus? Tenho este e o Cobra 19 DX e gostaria de saber qual o melhor dos 2.
Olá André!
Sou de juiz de fora e tenho um mega star mg-990tw, não tenho nada a reclamar desse rádio, recepção ótima, transmissão excelente, mas fiquei impressionado com seus videos e futuramente irei fazer esse tal de UPGRAD, será que vai melhorar a minha estação? Abraços
q q ce acha?
q q ce acha?
Bom dia André sou um pouco mais velho mais sempre me chamou á atenção radioamador Sou PY2LXD Avanir Iori Paludetto Birigui SP estou aí no QRZ.com o antigo aeroporto era a 600 metros do QTH eu ia quase todo dia lá meu irmão era mecânico de motor de avião e um dia estava lá um técnico de radio mexendo com o radio do avião e me pediu que eu pucha se a antena de arrasto não sei se você conheceu era um cabo de aço flexível que era solto no ar até chegar á frequência d 6780 khz e voltando para casa procurei nos livro de meu pai achei transmissor para 41 metros CW comecei a montar ,na parte da grade da válvula de transmissão coloquei 2 12AU7 duplo triodo para áudio á antena coloquei dentro da oficina escutava radio amador em um radio semp rabo quente como era chamado aí joguei o sinal em cima do cara que estava falando ele disse quem é o colega que bicorou a frequência eu disse copia Birigui com teste de radio ,ele ok Birigui chegando portadora 9 modulação 5 de mais volume no modulador e seu indicativo .não falei mais nada ele disse colega de Birigui não retornou esta é estação do exercito de campo grande operando com 1KWts eu com 20 watts( preciso do esquema do mega star MG MK II me envie por e mail avaniriori@hotmail.com tenho aplicativo echolink tenho um banda corrida ICOM de50 a 30.000
Olá me chamo Marcio e moro em Canoas RS..
Tem um modelo de Mega Star MG-990 sem o TW que usa 2sc1969 e não mosfets..
este radio tem a mesma placa do Voyager VR-87M
estes malditos dadios vem um fet sobre a placa um mos-fet de duas portas que queima e não existe manual de serviço pra estes equipamentos, eles vem com muitos capacitores e resistores smd, no mugar do integrado mixer vem uns smd'sde 5 pinos.
ambas placas usam as mesmas tecnologias mas o mais irritante é o tr071 ou tr71 que é um fet de dupla porta e não existe o manual de serviço para ambos modelos.
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