Seguidores

terça-feira, setembro 11, 2012

Porque o "rádio ta acabando"...

Existe Ferrari, Lotus, Lamborghini... carros que alcançam os incríveis 200, 300 km/h mas, por uma questão de lógica, quem possui uma máquina dessa não trafega nessa velocidade o tempo todo, assim como não estaciona em gueto; escolhe bem onde vai passar, senão fica sem sua máquina do prazer.

Se for um agente da lei ou se fizer parte da comunidade, tudo bem.
A mesma coisa se aplica a rádios tipo exportação; temos uma gama de 500 canais em média para operar, mas por uma questão de lógica e legislação operamos dentro do espectro, ou seja, mantemos a velocidade limite segundo legislação, ou, se bem entender, mantemos a máquina dentro dos 80...  quilômetros... em nosso caso, canais...

Aquela fugidinha emocionante, ou acelerada além do limite dos 80, faz quem tem Habilitação para Piloto, e mesmo assim em local apropriado; em nosso caso, essa esticadinha fica por conta de quem tem indicativo de Radioamador, e o local podemos parafrasear como se fosse a "propagação". Aproveitar sim os recursos de bancos de canais, mas com responsabilidade e estando habilitado para tal.

Um radio-operador sério de verdade não opera fora dos limites pré-estabelecidos, este  deveria estar fora do hobbye, ser penalizado, denunciado, pois sempre coloca a classe ao ridículo.
Temos muitos canais a disposição, a potência eu discordo um pouco mas, se o radio-operador investir em boas antenas, isso deixa de ser um problema.

Agora, imagine uma pessoa desfilando na rua com sua Ferrari, ou sua Lotus, ou a danada da Lamborghini e falando um monte de palavrão... é sério!
A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ PENSA É: É TRAFICANTE
Uma pessoa séria, de princípios, que gosta daquilo que possui, isso inclui seu indicativo de chamada, se preocupa muito com sua autoimagem, e pensa bastante antes de abrir a boca para falar besteira. Claro, papo informal é legal e necessário, como estamos fazendo exatamente neste momento, mas nem por isso estou buzinando com meu carrão às 3 da manhã na porta da sua casa, ou falando palavrão e te matando de vergonha...
vergonha... é o que sinto quando tem um amigo leigo no assunto do meu lado e surge alguém no rádio falando palavrão.
Pense nisso!

Todos nesta campanha por um rádio melhor!
JÁ!

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá , André !!!

Hoje mesmo estava falando com um amigo e comentamos uma das questões , a PÉSSIMA QUALIDADE DOS EQUIPAMENTOS na praça !!!! Muitos rádios muitas marcas mas QUALIDADE , RS RS RS RS !!!!!!!!! Notei que uma empresa brasileira que está comercializando rádios em 27 SSB , mas não sei como foram escolher este modelo . Clone de uma marca que começa com --- H --- vc sabe bem . Não ligo de pagar por um rádio bom , e PREÇO JUSTO , do tipo o tal rádio é bom e o venderor enfia até o cabo da faca .. O camarada desiste do hobby !!!!!!!!!!!!!!!!

73s ; Manoel Sartori ...

Anônimo disse...

Concordo com você em genero número e grau, aqui em Salvador os maus elementos estão sendo excluidos , e ficam falando sozinho,pois ninguem lhe da mais atenção, acho que os que andam corretos deveriam agir dessa forma.

Fica com Deus.
73.

Ivonilson Oliveira
PU6KAD-PX6D5214

Anônimo disse...

Olá André!
Concordo em no. e grau, pois não precisamos nem mencionar carros como Ferrari todos os carros possuem potencia acima da velocidade permitida, tudo depende única e exclusivamente da consciência de cada um.
Assim também com os rádios, só por o equipamento possuir mais canais que o permitido para a faixa não quer disser que o radio é irregular, eu poso querer licenciar as outras faixas um dia.
Então também não pode haver radio banda corrida pois duvido que quem o possui tem licença para todas as freqüências, mas cada um opera dentro das faixas que está habilitado e pronto, caso contrario só poderia haver classe a
Abraço
Egon
PX 5 B 3816
Taió SC.

Felippe disse...

Realmente e uma vergonha principalmente a galera da classe acima vem para os canais abaixo para sacaniar.... voce entendeu ...

André Luiz disse...

não entendi não.

Anônimo disse...

Tem muita gente boa no rádio, mas tem muita mala sem alça. Aqui na minha região aplicamos uma forma pedagógica. Trazemos este mau-canudo para próximo de nós e mostramos como se faz rádio através do exemplo.
Com alguns demora certo tempo, com outros é mais rápido, mas sempre funciona.

73/51

Dionízio Estação quebra côco
De Salvador BA para Santos SP

Anônimo disse...

Aeee pessoal, meu Rádio é Clone da Hannover, é um Aquario, e tem 30 Watts em USB,
é um rádio muito bom, o ruim dele é que tem só 80 canais, e pela qualidade do rádio poderia ter mais...

PX 2Z-4440

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.