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terça-feira, setembro 11, 2012

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Porque o "rádio ta acabando"...

Existe Ferrari, Lotus, Lamborghini... carros que alcançam os incríveis 200, 300 km/h mas, por uma questão de lógica, quem possui uma máquina dessa não trafega nessa velocidade o tempo todo, assim como não estaciona em gueto; escolhe bem onde vai passar, senão fica sem sua máquina do prazer.

Se for um agente da lei ou se fizer parte da comunidade, tudo bem.
A mesma coisa se aplica a rádios tipo exportação; temos uma gama de 500 canais em média para operar, mas por uma questão de lógica e legislação operamos dentro do espectro, ou seja, mantemos a velocidade limite segundo legislação, ou, se bem entender, mantemos a máquina dentro dos 80...  quilômetros... em nosso caso, canais...

Aquela fugidinha emocionante, ou acelerada além do limite dos 80, faz quem tem Habilitação para Piloto, e mesmo assim em local apropriado; em nosso caso, essa esticadinha fica por conta de quem tem indicativo de Radioamador, e o local podemos parafrasear como se fosse a "propagação". Aproveitar sim os recursos de bancos de canais, mas com responsabilidade e estando habilitado para tal.

Um radio-operador sério de verdade não opera fora dos limites pré-estabelecidos, este  deveria estar fora do hobbye, ser penalizado, denunciado, pois sempre coloca a classe ao ridículo.
Temos muitos canais a disposição, a potência eu discordo um pouco mas, se o radio-operador investir em boas antenas, isso deixa de ser um problema.

Agora, imagine uma pessoa desfilando na rua com sua Ferrari, ou sua Lotus, ou a danada da Lamborghini e falando um monte de palavrão... é sério!
A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ PENSA É: É TRAFICANTE
Uma pessoa séria, de princípios, que gosta daquilo que possui, isso inclui seu indicativo de chamada, se preocupa muito com sua autoimagem, e pensa bastante antes de abrir a boca para falar besteira. Claro, papo informal é legal e necessário, como estamos fazendo exatamente neste momento, mas nem por isso estou buzinando com meu carrão às 3 da manhã na porta da sua casa, ou falando palavrão e te matando de vergonha...
vergonha... é o que sinto quando tem um amigo leigo no assunto do meu lado e surge alguém no rádio falando palavrão.
Pense nisso!

Todos nesta campanha por um rádio melhor!
JÁ!

((•)) Ouça este post

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá , André !!!

Hoje mesmo estava falando com um amigo e comentamos uma das questões , a PÉSSIMA QUALIDADE DOS EQUIPAMENTOS na praça !!!! Muitos rádios muitas marcas mas QUALIDADE , RS RS RS RS !!!!!!!!! Notei que uma empresa brasileira que está comercializando rádios em 27 SSB , mas não sei como foram escolher este modelo . Clone de uma marca que começa com --- H --- vc sabe bem . Não ligo de pagar por um rádio bom , e PREÇO JUSTO , do tipo o tal rádio é bom e o venderor enfia até o cabo da faca .. O camarada desiste do hobby !!!!!!!!!!!!!!!!

73s ; Manoel Sartori ...

Anônimo disse...

Concordo com você em genero número e grau, aqui em Salvador os maus elementos estão sendo excluidos , e ficam falando sozinho,pois ninguem lhe da mais atenção, acho que os que andam corretos deveriam agir dessa forma.

Fica com Deus.
73.

Ivonilson Oliveira
PU6KAD-PX6D5214

Anônimo disse...

Olá André!
Concordo em no. e grau, pois não precisamos nem mencionar carros como Ferrari todos os carros possuem potencia acima da velocidade permitida, tudo depende única e exclusivamente da consciência de cada um.
Assim também com os rádios, só por o equipamento possuir mais canais que o permitido para a faixa não quer disser que o radio é irregular, eu poso querer licenciar as outras faixas um dia.
Então também não pode haver radio banda corrida pois duvido que quem o possui tem licença para todas as freqüências, mas cada um opera dentro das faixas que está habilitado e pronto, caso contrario só poderia haver classe a
Abraço
Egon
PX 5 B 3816
Taió SC.

Felippe disse...

Realmente e uma vergonha principalmente a galera da classe acima vem para os canais abaixo para sacaniar.... voce entendeu ...

André Luiz disse...

não entendi não.

Anônimo disse...

Tem muita gente boa no rádio, mas tem muita mala sem alça. Aqui na minha região aplicamos uma forma pedagógica. Trazemos este mau-canudo para próximo de nós e mostramos como se faz rádio através do exemplo.
Com alguns demora certo tempo, com outros é mais rápido, mas sempre funciona.

73/51

Dionízio Estação quebra côco
De Salvador BA para Santos SP

Anônimo disse...

Aeee pessoal, meu Rádio é Clone da Hannover, é um Aquario, e tem 30 Watts em USB,
é um rádio muito bom, o ruim dele é que tem só 80 canais, e pela qualidade do rádio poderia ter mais...

PX 2Z-4440

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

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