|
Viajar é uma delícia! |
O verão está aí, sinônimo de muito trabalho para alguns e férias para outros. O importante agora é o planejamento, pois além das contas normais de água, luz, IPTU e alimentação, temos IPVA, seguro obrigatório, rematrícula dos filhos e material escolar.
É costume da maioria passear no litoral, descansar, curtir novos ares, mas a questão não se resume em estar lá, é importante planejar a manutenção preventiva de seu veículo, desta forma você não estraga suas férias, nem as férias dos outros. Imagina sua mulher e filhos falando na sua cabeça enquanto seu carro está estragado na pista (quero água! quero fazer xixi! paiê!), ou surge uma pane no motor de seu veículo em plena auto-estrada, causando acidentes...
Mas "a novela das férias" não termina aqui, agora, de acordo com a nova regulamentação, os radares de velocidade não terão mais placas de aviso, então vou explicar algo que talvez não saiba.
|
Fique de olho! |
Preste a atenção!
Repare que quando você chega em casa vindo do trabalho, demora um certo tempo para "se acalmar" da agitação. As vezes sentimos isso até mesmo trafegando de coletivo.
Nosso organismo leva um tempo para relaxar, isso é normal, pois nossos reflexos trabalham de forma sincronizada, assim, neste ritmo, qualquer coisa que apareça tentando diminuir ou causar lentidão no funcionamento de nossa máquina corporal, o organismo responde com raiva e irritação. Já foram feitos estudos a respeito e isso explica a maioria dos casos de violência no trânsito.
Repare que em determinados trechos de quebra-molas você sempre passa acima da velocidade ideal, e só percebe quando está próximo, ou em cima dele.
Como nosso metabolismo não se adequa de imediato, e para não correr risco de ganhar um close especial na revista do Detran (e mais alguns pontos extras na habilitção), o segredo é manter a velocidade máxima em torno de 80 a 90 km/h. Sim, isso mesmo, se você está habituado a trafegar a 100/110, a tendência natural é atingir 140/160 km/h sem notar, e caso haja uma placa obrigatória de 60 km/h no meio do trajeto, por mais que você pise no freio e tente manter, não conseguirá, pois o nível de adrenalina e de batimentos cardíacos não permitem, você está em um "ritmo metabólico", e será multado por conta da velocidade e ritmo condicionado.
Se você acostumar/condicionar seu organismo em um ritmo mais lento, facilmente irá se manter dentro dos limites de velocidade, e mesmo assim você vai notar que não é fácil, não mesmo!
Então, companheiros, esta é a melhor dica de segurança que vai ter na vida, pense nisso!
|
Eles estão onde você menos espera! |
6 comentários:
Interessante abordagem, tu é formado na área de saúde?
juliano Souza Paes
Santa Maria RS
O Alemão tinha que ser jornalista, manda bem pacas.
Valeu a abordagem cara, super inteligente a linguagem textual.
Cassiano
Belo Horizonte MG
Eu acho que os carros de baixa cilindrada vão fazer sucesso denovo.
Obrigado gente!
Parabens André! As tuas informações são sempre muito uteis e nos ajudam bastante. Continue neste nobre e altruista objetivo de informar. O importante na vida é colaborar para as pessoas sejam mais felizes.
Marco
Campo Grande/MS
Alem do lado financeiro ( multas etc...) velocidade mata.
Bebida, telefone celular e ultimamente mensagens de texto são um dos maiores vilões em acidentes automobilisticos hoje em dia. Depois vem manutenção preventiva, o que não deixa de ser importante.
Muito bom o artigo Alemão!
Clovis Jr
Worcester - MA
Obrigado KB1KZD!
Vindo de você, que trabalha no resgate aí de Worcester, é mais que um elogio.
Postar um comentário