Desde que surgiu a internet existem pessoas se aproveitando da ingenuidade de outras para lucrar, seja com vírus que roubam senhas de cartões de crédito, seja por negócios de compra e venda que a pessoa paga e nunca mais recebe.
Agora a coisa apertou para o lado do radio-operador.
Todos nós sabemos que o hobbye engloba certa confiança mútua, certa "admiração pessoal gratuita", algo que dificilmente ocorre em outro meio social, e os bandidos de plantão descobriram isso, então é chegado o momento de refletir a respeito e ter um pouco mais de maldade.
Você chega em um site de vendas e encontra seu produto, um rádio bonito e preço convidativo, começa a perguntar a respeito das formas de pagamento e o vendedor sempre gentil te responde que só aceita depósito em conta. TEM COISA ERRADA!
Então te pergunto, você conhece o cidadão para depositar qualquer valor na conta dele?
Tem o telefone da CASA dele?
Já CONFERIU?
Tem o CPF dele para depositar na conta?
É conta CORRENTE?
Exija nome completo e CPF!!!
O nome completo dele "CONFERE com o CPF"?
De certo que isso nunca passou pela sua cabeça.
Você oferece pagar o produto pelo pagseguro, mercado pago, e o sujeito NEGA, diz que SÓ VENDE POR DEPÓSITO EM CONTA, e aínda fala na maior cara de pau que "você está desconfiando dele" e que ele prefere não negociar com você. Ora bolas, voce tem algum motivo PARA CONFIAR NO VENDEDOR?
Pessoal, por favor, usem a cabeça!
Eu tenho tido inúmeras reclamações de "vendedores do Mercado Livre". O picareta abre uma conta no ML com número de telefone aparentemente fixo, mas que na verdade é Voip (Voz sobre Ip) e você acha que está ligando para um sujeito em São Paulo mas na verdade ele está lá na Bahía. Ele te passa o número de uma conta poupança, você deposita e nunca mais... nem dinheiro, nem produto.
NÃO ACEITE COMPRAR SE NÃO FOR PELO MERCADO PAGO, NÃO ACEITE COMPRAR SE NÃO FOR PELO PAGSEGURO, PAYPAL e afins.
O pagseguro, mercado pago ou paypal funciona da seguinte forma:
Você faz o depósito, o vendedor envia o produto, e só depois que voce RECEBE o produto e qualifica o vendedor que ele recebe o dinheiro, desta forma o vendedor é obrigado a andar na linha, ou não recebe o dinheiro. Digo mais, se você recebe o produto e o produto não é o mesmo anunciado, ou estiver com defeito, o PagSeguro ou mercado pago devolve o seu dinheiro assim que o vendedor recebe o produto de volta.
Use a cabeça, por favor!
Não abra mão de sua segurança.
Quem é verdadeiramente honesto, não tem problema algum em receber seu dinheiro pelo pagseguro ou mercado pago.
3 comentários:
Muito oportuno esse seu artigo, parabéns. E como tem gente desonesta assim lá no Mercado Livre. Outro detalhe que deve ser considerado:
Existem muitos anúncios de rádios onde o vendedor diz que o equipamento está 100% funcionando, etc., mas as fotos colocadas lá mostram o rádio de longe e meio que fora de foco. Fazem isso para esconder que o painel está super desgastado, que os botões não são mais os originais, etc.
Muitos anúncios de produtos sem a foto do mesmo ou a foto retirada do site do fabricante. Um exemplo típico são as câmeras fotográficas digitais, tem muito anúncio onde o vendedor pega as imagens do site do fabricante e as coloca no anúncio. O correto é o vendedor botal as fotos da câmera que está vendendo.
Tomem cuidado, muitos vendedores fazem isso porque não possuem a câmera em estoque. Eles importam e você corre o risco de ter que pagar imposto de 60% em cima.
Não tenham medo de perguntar e se om vendedor começar a se esquivar, esqueça o anúncio e parta pra outra.
É um tema interessante e complexo. Há anos compro e vendo pelo Mercado Livre e, por sorte talvez, nunca tive um problema realmente grave.
Claro que é importante avaliar bem o vendedor e o produto. Ver como foram as últimas negociações pois, por muitas vezes, vi que aquele rádio, supostamente muito bem cuidado e há anos com o vendedor, na verdade fora comprado como sucata ali mesmo no site, reparado às pressas e posto a venda!
A atenção tem que ser redobrada. Um dos truques mais comuns (ainda mais quando se trata de peças e acessórios de rádios é o frete. Muito cuidado com esse detalhe e sempre perguntem o valor do frete. Se o vendedor não responder, não compre! O golpe é mais ou menos assim: o vendedor põe um determinado produto que vale R$ 30,00, num leilão que começa com 1 real. O leilão já está quase para acabar e o maior lance é 2 reais e você vê um ótimo negócio, o vendedor está na sua cidade e sem perguntar dá um lance vencedor de 3 reais. Aí você descobre que o vendedor só utiliza os correios e o tal "frete" custa R$ 35,00!!!
Todo cuidado deve ser tomado mas os golpes nem sempre são tão explícitos quanto a alguém fugir com seu dinheiro. Um outro golpe muito utilizado por vendedores de produtos baratos e com muita saída é o tempo para o envio bem maior que o tempo para se qualificar o vendedor. Ocorre que nesse caso o vendedor realmente entrega o produto porém tal produto tem péssima qualidade. O vendedor é solícito, te trata muito bem e você , enquanto espera a porcaria, qualifica-o como excelente. O choque vem com a entrega!
As polícias estaduais criaram delegacias especializadas em crimes de Internet, porém, como ainda não tive nenhum caso nessa área, não sei se realmente funcionam.
Pagamentos garantidos como por exemplo o Mercado Pago são vantajosos aos compradores mas muitos vendedores sérios o recusam dada a demora em receber. Assim como quem compra quer o produto, quem vende quer o dinheiro. Eu nunca aceitei mercado pago em minhas vendas: se minha mão esquerda está entregando o produto, com certeza minha mão direita tá segurando a grana!!! Não entrego nada se o dinheiro não estiver no meu bolso. Meu bolso não é a conta do site, é meu bolso!!!
Assim entendo que pagseguro e mercado pago tem falhas e outras soluções devem ser buscadas. Não adianta facilitar para um e complicar para outro. negócio só é bom quando é bom para os dois lados.
Pela minha ótica esses sites de vendas tem grandes lucros e portanto devem se responsabilizar pela negociação: Você comprou e não recebeu, o site de vendas te reembolsa. Isso sim é o certo.
73
Eu não me atrevo a comprar se não for pelo mercado pago. Se o Alemão está nos advertindo, e não ganha absolutamente nada com isso, creio que devemos levar isso em consideração.
Mauricio Cunha
Sorocaba SP
Postar um comentário