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terça-feira, janeiro 17, 2012

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2º linha?

Um grande amigo do Rio de Janeiro, o nobre companheiro radio-operador Bartolomeu, ao telefone me disse que um de meus comentários criou certo desconforto na faixa, foi a respeito do Voyager VR 158 EGTL DX segunda linha. Disse que o pessoal ficou curioso, então por respeito a você, leitor, aqui vai uma postagem sobre este assunto, desta forma você não corre risco de ser passado para trás.
A questão não é bem essa, veja bem, não existe 158 EGTL DX segunda linha, existe equipamento refurbished. O problema é que minha denúncia serviu de alerta tanto para quem compra, quanto para quem vende equipamento, então os picaretas se muniram do conhecimento básico do comprador, que eu passei a vocês, e estão usando este artifício como muleta.

Você leu a denúncia feita por nós, logo abaixo sobre a picaretagem no Paraguay?

Acho bom que leia, e leia bem devagar, depois volte e continue aqui, de onde parou.

O assunto é justamente esse, equipamentos reformados vendidos como novos, o que não significa que é segunda linha, significa picaretagem.
Infelizmente, esta informação você só vai saber se abrir o rádio e verificar um adesivo meio redondinho verde, branco ou amarelo bem no centro dele. Se estiver escrito 158, ou 158 ok, a caneta, sem nenhuma rasura, o rádio é zero zero zero, se tiver alguma rasura, letra incompreensível ou algo diferente, é refurbished.
Foi usado, devolvido com defeito pelo cliente; provavelmente o defeito era portadora em SSB ou desvio de frequência, foi reformado a moda boqueta e devolvido ao mercado para ser re-vendido como novo.

Este adesivo no centro do circuito impresso é colocado na linha de montagem das fábricas na China, mas nada impede que a partir desta data (hoje) os técnicos boquetas da região paraguaya substituam este adesivo, colocando um novo, justamente nas condições mencionadas. 

Se você disser que o equipamento possui aquele lacre escrito WARRANTY VOID IF SEAL IS REMOVED, eu digo que compro o cento deste adesivo/lacre a 50 reais, então, lacre não quer dizer absolutamente nada.
Ao adquirir seu rádio, verifique o funcionamento, observe se o mesmo está com portadora em SSB. O companheiro do Rio de Janeiro, Antônio do Méier, deve estar de saco cheio de consertar isso, é um defeito simples, o ruim é quando este defeito está aliado ao desvio de SSB junto ao frequencímetro. Eu digo que a cada 10 rádios que surgem na minha bancada, 7 estão com problema de portadora em SSB, desses 10, um está com problema de desvio de frequência, e a solução é a substituição de peças muito complicadas de serem encontradas, e apenas 2 destes 10 eu faço o Upgrade sem maiores problemas.

A melhor arma conta picaretas é a informação, então, sabendo disso, leve seu rádio em um técnico de confiança para averiguação destes detalhes, pois uma simples portadora em SSB pode ser um sinal típico de estreitamento de largura do filtro de passa faixa, (dica com linguagem só para técnicos), e se o problema for este, companheiro, se prepare para perder longas horas no equipamento.

Ajustar equipamento com frequencímetro não é brincadeira, ainda mais quando surge defeito assim.

(As fotos são de um Superstar 3900 EFT que ficou submerso 18 dias em uma enchente em Friburgo RJ, e o rádio foi recuperado e funciona perfeitamente)


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Um comentário:

VIRIATO1959 disse...

Caros AMIGOS
Desde ontem que tenho estado a ler os tópicos deste fantástico blogue.
Sou Português a residir no Brasil –Touros/Natal - RN, desde 2004 (residente legalizado KLKLKL).
Em Portugal tinhas as Estações VUMBA – CQD 2202, e TEJO-84 indicativo CQE 3623. Fazia DX (muito dx, sou do tempo em que se fazia Dx só em AM KLKLKLKL) com o indicativo 1-CP-93 (Clube de radioamadores O CAMPINO, sediado em Alhandra – Portugal)
Também sou radioamador da classe C (desde 1976, mas desisti, até vendi o radio de 2 metros). Sou macanudo (radio operador, radio cidadão, cebeista, radioamador, Poluidor do éter, etc, etc chamem o nome que quiserem KLKLKL) desde 1975-1976!(sou dos velhinhos e dos primeiros em Portugal)
Encontrei este blogue por mero acaso e quero felicitar não só o proprietário do Blogue, como os utilizadores, pelas excelentes referencias técnicas e cidadãs que este possui.
Que DEUS vos abençoe, e BEM HAJAM
73 s

Sem instrumentos, não adianta!

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

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→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


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