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sábado, janeiro 07, 2012

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A hora é agora!

Eu não sei qual é o seu senso de responsabilidade, ou se sente algo parecido, sei que tem gente que não está nem aí. As vezes tenho vontade de voltar aos dezesseis anos e não ter a mínima preocupação com nada, mas estou aqui, vivendo um momento difícil, e o sentimento de impotência e despreparo da sociedade vem me incomodando.
A ponte ainda estava lá
É claro que estamos sujeitos às mudanças climáticas, às chuvas, temporais, mas os alagamentos provenientes de pequenos rios  tem se tornado frequêntes, e a população não possui conhecimento algum do que fazer, de como proceder. Querem ajudar, mas o que se vê é o amparo assistencial despreparado. Pessoas que se doam no momento da tragédia sem saber o que fazer, e fazem errado.
Venho através deste post, alertá-lo, e pedir sua atenção.
Precisamos de pessoas preparadas, isso serve tanto para o Governo quanto para a sociedade.
Eu concordo que medidas políticas severas devem ser tomadas para prevenção, mas e aquelas cidades que nunca sofreram nenhum tipo de calamidade e hoje sofrem, como proceder?
Aqui ela se foi...
O que fazer?
Como ajudar?

Existe uma sequência de procedimentos que se deve levar em conta, que é água potável, comida, alojamento, vacinação, limpeza e segurança.
Para organizar efetivamente um salvamento, você deve ter preparo, curso, certificação, treinamento, senão você pode matar alguém ao invés de ajudar. Você não pode esperar acontecer algo para se preocupar com isso, deve se preparar agora, ou vai assistir pessoas morrendo sem saber o que fazer, é um caso de consciência.
Um curso com certificação te habilita trabalhar como voluntário não remunerado em qualquer tipo de calamidade, em qualquer tipo de emergência proveniente de desastres, e o mundo precisa de heróis preparados, precisa de você.
Casas submersas, famílias sem seus lares
Pensando nisso, este Blog estará promovendo Cursos em sua cidade, basta reunir um grupo de pessoas de boa vontade e enviar e-mail para: alemaotubarao@hotmail.com e explicar quantas pessoas irão se dedicar ao curso em seu município.
O curso dará treinamento, habilitação e certificação ao aluno/voluntário, e terá um custo operacional a ser combinado. Você pode entrar em contato com a prefeitura local e buscar apoio, ou pode fazê-lo em sua agremiação ou Clube de PX, o que não pode, é deixar a coisa como está.
Prepare-se, e salve vidas!
Muitas pessoas perderam seus lares
Para encarar este tipo de situação, tem que ser muito, mas muito bem preparado!

A questão do Rádio
Isso é indiscutível, precisamos de radio-operadores preparados, pois o primeiro passo é restabelecer a radiocomunicação, e não é de qualquer jeito, é necessário preparo do radio-operador. De antemão posso comentar que sou completamente a favor do PX, justamente por ser um instrumento relativamente barato, e com possibilidades de funcionalidade muito superiores às alcançadas na faixa do VHF e Amador.
Monte sua estação de PX móvel 

Estação móvel

   e base, seja ela qual for. 
Possua Ht's, baterias (tipo de moto) em funcionamento.
e não esqueça, é necessário uma boa mochila para carregar a bateria e seu rádio.
A antena de mão nós iremos ensiná-los como fazer.
Em nosso próximo post, faremos uma abordagem deste tema com mais propriedade, aguarde!
((•)) Ouça este post

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber detalhes.

Augusto

Nova Iguaçu RJ

Anônimo disse...

Gostaria de ficar informado, pois se puder ajudar de alguma forma ficarei muito feliz. Everton-SP

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Sem instrumentos, não adianta!

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

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→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO