Seguidores

terça-feira, janeiro 24, 2012

A palavra é…Preparação!

Hoje o planeta Terra foi atingido por uma onda eletromagnética na intensidade M 8.7, o que não acontecia desde 2005. Ótimo para as comunicações em HF que dependem de boa propagação, mas será que tão bom assim???
De acordo com a NASA, tivemos uma tempestade solar na última quinta feira 19/01/2012, e uma mais forte ainda domingo 21/1/2012. Esse aumento da atividade solar já é esperado como um ciclo normal, a maior preocupação não é se a propagação vai estar boa ou não, os cientistas calculam que se as tempestades solares continuarem aumentando em intensidade elas podem danificar satelites e até mesmo linhas de transmissão de energia, como aconteceu no Canadá (Quebec) em 1989 causando um blackout. Em 1921 tivemos uma tempestade solar forte afetando os sistemas de telegrafia e electricidade, mas a mais forte registrada foi em 1859, considerada uma Super Tempestade que levou o apelido de “Carrington Super Flare”, esta provocou o fenomeno da aurora boreal visível até o Caribe, o que normalmente é visivel somente nos pólos. Os sistemas de telegrafia nos Estados Unidos e Europa foram afetados assim como a rede elétrica.
Em 2012, se tivermos uma tempestade solar parecida com a de 1859, pode gerar um blackout, danificar permanentemente os satelites causando um caos nas telecomunicações, sistemas de navegação, e muitos outros sistemas vitais que dependem de energia eletrica. A recuperação de tal tempestade levaria meses, talvez anos para ser reestabelecida, em 1859, eletricidade era um luxo, muita coisa funcionava sem a sua dependência, hoje não sabemos viver sem ela.

Ainda hoje olhando no site da UOL vi que houve um blackout no Rio de Janeiro, coincidência? Talvez.

Esse texto não é para criar teorias sobre o “fim do mundo” mesmo porque essa história do mundo acabar em 2012 é pura balela, mas precisamos ficar atentos para as mudanças naturais que vem se intensificando nos últimos anos, o que não vão destruir o mundo, mas podem com certeza mudar muita coisa.
O que isso tem haver com radio? 

Aproveitem a propagação, explorem esse hobby que é fascinante, mas se as comunicações falharem, seja por uma tempestade solar, deslizamento de terra, enchentes etc… estejam preparados para ajudar.
Links sobre o assunto:

http://www.fotolog.com.br/mandisuita/75303552

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/01/24/falta-de-energia-atinge-regioes-do-rio-de-janeiro.htm
Em ingles
http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?collection_id=14483&media_id=129872541&module=homepage
http://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/news/News012312-M8.7.html

Colaboração e autoria do amigo Clóvis KB1QZD - U.S.A.

Atualização ( 10/03/2012 ) Leiam abaixo:
http://www.band.com.br/noticias/ciencia/noticia/?id=100000490287

4 comentários:

PX9J0875 disse...

A oscilação da carga elétrica (energia que se propaga) tem a forma sinusoidal e
recebe o nome de onda eletromagnética. Esta oscilação pode ser produzida por um
circuito oscilador, pelo movimento de um condutor dentro de um campo magnético, pelo
método magnetostritivo (a vibração mecânica de matérias ferromagnéticas induz uma
corrente alternada em um condutor enrolado em torno do material), pelo método
piezoelétrico (a vibração mecânica do quartzo produz corrente alternada entre duas placas
nos lados opostos do cristal), ou pela natureza, como são as oscilações do movimento
ondulatório que dá origem à luz, raios X, raios Gama e outras radiações.

PX9J0875

ABRAÇOS.....

Anônimo disse...

gostaria de saber a respeito da preparação que os norte americanos estao fazendo. Sei que estao estocando comida e armas, e tambem est ao construindo abrigos nucleares. Porquê isso tudo? Marconi - Feira de Santana BA

Clovis Padilha Jr disse...

Marconi
Tem muita gente se preparando para uma época de instabilidade. O que os Estados Unidos e Europa estão passando não é uma simples crise financeira em que vemos um ciclo de baixa e depois prosperidade, essa crise tem raiz energética, isso mesmo, o problema é petroleo. Existem estudos que dizem que devemos alcançar o pico de produção de petroleo em breve (se já não alcançamos) quando isso acontecer o preço do barril vai subir muito, atingindo com força os países que consomem muito petróleo (em geral países industrializados) ai o problema não é somente no bolso, mas na forma em que se produz e distribui mercadorias, alimentos etc... Temos as catastrofes naturais que estão batendo recordes nos ultimos 10 anos, e entre 2012 e 2013 estão esperando uma atividade solar que poder afetar comunicações e a rede eletrica.
Em calamidades anteriores (Katrina por exemplo) observou-se que quando os serviços básicos não estão disponiveis a disordem é quase sempre consequencia, especialmente nos grandes centros urbanos, por isso tem muita gente se armando.
É um assunto complexo, visto de vários angulos. A minha opinião pessoal é que estamos vivendo um momento único na história, não acredito no fim do mundo, calendário Maia, nem no fim da raça humana, mas com certeza vamos ter muitas mudanças e os países industrializados serão os mais afetados.

Anônimo disse...

os americanos tratam assuntos bélicos como quem compra uma jujuba na esquina.

Blaublau
Cataguases MG

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.