Seguidores

segunda-feira, janeiro 07, 2013

→ Detalhes...

O que separa um radio-operador classe "C" de um radio-operador da faixa do cidadão?
-Uma avaliação básica de legislação, e outra de ética operacional. 
Nada mais!

Acredito que qualquer pessoa com certa intimidade/tempo de rádio seja capaz de realizar essa avaliação sem o menor problema. Pensando nisso, por que não voltar à moda antiga, quando o operador da Faixa do Cidadão - FC - prestava avaliação capacitativa das mesmas matérias, incluíndo redação?
Isso vale também para testes classe C, B e A.
Algumas questões são discutíveis neste aspecto, e uma delas, volto a citar, é o nível de dificuldade da prova para classe C, pois através de uma simples avaliação, o usuário, que não necessita nenhum conhecimento técnico, ao menos isso não é exigido, pode operar com potências de até 100 watts, quando na faixa do cidadão, onde também não é exigido nada, é permitido apenas 20 watts.
O mesmo nível de conhecimento deveria ser exigido para ambos os fins, e a faixa de potência permitida deveria ser a mesma. Afinal, o nível de conhecimento técnico exigido é nulo. 

Em miúdos, ou abaixa a potência máxima permitida para o operador classe C, ou aumenta o limite de potência para uso da FC e aplica-se, no mínimo, uma prova de legislação e redação.
Não estou colocando a capacidade do usuásio classe C em questão, estou colocando em questão o nível de dificuldade - zero - na balança para contrastar com o tipo de outorga do operador da F.C.
Assim como existem exímios técnicos na classe C, existem ótimos profissionais na F.C., e nem sempre a classe C é um atrativo para quem deseja se tornar radioamador. Isso é um fato.
Pode ser uma idéia utópica, pode ser uma idéia aproveitável, pode ser que não dê em nada, mas pode ser que alguém leia esta idéia, tenha determinados poderes e reflita a respeito.
Todos nós sabemos o que é permitido, em qual faixa devemos operar, e isso não é questionável, a questão está na faixa de potência aplicada às faixas onde nenhum conhecimento técnico é necessário/exigido.
Lembrando que o Brasil é o único País que permite o usuário da FC operar em 80 canais, e isso deve, com certeza, causar algum tipo de discussão pelo mundo. Então, pergunto, por que limitar o uso da FC em apenas 20 watts, quando 50 watts é a metade do permitido à classe C, sem a mínima exigência de conhecimentos técnicos?
O mesmo vale para as classes B e A, onde uma avaliação em diversos outros modos, como os digitais, deveriam valer com o mesmo peso da telegrafia.
Pensem nisso!
73s

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou um bom leitor de seu Blog, Mais esta questa de colocar um PX como rádio amador é complicado! Você é uma grande exceção! Mais o nivel de conhecimento de um Faixa do cidadão é extremamente limitado! E por esta rasão não é e não pode ser chamado rádio Amador! Você sabe disto muito bem, da limitação de conhecimento e do abismo que a legislação coloca.
Sou Classe A(PY7GP), mais comecei lá em PX(PX7D9393), que por sinal gosto bastante, limitando o nivel de minhas conversas com os amigos que tenho por lá! Isso é fato!
Então resumindo. PX não é e não pode ser chamado de rádio amador. Cada macaco em seu galho. Agora em relação a classe C. Eu acredito ser apenas uma classe de aprendizagem, que que também não deixa de ser muitas vezes limitadas e egoísta.
Que alem de também serem muitas das vezes descriminatórios com os novatos não dando chances a quem quer se tornar um Rádio Amador!
Esta é apenas uma pequena opinião!


Anônimo disse...

Amigos boa noite,

Esta é uma questão bastante interessante, eu particularmente tenho colegas na FC que considero muito bons operadores em todos os sentidos mas muitos se consideram relevados a um segundo plano pois muitos "Radioamadores" discriminam os operadores da FC.
Acho que as entidades que defendem o radioamadorismo no Brasil deveriam ficar atentas as tentativas como esta de levantar uma discussão sobre o assunto, com certeza muita coisa pode ser feita para e valorizar a FC e melhorar a nossa classe C .

Alcântara
alcantarapy7lz@gmail.com

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.